A primeira e maior dificuldade para abrir um negócio são os altos custos iniciais. Se você já não possui o capital necessário ou parceiros para injetarem dinheiro, a solução muitas vezes acaba sendo empréstimos bancários, o que nem sempre é recomendado.
Caso seu negócio não dê certo, você ficará com uma bela dívida e mesmo que dê, o momento do seu break-even demorará muito mais. Por isso, o ideal é que você consiga minimizar o máximo possível seus custos iniciais. Com essas 9 maneiras de economizar dinheiro, tudo ficará mais simples e seguro.
Tenha conselheiros
Os custos de consultoria profissional são altíssimos. Ao invés de pagar fortunas para obter conselhos legais, fiscais, ou o que for, tenha pessoas que você pode pedir conselhos e direções de graça. Com certeza você conhece alguém que entende do assunto. Caso não conheça, faça seu trabalho de casa e melhore seu networking. Conhecer pessoas da área é o que vai gerar parcerias vantajosas. Por outro lado, não ache que você pode fazer tudo sozinho, cuidando de todos os aspectos da abertura da empresa, já que a burocracia envolvida é enorme.
Não tenha medo de barganhar
Existem diversas empresas que estão dispostas a barganhar. Identifique empresas onde a troca pode ser interessante, ou seja, que necessitam do que você fornece e que fornecem o que você necessita. Então entre em contato e tente fechar um acordo. Essa estratégia é mais efetiva entre empresas menores. Dificilmente alguma grande já estabelecida no mercado aceitará.
Ofereça incentivos não monetários
A não ser que seu negócio seja tradicional, com necessidades de pessoal muito bem definidas, o ideal é que você contrate os melhores candidatos possíveis. Porém, esses profissionais não são baratos, provavelmente tendo propostas de empresas que podem pagar salários muito maiores. Uma alternativa é oferecer incentivos além do salário, como maior participação nos lucros, equidade, promessa de crescimento profissional, etc.
Parcerias com fornecedores
Ao abrir um negócio, não escolha um fornecedor apenas por que é o que você conhece ou que seu competidor também usa. Faça uma pesquisa extensa sobre suas opções. É provável que sua primeira opção não seja a melhor, encontrando fornecedores que oferecem o mesmo por menos. Mas cuidado, pois o que pode parecer barato pode se tornar caro devido a dores de cabeça.
Terceirize
O mercado de serviços e produtos terceirizados continua crescendo. Hoje, é possível terceirizar praticamente tudo. Ao invés de gastar tanto dinheiro apenas em um departamento, se não for a base de seu negócio, no início é melhor buscar quem já oferece isso de forma especializada. Terceirizar é ainda mais interessante quando é para algo periódico, que não é necessário no dia a dia. Você economiza tempo e dinheiro com encargos trabalhistas.
Trabalhe com representantes e afiliados
Os custos em marketing facilmente podem se tornar os maiores. Afinal, como atrair clientes sem gastar colocando sua marca no conhecimento deles? Uma das alternativas mais interessantes é trabalhar com representantes e afiliados, pagando comissões a cada venda, por exemplo.
Homeoffice
Apesar dos avanços nesta área nos últimos anos, o ideal continua sendo a cooperação dos membros da equipe em um ambiente físico. Porém, isso não é estritamente necessário, especialmente no começo. Você e sua pequena equipe, todos trabalhando de casa, pode representar um corte de gastos que fará toda a diferença no final do mês. Existem diversas ferramentas que auxiliam nas atividades homeoffice.
Compre usado, alugue ou empreste
Ao invés de comprar todos os equipamentos necessários novos para sua atividade, verifique se não há boas opções usadas. Que diferença real vai fazer ter mesas e cadeiras novas? No caso de equipamentos técnicos, se não for algo necessário sempre, alugue de lojas especializadas. E claro, se existe a possibilidade, empreste.
Use software livre
Os custos com softwares profissionais pode se tornar a maior fonte de despesas no início de um negócio. Evitar essas licenças que podem chegar a dezenas de milhares de reais é muitas vezes a melhor forma de economizar dinheiro ao abrir um negócio. Para tudo existem opções com custo zero de licença.