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Elon Musk revela seu ousadíssimo plano para os próximos 10 anos

Elon Musk

Em 2006 Elon Musk publicou sua visão de negócios para os próximos 10 anos. Nas últimas semanas o famoso empreendedor andou atiçando a curiosidade de investidores afirmando que lançaria uma visão revisada do seu plano, novamente para os próximos 10 anos.

Cumprindo sua promessa, Elon Musk divulgou o “Plano Mestre, Parte Dois” através do site da Tesla. O texto agora nos mostra uma ideia melhor dos seus motivos para adquirir a SolarCity por US$ 2,8 bilhões, algo que toda Wall Street não viu com bons olhos. Lembrando que a SolarCity foi fundada por seus primos em 2006, após uma conversa com Elon Musk. Ele é o presidente da empresa atualmente.

No seu plano, Musk nos conta que sua visão inclui um mundo onde os carros autônomos da Tesla serão movidos a energia solar e, por não precisarem de motoristas, poderão trabalhar como “táxis” enquanto o dono dorme. Já pensou entrar em um carro particular, dormir e acordar em outra cidade ou Estado?

É realmente algo incrível e nos mostra o gênio dentro de sua mente. Definitivamente vale a pena ler até o final.

Confira abaixo na íntegra o plano de Elon Musk para os próximos 10 anos:

A primeira parte do plano mestre que escrevi há 10 anos já está quase completo. Ele não era tão complicado e consistia basicamente de:

  1. Criar carros em baixa escala, que necessariamente seriam caros.
  2. Usar esse dinheiro para criar carros em média escala por preços menores.
  3. Usar esse dinheiro para criar carros em grande escala por preços acessíveis.
    e…
  4.  Prover energia solar. É sério, isso realmente está em nosso site há 10 anos. [Brincando com os analistas de Wall Street que se espantaram com a oferta bilionária pela SolarCity]

A razão de ter tido que começar pelo primeiro passo foi porque era tudo que podia gastar com o que ganhei pelo PayPal. Achei que nossas chances de sucesso eram tão baixas que não queria arriscar o dinheiro de outra pessoa no começo a não ser o meu próprio. A lista de empresas startups de carros é pequena. Até 2016, o número de empresas americanas de carros que não faliram é de duas: Ford e Tesla. Começar uma empresa de automóveis é loucura, e uma empresa de carros elétricos é loucura ao quadrado.

Além disso, carros em baixa escala significam uma fábrica muito mais simples e pequena, assim como as coisas feitas à mão. Sem a economia de escalabilidade, qualquer coisa que criaríamos custaria caro, fosse um sedã econômico ou um carro esportivo. Enquanto algumas pessoas estariam dispostas a pagar caro por um carro esportivo, ninguém pagaria US$ 100 mil por um Honda Civic elétrico, independente de quão legal fosse seu visual.

Em parte, escrevi meu primeiro plano para defender os inevitáveis ataques que a Tesla sofreria com acusações de que estaria se importando apenas em fazer carros para ricos, sugerindo que acreditávamos que haviam poucas empresas de carros esportivos ou alguma ideia bizarra como essa. Infelizmente, o texto não impediu os incontáveis artigos de ataques que afirmaram exatamente isso, então o texto basicamente falhou completamente nesse objetivo.

Porém, a maior razão era para explicar como nossos passos correspondiam à algo maior, para que essas razões não parecessem aleatórias. O ponto principal disso tudo era, e continua sendo, acelerar o advento da energia sustentável, para que possamos imaginar um futuro longínquo onde a vida ainda será boa. É isso que “sustentável” significa. Não é algo bobo, “hippie”. É importante para o futuro de todos.

Por definição, precisamos em algum ponto atingir uma economia de energia sustentável, ou combustíveis fósseis chegarão ao fim e a civilização entrará em colapso. Consideramos que será preciso abandonar os combustíveis fósseis de qualquer forma e que basicamente todos cientistas concordam que aumentar drasticamente os níveis de carbono na atmosfera e oceano é maluquice, quanto antes atingirmos a sustentabilidade, melhor.

E isso é o que planejamos para fazer esse dia chegar o quanto antes:

Geração de energia e armazenamento integrados

Criar um produto que realmente funciona e integra de forma harmônica um teto solar e uma bateria, tornando o individual seu próprio provedor, e então expandir para o mundo todo.

Não podemos fazer isso bem se a Tesla e a SolarCity forem empresas diferentes, e por isso precisamos combinar e quebrar as barreiras que as separam. O fato delas serem separadas, apesar das origens e objetivos similares, é em grande parte um acidente do destino. Agora que a Tesla está pronta para produzir em massa o Powerwall e a SolarCity está pronta para prover tecnologias solares diferenciadas, chegou a hora de uni-las.

Expandir para cobrir todas as principais formas de transporte terrestre

Hoje, a Tesla foca em dois segmentos relativamente pequenos de sedãs de luxo e SUVs. Com o Model 3, um futuro SUV compacto e um novo tipo de caminhão, planejamos cobrir a maior parte do mercado. Um veículo mais barato que o Model 3 provavelmente não será necessário por conta da terceira parte do plano, conforme descrevemos a seguir.

