Cartões de Crédito Conselhos

Para qual programa mando minhas milhas do cartão de crédito?

Estudos do Banco Central mostram que os brasileiros perdem em média 24% das milhas acumuladas nos cartões de crédito. Para se ter uma ideia, em 2014 isso representou 53,4 bilhões de pontos perdidos!

Além disso, dos 76% de pontos transferidos para os programas de milhagens apenas uma parcela é efetivamente utilizado pelos participantes.

Pensando nisso, trouxemos hoje algumas respostas para quem está em dúvidas sobre qual programa enviar as milhas do cartão de crédito.

É importante transferir para o programa certo os pontos do seu cartão de acordo com sua expectativa de uso e também ficar atento a quantidade mínima de pontos para transferência de seu cartão de crédito. Você pode estar pagando anuidade para ter acesso aos pontos, mas o seu perfil de gastos nunca vai permitir chegar na pontuação mínima (neste caso vale a pena mudar para o NUBANK ou DIGIO (veja avalições aqui).

Veja abaixo o resumos dos 4 principais programas de pontos:

AVIANCA AMIGO

 

Este programa permite basicamente utilizar os pontos de três formas: emitir passagens da AVIANCA, emitir passagens nas companhias STAR ALLIANCE (as principais que voam para o BRASIL são TAP, COPA e AVIANCA INTERNACIONAL (TACA) e obter upgrade nas companhias da STAR ALLIANCE).

Antes de transferir fique atento, pois a malha da AVIANCA é a menor das quatro companhias, não atendendo todas as regiões do BRASIL (não há voos para a região Norte por exemplo).

Recentemente a companhia anunciou um novo voo para Foz do Iguaçu. A companhia tem apenas um voo internacional, de Fortaleza para Bogotá.

A AVIANCA tem uma tabela razoável para emissão (normalmente os trechos custam 10 mil milhas) e diversas vezes ao ano faz promoções para emissão com desconto (a promoção atual permite emissão a partir de 3.500 milhas o trecho e 10 mil milhas o trecho para Bogotá).

Em dúvida sobre qual programa de fidelidade de postos de combustível é melhor? Clique aqui e confira

SMILES

O SMILES permite utilizar os pontos de várias formas: emitir passagens da GOL, emitir passagens nas companhias PARCEIRAS (Delta, Air France e TAP são as principais) e trocar por diversos produtos e serviços (desde combustível até revistas).

A GOL é a líder em número de passageiros transportados no Brasil e atende todas as capitais e as principais cidades do país, além de países na América do Sul e Central. Tem boas promoções para emissão de passagens nacionais e bons preços para EUROPA utilizando a ALITALIA (35 mil milhas o trecho) e para BUENOS AIRES (10 mil milhas o trecho) utilizando a QATAR.

Uma vantagem interessante do SMILES é que as milhas do cartão de crédito são válidas para upgrade de categoria no programa. Cada mil pontos transferidos valem 100 milhas CLUB, e com 10 mil milhas CLUB já é possível atingir a categoria PRATA (esta categoria oferece por exemplo 10 kg extras de bagagem).

Se você tem poucos pontos, o SMILES permite trocas a partir de 1000 pontos (mil pontos valem R$ 15 reais de combustível nos postos SHELL) e também permite a emissão de passagens mesmo que você não tenha os pontos suficientes, com a opção pontos + dinheiro.

Ambas opções são muito boas para não perder seus pontos acumulados no cartão quando as milhas acumuladas não forem suficientes para emissão de passagens.

TUDO AZUL

O TUDOAZUL é limitado na utilização das milhas: permite apenas emissão de passagens pela AZUL e na parceria com a VIAJENET.

A AZUL atende todas as capitais e possui a maior malha aérea do país. Também possuiu voos internacionais para os EUA, Portugal, Uruguai e Guiana Francesa (recentemente anunciou voos para Santa Cruz de la Sierra saindo de Cuiabá). Tem boas promoções de passagens nacionais e internacionais e assim como o SMILES e MULTIPLUS permite a emissão de passagens com pontos + dinheiro.

O TUDOAZUL inovou ao permitir a emissão de passagens mesmo com companhias áreas que não possuem acordo com a AZUL, através da parceria com o VIAJENET. Com esta ferramenta, é possível emitir passagens de IDA e VOLTA a BUENOS AIRES (destino não atendido pela AZUL) a partir de 23 mil pontos.

Assim como o SMILES permite que as milhas do cartão de crédito contem para upgrade de categoria no programa, porém, em uma proporção menos favorável: a cada 1500 pontos transferidos 100 pontos contarão como pontos qualificável. Com 4 mil pontos qualificáveis (quantidade menor que o SMILES) já é possível atingir a categoria TOPÁZIO (esta categoria oferece por exemplo 5 kg extras de bagagem).

MULTIPLUS

O MULTIPLUS permite utilizar os pontos de várias formas: emitir passagens da LATAM, emitir passagens nas companhias PARCEIRAS (além das ONEWORLD a LATAM possui parceria com a AIR CHINA e LUFTHANSA entre outras) e trocar por diversos produtos e serviços (desde combustível até revistas).

A LATAM atende todas as capitais e principais cidades, e possui a maior malha de voos internacionais entre as 4 companhias (América do Sul, América Central, EUA, Europa e África do Sul). Tem uma tabela justa de emissão de passagens e boas promoções de passagens nacionais e internacionais, inclusive na classe executiva, e assim como o SMILES permite a emissão de passagens com pontos + dinheiro.

Se você tem poucos pontos, o MULTIPLUS permite trocas a partir de 400 pontos (um amaciante no WALTMART). O catálogo do MULTIPLUS é mais amplo, o que é interessante para quem não tem interesse ou milhas para a emissão de passagens aéreas.

DICAS ADICIONAIS PARA ESCOLHER QUAL O MELHOR PROGRAMA DE MILHAS

Se você tem interesse de trocar suas milhas por produtos e serviços, envie seus pontos para SMILES ou MULTIPLUS.

Se você gostaria de utilizar seus pontos para up grade de categoria no programa de milhagem, envie seus pontos para o SMILES e TUDO AZUL (60 mil pontos no cartão já garantem a categoria TOPÁZIO).

Espere sempre uma promoção de BONUS para transferir seus pontos. Alguns cartões chegam a oferecer 100% de bonificação nas transferências. É possível acompanhar no site do seu próprio banco bem como em blog especializados como o MELHORES DESTINOS.

Se seu interesse for pela emissão de passagens internacionais, escolha o programa que atenda o destino pretendido.

Se seu interesse for pela emissão de passagens nacionais, veja a companhia que tenha a maior quantidade de voos para a sua cidade ou aeroporto mais próximo.

Se você acumula poucas milhas por ano no cartão, concentre apenas em um PROGRAMA!

Não costuma viajar muito de avião? Aprenda como acumular milhas mesmo sem voar