Na dúvida entre Nubank e Digio? Saiba em nossa matéria especial quais são as diferenças entre os principais cartões sem anuidade do mercado.
Antes de mais nada, é importante falar um pouco sobre cada um dos cartões e sobre quem está “por trás” deles.
Um pouco sobre os donos da Digio
O cartão Digio é propriedade da Holding Elo Participações, cujos “donos” são o Banco do Brasil, o Bradesco e a Elopar (que possui participação da Caixa Econômica Federal). Ou seja, o Digio é de propriedade de alguns dos maiores bancos do Brasil e do mundo.
Se você se importa com segurança e credibilidade de empresas que estão há muitas décadas no Mercado, o Digio parece ser a melhor opção para seu perfil.
Quer um cartão de crédito para acumular milhas? Conheça o Itaucard Platinum Sempre Presente e saiba se vale a pena
E os responsáveis pelo Nubank
Já o cartão Nubank não possui grandes bancos como seus investidores, mas graças ao seu caráter inovador, é hoje a maior startup da América Latina.
Já consolidado no mercado, possui uma fila gigantesca de novos clientes que desejam seu cartão internacional sem tarifas, sendo elogiado tanto por críticos quanto por seus clientes, devido principalmente ao seu modelo inovador e eficiente de atendimento.
As principais diferenças entre o Digio e o Nubank
A diferença que mais chama atenção entre os dois cartões é a bandeira utilizada: enquanto a Digio oferece cartões internacionais na bandeira Visa, o Nubank traz o Mastercard.
Isso faz diferença?
Clique aqui para saber a fundo todas as diferenças entre um cartão Visa e um Mastercard
Mas já adiantamos aqui que para a grande maioria dos usuários a diferença será praticamente nula.
Atualmente a maior parte dos estabelecimentos no mundo e sites na internet aceitam qualquer uma das duas grandes bandeiras.
Como os cartões Digio não possuem variante, e o cartão Nubank oferece atualmente as variantes Platinum e Gold, a diferença também não é vista em benefícios muito relevantes.
Nas variantes mais caras, como o Mastercard Black e Visa Infinite (que cobram anuidades próximas de 1.000 reais), existem diferenças nos seguros, salas VIP de aeroportos e outros benefícios oferecidos. Mas nenhum dos dois cartões gratuitos oferecem tais opções.
Uma vantagem do Nubank, é o MasterCard surpreenda, benefício que oferece pontos que podem ser trocados por vantagens em certas lojas. Com a Visa não há tal benefício.
Quer saber quais são as diferenças entre o Nubank Platinum e o Gold? Clique aqui e confira
Sistema de convites
O cartão Digio não utiliza o sistema de convites adotado pelo Nubank, o que prejudica alguns e favorece outros.
Para resumir, a Nubank sempre adotou o sistema onde um cliente convidava outros 10 para conseguir qualificar melhor sua base e controlar a expansão, preparando assim seus sistemas.
Já o DIGIO já conta com a experiência na administração de cartões de débito e crédito, não sendo necessário “testar” se o seu sistema comporta um grande número de cliente, como vimos no Nubank.
Portanto o Digio abriu desde o começo através de seu site, um formulário para que qualquer um pudesse solicitar seu cartão.
A Nubank oferece também tal opção, mas sem um convite o usuário necessita esperar semanas ou meses por um contato, o que não acontece com o DIGIO. Com convite, um novo cliente Nubank costuma receber o primeiro contato em 2 ou 3 dias úteis.
Ainda tem dúvidas sobre o Nubank? Confira aqui nosso especial completo sobre o cartão.
O limite rotativo
Uma das principais características dos cartões de crédito comuns, é a possibilidade de usar o limite durante o mês e pagar apenas um valor parcial do total devido no vencimento.