O que realmente importa para acelerar o futuro da energia sustentável é ser capaz de lidar com o crescimento do volume de produção o mais rápido possível. É por isso que os engenheiros da Tesla passaram a mudar seu foco para as máquinas que fazem novas máquinas, tornando a própria fábrica o produto. Uma análise dos princípios da produção de automóveis sugere que entre uma melhora de 5 a 10 vezes é possível no model 3 em um ciclo de atualização de 2 anos. A primeira máquina que fabrica o Model 3 deve ser pensada como a versão 0.1, com a versão 1.0 provavelmente chegando em 2018.

Além dos veículos destinados ao consumidor final, há outros tipos de veículos elétricos necessários: caminhões de alta capacidade e transporte de passageiros em áreas urbanas densas. Ambos estão no estágio inicial de desenvolvimento na Tesla e devem estar prontas para serem reveladas no próximo ano. Acreditamos que o Tesla Semi vai gerar um substancial corte de gastos no transporte de carga, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e é bem divertido de operar.

Com o advento da autonomia, provavelmente fará sentido encolher o tamanho dos ônibus e mudar a função do motorista para o de responsável por frotas. Congestionamentos seriam evitados devido ao número maior de passageiros suportados por esses veículos,  eliminando o corredor central das grandes cidades, combinando o acelerar e frear de todos os veículos, suavizando assim o tráfego. Ele também poderia levar os passageiros até o seu destino final. Botões físicos para chamar ônibus em lugares físicos serviriam para quem não tem um smartphone. O design acomoda cadeiras de roda, carrinhos de bebê e bicicletas.

tesla semi foto

Na foto vemos o Tesla Semi Truck, nova empreitada da marca prometido para 2017.

Autonomia

Conforme a tecnologia amadurece, todos os veículos da Tesla terão o hardware necessário para serem completamente autônomos com capacidade operacional a prova de falhas. Isso significa que qualquer sistema no carro poderia quebrar e mesmo assim ele poderia continuar dirigindo sozinho de forma segura. É importante enfatizar que a melhoria e validação do software responsável demorará muito mais do que colocar câmeras, radares, sonares e computadores no carro.

Mesmo depois que o software esteja altamente refinado e muito melhor que o motorista humano médio, ainda haverá um espaço significante de tempo, variando altamente pela legislação de cada país, para que a autonomia verdadeira seja aprovada pelos Órgãos reguladores. Esperamos que a aprovação regulatória pelo mundo todo leve algo em torno de 6 bilhões de milhas (10 bilhões de quilômetros). Atualmente, o aprendizado da frota está acontecendo em uma taxa de um pouco mais de 3 milhões de milhas (5 milhões de quilômetros) por dia.

Devo acrescentar uma nota sobre o porquê da Tesla ter implementado um sistema autônomo, ao invés de esperar. A razão mais importante é que, quando usado corretamente, o sistema já é significativamente mais seguro do que uma pessoa dirigindo e por isso seria moralmente errado atrasar o lançamento por medo de publicidade negativa ou cálculos judiciais.

De acordo com o recentemente divulgado estudo de 2015 NHTSA, fatalidades por automóveis cresceram 8%, uma morte para cada 89 milhões de milhas. Aqueles causados por autopilotos em breve será de menos que o dobro dessa proporção e o sistema está melhorando a cada dia. Desabilitar o Autopiloto da Tesla, como alguns pediram, faria tanto sentido quanto desabilitar o autopiloto de um avião, que é de onde o nome do nosso sistema vem.

Também é importante explicar por que nos referimos ao Autopiloto como “beta”. Esse não é um software beta em qualquer sentido normal da palavra. Todo lançamento passa por um intensivo processo interno de validação antes de chegar aos clientes. É chamado de Beta para diminuir a complacência e indicar que continuaremos a aperfeiçoar o sistema (o Autopiloto está sempre desativado por padrão). Quando chegarmos ao ponto em que o Autopiloto é aproximadamente 10x mais seguro que um veículo americano médio, abandonaremos o Beta.

Compartilhamento

Quando a verdadeira autonomia for aprovada pelos reguladores, significará que você poderá chamar seu Tesla de qualquer lugar. Quando ele o pegar, você poderá dormir, ler ou fazer qualquer outra coisa enquanto vai até seu destino.

Você também poderá adicionar seu carro à frota compartilhada da Tesla pressionando um botão no nosso aplicativo e fazê-lo gerar renda enquanto você está trabalhando ou em férias. Isso drasticamente diminui o verdadeiro custo de se ter um carro, ao ponto de que quase todo mundo poderia ter um Tesla. Já que a maioria dos carros estão em uso por seu dono apenas 5% ou 10% do tempo, a verdadeira utilidade econômica de um carro autônomo provavelmente será muito maior do que de um carro comum.

Em cidades onde a demanda excede o número de carros disponíveis, a Tesla operará sua própria frota, garantindo que você sempre possa pedir uma carona, independente de onde esteja.

Então, resumindo, a Segunda Parte do Plano Mestre é:

  1. Criar tetos solares atraentes com armazenamento de bateria integrado de forma harmônica;
  2. Expandir a linha de veículos elétricos para atingir todos os principais segmentos;
  3. Desenvolver uma capacidade de autonomia que seja 10 vezes mais segura que o modo manual através do aprendizado com grandes frotas;
  4. Permitir que seu carro gere dinheiro para você enquanto você não o está usando;

O texto original, em inglês, está disponível no blog da Tesla.

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