O LinkedIn tornou-se uma ferramenta incrível em diversos aspectos como para a busca de emprego, de clientes ou simplesmente fazer novas conexões interessantes que podem beneficiar sua vida profissional.
Hoje, apenas quem não entende o potencial do LinkedIn não o utiliza. Mas conforme ele se populariza no Brasil, mais difícil está se destacar no mar de usuários. De que adianta a pessoa certa entrar em seu perfil se ela não se impressionar?
Um perfil bem feito pode significar o emprego dos seus sonhos, o grande cliente que faltava ou até mesmo conhecer a pessoa que vai te ajudar a realizar seus objetivos profissionais.
Por isso criamos um guia explicando como melhorar seu perfil no LinkedIn e passar a imagem profissional que você deseja.
1. Use uma foto profissional
Sua foto será a primeira coisa que qualquer pessoa verá ao entrar em seu perfil, e como sabemos, é muito importante transmitir uma boa primeira impressão. Ela deverá transparecer profissionalismo, seriedade. Nada de fotos em festas, sem camisa, etc.
E não se esqueça de sorrir, você não quer mostrar ser uma pessoa desgostosa com a vida! Afinal, quem quer trabalhar com alguém assim?
2. Desative notificações de mudanças de perfil
É natural que seu perfil não esteja bom caso ele continue sendo o que você criou pela primeira vez. Quando se adiciona uma competência ou novo emprego, recomenda-se que seja divulgado. Porém, quando se está reformulando o perfil todo, é melhor desativar as notificações.
E se você estiver trabalhando mas buscando um novo emprego, não quer que seu chefe fique sabendo, não é?
Para desabilitar as notificações, vá em Configurações e Privacidade > Selecione se quer compartilhar suas alterações de perfil > desative e salve.
3. Revise seu perfil inteiro
Nada é mais prejudicial do que erros de português em qualquer coisa relacionada a sua vida profissional. Mesmo que você seja formado em letras, revise tudo muito bem, algum erro de digitação pode ter passado despercebido.
A linguagem também deve ser formal, você não está escrevendo um e-mail para seu amigo. Você pode até ser a pessoa certa para uma vaga, por exemplo, mas se o recrutador acessar seu perfil e ver “tbm”, não vai gostar.
4. Não minta, mas também não seja humilde
Mentir nunca vai te levar a lugar nenhum. Ou pelo menos, nenhum lugar que valha a pena. Entende apenas o básico do inglês? Não coloque que é fluente. Em algum momento você precisará apresentar na vida real o que colocou em seu perfil e não vai ser bonito.
Por outro lado, também não seja humilde. Liste tudo o que achar interessante sobre você e sua experiência, mesmo que pareça irrelevante.
Pense bem sobre todas as responsabilidades e tarefas exercidas em seu emprego atual e anteriores. Algo que pode parecer pequeno, talvez seja justamente o que outra empresa precise.
5. Entre em grupos e participe
Os grupos do LinkedIn são ótimos para fazer publicidade pessoal. Busque os mais relevantes na sua área e participe com respostas e discussões relevantes, compartilhando informações de interesse do grupo.
Dessa forma, você estará mostrando que é antenado no assunto, que se interessa e entende. Existem pessoas importantissimas participando desses grupos, a chave é encontrar os mais interessantes.
6. Crie uma URL própria
Sua URL “fulaninho-de-tal-45518919-as45d6asd” não passa muita seriedade e conhecimento sobre a ferramenta. Crie uma URL personalizada, de preferência apenas com seu nome, limpando qualquer letra ou número extra.
Para isso, na área de edição de seu perfíl, abaixo da sua foto de perfíl, clique no botão de engrenagem que fica ao lado da sua URL. Na página que abrirá, mude em “URL do seu perfil público”.
7. Adicione um resumo com seus principais feitos e habilidades
O resumo tem a vantagem de passar suas melhores habilidades e feitos rapidamente ao usuário que acessa seu perfil. Geralmente é o primeiro lugar onde vão olhar, depois de sua foto.
Aqui, adicione o que julgar serem seus 5 maiores feitos profissionais e o que lhe destaca da maioria. Seja o mais direto possível.
8. Se melhor, modifique seu título profissional
Por padrão, o LinkedIn deixa seu título profissional com o último ou atual cargo. Você pode mudar isso, colocando algo se diferente se achar relevante. Porém, se seu cargo for de destaque, talvez seja melhor deixá-lo como está.
Como ele é exibido logo abaixo de seu nome, é interessante usar algo que chame atenção e tente não ultrapassar 10 palavras.
9. Adicione uma imagem de fundo
Por fim, fazer modificações visuais na própria página do perfil também é uma boa maneira de ser lembrado. A mais efetiva é inserir uma imagem de fundo. Mas lembre-se, sempre seja profissional.
Utilize imagens que tenham ligação ao mundo profissional, sua área. Algo que inspira outras pessoas, que tenham algum impacto emocional, também é recomendado.