Seth Godin é um autor, empreendedor, marketeiro e palestrante americano. É famoso por seus best-sellers e por um dos principais blogs sobre marketing da internet. Um dos pioneiros do marketing digital, Godin já na década de 90 entendeu a necessidade e as enormes oportunidades que a internet trazia aos negócios.
Em 1996, Godin vendeu a Yoyodyne, uma empresa de marketing de criou para ajudar outras empresas a atingirem seus públicos alvo de formas criativas. Dois anos depois, a vendeu para o Yahoo! por US$ 30 milhões, onde também se tornou um dos vice-presidentes.
Nesse estágio, Godin já era um dos grandes nomes do empreendedorismo americano, mas sua grande fama realmente começou em 2000 quando lançou um e-book chamado “Unleashing the Ideavirus”, ou “Desencadeando a ideia vírus” em tradução livre. O e-book foi liberado gratuitamente e é até hoje um dos mais baixados da história, tendo sido traduzido para mais de 10 idiomas.
O que é a ideia vírus de Seth Godin?
Quando Godin escreveu seu e-book, não havia nada próximo do que temos hoje em questão de redes sociais. Apesar de muito mais rápido do que em veículos tradicionais, as informações ainda não se espalhavam tão rapidamente na internet quanto vemos atualmente. Por isso é tão impressionante que Godin tenha ainda em 2000 tratado do assunto como tratou.
Basicamente, uma ideia vírus é uma ideia que se espalha e cresce rapidamente dentro de uma audiência específica ou não. Como implica o termo, elas funcionam similarmente aos vírus, contagiando quem entra em contato.
Marketing viral, apesar de já existir em formas rudimentares antes do livro, tem muitos de seus princípios baseados no trabalho de Godin. O objetivo é espalhar uma ideia ao invés de atingir o público alvo de maneiras intrusivas como propagandas de TV.
Uma ideia vírus é composta por oito variáveis:
- Colmeias: um grupo de pessoas que têm muitas coisas em comum. Ao usar isso como uma vantagem, quando a ideia infecta um membro, ele informa os outros da ideia. Quanto maior o grupo, melhor.
- Vetores: o primeiro alvo da ideia pode ser um grupo pequeno, de nicho, mas que idealmente escala à um grupo maior.
- Suavidade: o produto/ideia deve ser de fácil recomendação. Um exemplo disso era o Hotmail que inseria no final de cada e-mail uma mensagem convidando o destinatário a criar uma conta grátis.
- Amplificadores: transmitir uma ideia de uma pessoa à outra de boca a boca não é a forma mais prática de espalhar uma ideia vírus. Um amplificador pode ser a ideia ser mencionada na TV, em um site com boa audiência, etc.
- Velocidade: a velocidade com a qual a ideia se espalha está diretamente ligada à sua potencialidade. Se não espalhar rapidamente, pode perder força e dar espaço para competidores.
- Sneezers: os sneezers, ou “espirradores”, são pessoas que estão mais inclinadas a compartilhar uma ideia com outras pessoas. Conseguir identificá-las e usá-las é essencial.
- Veículo: o veículo usado para espalhar a ideia é outro fator determinante. Ele pode ser no formato de imagens, frases, livros, clips, músicas, etc. O ideal é descobrir qual veículo o público alvo está mais propenso a aceitar.
- Persistência: o poder da ideia em permanecer na mente de cada pessoa altera profundamente sua capacidade de se espalhar.
Veja também: 8 fatores essenciais para viralizar qualquer produto
A visão de Seth Godin
Em seu livro “Todos os marketeiros contam histórias”, Godin explica que as pessoas não compram um produto apenas pelo produto em si e sim pela história embutida nele. Isso está diretamente ligado ao conceito de ideias vírus.
Seth Godin muitas vezes soa mais como um filósofo do que qualquer outra coisa, o que faz sentido já que essa é uma de suas formações acadêmicas. Contudo, ele também nos fornece algumas lições práticas como:
1. Escolha uma data e lance: hoje em dia é muito comum vermos pessoas trabalhando por anos, atrasando o lançamento de seus produtos por buscaram a perfeição. É importante entregar as coisas na data escolhida e entender que sempre haverá algo para corrigir ou melhorar.
2. Crie valor: conheça a fundo sua audiência. Uma das chaves para o sucesso é entender quais os problemas de seus clientes alvo e resolvê-los da melhor forma possível, gerando assim valor. Não entender isso é a razão para a maioria dos fracassos de novos negócios.
3. Valorize o trabalho em equipe: liderar uma equipe não é fácil. Cada pessoa é diferente, com motivações e expectativas diversas. Também deve-se acreditar nos membros da equipe, valorizá-los e confiar que entregarão o trabalho bem feito, sem querer tomar todo o crédito.
Voltando um pouco ao lado filosófico de Godin, ele nos desafia a analisar nossos negócios de forma mais profunda com uma pergunta cheia de bagagem:
As pessoas que você está mirando, sentiriam sua falta se você não aparecesse amanhã?
Estamos aqui novamente falando sobre criar valor. Um exemplo perfeito disso é o Google. Se o mecanismo de busca interrompesse seu funcionamento amanhã, uma boa parcela da população entraria, pelo menos por um tempo, em caos. Isso demonstra o valor agregado do Google.
Podemos dizer o mesmo sobre a Coca-Cola. Se hoje acaba o estoque dela em um mercado, quantas reclamações vão receber no dia seguinte caso o estoque não seja reposto?
Métricas são fundamentais para guiar a estratégia e analisar o progresso de um negócio, mas não devemos nos esquecer que números nem sempre contam toda a história. Seth Godin certamente entende isso.