Economia Notícias

Governo libera 30 bilhões de reais para Micro e Pequenas empresas

credito-barato-bndes

Em comemoração do dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o governo federal lançou na última quarta-feira, nova linha de crédito mais barato e um decreto que facilita a exportação de bens.

Serão disponibilizados R$ 30 bilhões para financiamento de máquinas e equipamentos, buscando aumentar a produtividade dos pequenos negócios.

A principal promessa é a de que a nova linha de crédito ofereça taxas menores que as operações de financiamento praticadas atualmente pelos grandes bancos.

Algumas instituições financeiras já teriam sinalizado ao Governo que irão reduzir em até 30% suas taxas médias, as quais serão anunciadas em breve.

Vale lembrar que a estratégia é exatamente a mesma praticada nos últimos 14 anos, onde o Governo subsidio diversas linhas de crédito para o setor empresarial, com destaque para o antigo BNDES PSI, que oferecia taxas próximas de 4% ao ano.

Demanda de crédito cresce no primeiro semestre no Brasil, confira

Mais facilidade nas exportações pelas micro e pequenas empresas

Em relação as exportações, segundo informou o secretário da Micro e Pequena Empresa José Ricardo Veiga, um novo decreto foi editado para criando o Operador Logístico, figura que deverá desburocratizar os procedimentos de exportação, os quais serão realizados por este operador.

Segundo destacado pelo secretário, a intenção é de que exportar seja tão simples como despachar uma mercadoria comum no mercado nacional.

Além do incentivo ao crédito e da criação da chamada Simples Exportação, o Governo pretende investir em programas de trinamento e capacitação dos pequenos empresários.

O presidente Michel Temer aproveitou para parabenizar os empresários e afirmar que “ os milhões de micro e pequenos empresários transformam capacidade empreendedora em riqueza nacional”. “Os senhores são os campeões nacionais do crescimento, os campeões nacionais em emprego. O emprego é o mote principal do nosso governo”, disse.

Você sabia que já é possível fazer empréstimos sem sair de casa? Aprenda aqui