As empresas chamam esse limite de rotativo, pois o usuário pode vir a pagá-lo a qualquer momento após o vencimento. No entanto, não é preciso lembrar que a prática é bastante cara, pois durante o período de atraso no até o pagamento são cobrados juros altíssimos.
E o cartão Nubank oferece tal limite, inclusive personalizando a taxa de juros para cada cliente. Quanto melhor o pagador, menor a taxa de juros cobrada.
Já o cartão Digio optou por não oferecer o limite rotativo. Ao invés dele, caso o cliente opte por não pagar o valor total na data do vencimento, será oferecido para ele através do app Digio uma opção de parcelamento do limite, com taxas de juros mais brandas que a dos cartões comuns.
Na prática é bastante parecido com o limite rotativo, mas evita que o cliente entre em uma bola de neve. Ele poderá pagar o parcelamento da dívida antecipadamente, reduzindo os juros. Mas ao contrário do rotativo, saberá já no primeiro dia após o vencimento qual será o valor das parcelas mensais que terá que honrar para manter seu cartão e seu nome limpo no mercado.
Nubank Rewards e milhas no DIGIO
Até alguns meses nenhum dos dois concorrentes oferecia opção de milhas ou pontos, prática comum no mercado de cartões de crédito.
No entanto o Nubank saiu na frente e lançou o seu programa de pontos Nubank Rewards, mas infelizmente ele ainda é para poucos e não é de graça.
Oferecido para alguns usuários (por enquanto) como opcional, quem se cadastra no programa de milhas paga cerca de R$190,00 por ano (ou parcela o valor), e em troca ganhar 1 ponto para cada real gasto no cartão.
Esses pontos podem ser usados para reduzir despesas da próxima fatura, ou seja, valem desconto. Na prática não foi bem visto pelos usuários do cartão, pois enquanto é preciso gastar 1 real para ganhar 1 ponto, é necessário gastar cerca de 150 reais para ganhar 1 real de desconto na fatura.
Em dúvida se o Nubank Rewards vale a pena? Já fizemos as contas para você aqui
Já o cartão DIGIO ainda não oficializou nenhum programa de pontos até o momento. Especula-se no mercado que a empresa está preparando seu cartão para ser incluído no programa Livelo, já usado pelos cartões Bradesco e Banco do Brasil.
Trouxemos em detalhes o programa LIVELO, para que você saiba o que pode vir por aí.
Por enquanto, nem DIGIO e nem NUBANK oferecem um programa de pontos aberto para todos os seus clientes, o que pode fazer a diferença para seu perfil de cliente.
Quem é melhor para você, Nubank ou Digio?
Trouxemos hoje os principais pontos que diferenciam os dois cartões: bandeira, sistema de convites e programa de pontos. Nos demais aspectos, como qualidade do aplicativo ou atendimento, ambos são bastante equivalente, oferecendo o básico que funciona bem.
Ambos focam na simplicidade e na gratuidade da anuidade e serviços básicos, como a análise de crédito do cliente.
Outro ponto importante mas que não pode ser afirmado com segurança, é a diferença entre o valor do limite disponibilizado pela Digio e pelo Nubank: é impossível afirmar.
Apesar de vários relatos na internet demonstrarem que o Nubank costuma liberar limites maiores, tudo dependerá da análise de crédito e perfil de cada cliente.
Considerando tudo isso, a conclusão é a seguinte: se você tiver controle sobre sua vida financeira, carregue os dois cartões contigo. O motivo? Se por algum motivo uma bandeira estiver indisponível na maquina de cartão, você terá uma seguinte opção (e afinal, não custa nada).
Além disso, não sabemos se futuramente a Digio pode oferecer um programa de pontos mais robusto (e barato, ou até gratuito), quando comparado com o Nubank. Caso isso aconteça, a demanda deverá ser maior pelo cartão dificultando conseguir um para você.
E se você já possui um dos dois cartões, não deixe de usar o nosso espaço abaixo para comentários e deixar sua opinião ou crítica!