Já falamos sobre profissões que surgirão nos próximos anos graças às rápidas mudanças sociais e avanços tecnológicos. Porém, para o desespero de milhões de brasileiros, há também profissões que hoje ainda são populares, mas que deixarão de existir em alguns anos.
Basicamente, qualquer profissão que pode ser substituída por um sistema automatizado (seja por software ou máquinas) deverá chegar ao fim em algum momento. Confira abaixo 7 profissões que deixarão de existir nos próximos anos.
1. Carteiro
A demanda por carteiros já vem caindo há bastante tempo. O motivo é óbvio: cada vez menos pessoas enviam cartas. Com o crescimento rápido do Internet Banking, a contribuição foi grande para a diminuição de correspondências, já que cada vez as contas são pagas online e o débito automático está se popularizando rapidamente.
Por outro lado, as compras pela internet estão subindo, mas as entregas geralmente são feitas por transportadoras. Pensando um pouco à frente, no futuro qualquer tipo de entrega será feita por sistemas automatizados, usando drones, por exemplo.
2. Operador de Telemarketing
Usuários já estão migrando para o atendimento online, o que provoca uma queda na demanda em operadoras de telemarketing. Mas a maior ameaça é o autoatendimento.
Diversas empresas já empregam soluções inteligentes onde o usuário consegue tirar sua dúvida, conseguir a informação que quer ou obter o atendimento apropriado em um sistema completamente automatizado, dispensando qualquer interação humana.
3. Contador
Por mais que o imposto de renda para pessoas físicas e responsabilidades fiscais para empresas estejam mais simples do que antigamente, o processo continua sendo uma dor de cabeça.
Porém, aos poucos a Receita Federal e outros órgãos envolvidos trabalham para simplificar o processo e o acesso à informação. Em outras palavras, com o passar do tempo pagar para um contador controlar as obrigações fiscais de sua empresa ou mesmo seu imposto de renda será uma opção de luxo, um gasto desnecessário.
Logo, pode ser automatizado por softwares e sistemas inteligentes. Soluções digitas como o Contabilizei já estão afetando o mercado de contadores.
4. Trabalhador Rural
Por enquanto, tecnologias como drones e grandes máquinas continuam com preços inacessíveis para muitos. Mas grandes empresas já estão empregando essas soluções, que no longo termo saem bem mais barato do que o salário de trabalhadores rurais.
Essa é a realidade de muitas profissões repetitivas, como trabalhadores de linhas de manufatura. Mas é a agricultura que mais rapidamente está sentindo os efeitos dessa transformação.
5. Operador de caixa
Outra profissão que deixará de existir no futuro é a de operador de caixa. Diversas lojas e mercados, principalmente fora do Brasil, já possuem soluções onde o cliente não precisa interagir com um humano para realizar o pagamento.
Em breve, em qualquer grande mercado, você poderá incluir os itens que desejar no carrinho e ao ir embora, o valor já terá sido cobrado de sua conta ou cartão de crédito. O fim da função de operador de caixa é algo que também irá melhor as margens de lucros dos comércios.
6. Agente de turismo
Cada vez mais as pessoas decidem o destino de suas viagens pela internet, buscando a opinião de outras pessoas, pesquisando os melhores preços, etc. Existem diversos serviços digitais que buscam os melhores pacotes, por exemplo, para que os usuários possam escolher.
Você já deve ter visto ou usado aplicativos ou sites com esta finalidade. Como esses sistemas são precisos e dá mais opções ao cliente, tornam a carreira de agente de viagens cada vez mais obsoleta.
Além de sair bem mais em conta porque não há cobrança de comissões por terceiros, comprar passagens áreas, hotéis ou pacotes pela internet é até mais simples e menos burocrático que em muitas agências de viagens.
7. Motoristas
Uma das maiores revoluções tecnológicas dos próximos anos serão os automóveis autônomos. Elon Musk, um dos principais defensores e investidores disso, já explicou como quer atingir um mundo sem motoristas.
Em teoria, os automóveis autônomos trarão mais segurança, praticidade, velocidade e economia. Por outro lado, também causarão uma mudança dramática na vida de milhões de pessoas que trabalham como motorista, seja de carro, ônibus ou caminhão.