Se você está começando um negócio do zero uma dúvida que com certeza irá surgir é onde gastar dinheiro. Quais as prioridades para quem está começando? Quais investimentos atraem mais público? Como vender mais e queimar o estoque inicial? Veremos hoje algumas dicas pontuais e essenciais para quem está começando.
Definindo “o momento certo para dar um arranque em seu negócio”
É importante definir exatamente o momento em que sua empresa se encontra. Não trataremos hoje dos recursos e investimentos necessários para começar sua empresa, e sim onde gastar dinheiro assim que ela estiver em pleno funcionamento, mesmo que há pouco tempo.
Para tal, considere alguns fatores pontuais:
- Você já possui cerca de 40 clientes recorrentes mas não mais do que isso
- Pelo menos metade dos seus 40 clientes recorrentes já estão comprando seu produto ou serviço há pelo menos 6 meses
- A maioria desses clientes recorrentes pagantes teve um relacionamento pessoal prévio com um membro da empresa, seja sócio ou empregado
Esses critérios podem parecer um tanto quanto aleatórios, mas eles farão você refletir sobre o estágio da sua empresa e o que tem levado seus principais clientes até ela.
Chamamos as empresas em situações similares a essa como em “situação de fluxo”. Ao identificar que sua empresa está nessa fase e parece enfrentar um platô de crescimento (estagnou), é sinal de que você terá que dar um arranque, investindo dinheiro no negócio.
- Veja também: As razões da maioria das empresas fecharem as portas
Onde empresas em estágio inicial precisam gastar dinheiro
Contabilidade
Um bom contador pode fazer toda a diferença para sua empresa. Um bom profissional é capaz de reorganizar suas conta, otimizar o pagamento de tributos e ajudar a evitar cometer erros básicos. Não manter um contador após a abertura de sua empresa pode ser um verdadeiro tiro no pé, resultando em problemas e estagnação.
Independentemente do tamanho de suas empresa, ter controle sobre suas finanças pode ser o fator que dirá se ela existirá daqui um ano ou não. Alguns contadores cobram muito pouco (especialmente os recém formados – não tenha preconceito) quando comparados ao retorno que costumam dar.
Diferentes formas de recebimento de suas vendas e serviços
No mundo moderno e competitivo, limitar sua empresa a receber em dinheiro ou depósito em conta é algo de duas décadas atrás.
Hoje, qualquer empresa que está começando acaba aceitando todos os cartões de crédito, emitindo boletos de cobrança e até verdadeiros portais online para recebimento de suas vendas.
Logicamente que você não precisa gastar horrores para manter 2, 3 ou mais maquininhas de cartão, mas não renegue tal opção, especialmente se o seu negócio for um comércio. Você pode até ter despesas elevadas no início, mas não oferecer a opção logo de cara o fará perder clientes recorrentes. Sempre considere isso.
Marketing
Hoje apenas ter um bom produto não irá garantir seu sucesso. Como existe competição para praticamente qualquer ideia que você resolva colocar em prática, não investir em marketing poderá ofuscar seu produto e torná-lo desconhecido no mercado, mesmo sendo melhor do que os demais.
A melhor forma de divulgação de seu negócio pode ser o boca a boca, é barato e efetivo, mas até você conseguir isso de maneira orgânica, o tempo poderá ser seu maior inimigo.
Portanto SEMPRE considere gastar dinheiro com marketing, pois esse investimento irá acelerar as coisas e criar condições de sua empresa se promover por conta própria nos meses seguintes.
Conhecimento
Se você acha que sabe de tudo e que seu negócio é a melhor ideia do mundo, saiba que você está exatamente no caminho errado.
Até mesmo os maiores CEOs e bilionários no mundo estão sempre aprendendo e investindo em si próprios. Mesmo que você tenha hoje um conhecimento enorme de sua atividade, se parar no tempo poderá ser superado e ficar desatualizado.
Portanto não deixe de investir em cursos, palestras e demais ações educacionais para si e para seus colaboradores, de forma que sua empresa cresça sempre como um todo. Todos só terão a ganhar.