Apesar de todos os investimentos e orientações, fraudes com cartões de crédito continuam gerando prejuízos bilionários pelo mundo.
A culpa não é dos usuários, e em parte, também não é das instituições financeiras. A verdade é que é difícil criar algo completamente seguro, especialmente na internet.
É isso que dois bancos da França estão tentando resolver de uma vez por todas com seus novos cartões de crédito.
Como funciona?
Para realizar qualquer compra online, é necessário informar o código de segurança do cartão. Aqueles três dígitos que ficam na parte de trás.
O cartão conta com uma tecnologia chamada MotionCode que altera esse código a cada hora. Após esse intervalo, o código não é mais válido.
Ou seja, se um criminoso obter seu cartão de crédito, a não ser que o use imediatamente, não poderá fazer qualquer dano.
A não ser pela pequena tela na parte de trás do cartão, ele é como qualquer outro. Você pode até molhá-lo que não haverá qualquer problema.
A tecnologia foi desenvolvida pela Oberthur Technologies, uma empresa de segurança digital da França. Aaron Davis, diretor de negócios da empresa, afirmou:
O MotionCode é exatamente o que já se faz atualmente – copiar três dígitos da parte de trás do cartão – mas com uma enorme camada de segurança adicional.
O único ponto negativo é que você terá que recadastrar o código de segurança de seu cartão sempre que for fazer uma compra, mesmo que já o tenha usado em determinada loja online.
Eu quero!
A Société Générale e o Groupe BPCE anunciaram que já estão se planejando para disponibilizar o cartão de crédito tecnológico para todos seus clientes, já que os testes realizados no ano passado foram positivos.
No Brasil, não há qualquer previsão de chegada. Testes similares estão em andamento no Méximo e Polônia, e deve chegar em breve ao Reino Unido.
Considerando que o Brasil está entre os países com os maiores números de fraudes e roubos de dados sigilosos pela internet, vamos torcer para algo assim chegar logo por aqui!
Via e imagens: The Memo