Muito popular em países, a Black Friday sempre foi vista com olhos de desconfiança pelos brasileiros. O motivo é simples: as lojas não tem o costume de oferecer descontos reais sobre o valor de seus produtos, praticando uma inflação de véspera para depois aplicar os descontos.
Pois bem, observando os números de 2015 pudemos ver que as coisas estão começando a mudar, ao menos na percepção do brasileira pela data. Com um faturamento total de R$ 1,6 bilhão em 2015, a Black Friday conseguiu em praticamente dois dias vender mais do que nos 15 dias anteriores ao Dia das Mães, momento que só perdia para o Natal por aqui.
A Black Friday em 2016
Muitos economistas e profissionais da publicidade vêm apontando para uma Black Friday ainda mais surpreendente em 2016. O embasamento desse otimismo está no crescimento de 8% no Dia das Mães, 12% no Dia dos Pais e de impressionantes 16% no Dia dos Namorados.
Mesmo com a crise econômica mais agrava no primeiro semestre de 2016 em relação a 2015, as datas mostraram uma clara recuperação na atividade econômica, indo contra outros indicadores preocupantes, como a alta do desemprego.
Em 2016, a data da Black Friday será 26 de novembro mundialmente.
Google projeta uma Black Friday em 2016 com aumento expressivo nas vendas
A gigante das buscas Google divulgou que as buscas por preços na ferramenta saltam 60% a cada ano. Isso quer dizer que a população já adquiriu o hábito de usar a internet ao seu favor, o que desmascara falsas promoções em eventos como Black Friday e possibilitam a divulgação de pesquisas mais concretas sobre o assunto.
E foi nessa linha que o Google divulgou pela primeira vez uma pesquisa sobre o comportamento do público consumidor brasileiro na Black Friday. Foram consideradas as respostas de 800 brasileiros, faixa etária entre 18 e 54 anos, de cinco regiões do país em agosto.
Foram divulgados que o Brasil possui cerca de 40 milhões de pessoas consideradas consumidores ativos, e que 75% dela já participou de uma Black Friday pelo menos.
Segundo o Google, na Black Friday 2016 o Brasil terá 3 em cada 4 consumidores que compram online adquirindo algo no evento.