Se tudo o que você menos deseja é ter um profissão estressante, a lista de hoje é fundamental: as 10 profissões mais estressantes que existem.
Seja devido a pressão por metas ou até mesmo pelo risco de morte vivido por muitas delas, mostramos quais são os 10 empregos que você deve evitar caso queira ter uma vida profissional ao menos normal.
A lista é baseada em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que classifica as atividades desempenhadas pelos profissionais em uma escala de 0 a 100, onde quanto maior o número maior, a exposição ao estresse.
1. Policial
Especialmente os policiais militares são apontados como alguns dos profissionais que enfrentam os maiores níveis de estresse dentre todos os outros exemplos da lista. A justificativa é o risco exposto a todo momento aos perigos, além é claro de enfrentarem muitas vezes bandidos em maior número e com armas ainda mais poderosas que as disponíveis para eles.
2. Coordenador de eventos
Uma profissão que pode ser confundida com diversão aparece nas mais altas posições quando o assunto é estresse. A explicação é a seguinte: realizar um evento exige que uma série de fatores interligados funcionem perfeitamente bem, considerando horários, condições climáticas, qualidade dos produtos e serviços contratados, satisfação dos convidados, controle do orçamento e custos e mais uma série de fatores.
3. Bancário
A rotina de um bancário que trabalha em agências atendendo o público ou então via telefone oferecendo produtos e serviços é por si só estressante devido a metas intensas e o risco eminente de demissão, visto que este setor apresenta alta rotatividade de empregados. Temos aqui ainda um dos maiores graus de insatisfação dos consumidores, batendo recordes de reclamações junto com os serviços de telefonia nos PROCONs regionais.
4. Anestesista
Um dos procedimentos que mais causa mortes em cirurgias é a anestesia. Mesmo que todas as precauções sejam tomadas, é difícil prever exatamente como cada paciente reagirá à uma anestesia geral. O resultado é que muitos acabam falecendo no momento da anestesia geral, exigindo desses profissionais sangue frio e controle emocional apurado.
5. Operador de Telemarketing
Qualquer pessoa que já precisou ligar para um serviço de call center ou que recebeu a ligação de um deles deve saber muito bem por que a profissão ocupa o quinto lugar da lista. Além de ser um trabalho que não é bem visto por grande parte da sociedade, é direcionado a resolver problemas ou vender produtos. E a reação dos consumidores na maioria das vezes não costuma ser nada amigável com esses profissionais.
6. Cuidadores
As chamadas “Acute Care Nurses” lá fora, são profissionais que acompanham pessoas diariamente que necessitam de enormes cuidados médicos, seja por uma doença grave ou idade avançada. O estresse é recorrente devido a dificuldade em cuidar de pessoas que sofrem enormes limitações, além é claro dos riscos de que a situação do paciente se agrave a qualquer momento.
7. Dançarino profissional
Enquanto dançar pode ser visto como uma atividade de lazer/prazer para a maioria das pessoas comuns, a dança profissional é uma atividade rica em detalhes que causa uma enorme pressão sobre os dançarinos, que não podem errar mínimos detalhes nas apresentações.
8. Obstetra ou Ginecologista
Outro ramo da medicina apontado como muito estressante é dos ginecologistas/obstetras. A profissão aparece na lista devido a responsabilidade envolvida na hora da realização de partos e demais cirurgias ginecológicas, onde qualquer erro pode ser faltar em sentidos extremamente delicados.
9. Médico cirurgião
Os médicos cirurgiões destacam-se dentro de sua classe devido a complexidade que enfrentam na realização das cirurgias, além do peso das consequências graves que um erro cometido na profissão pode gerar.
10. Piloto de avião
A profissão exige tanto uma enorme preparação teórica dos candidatos quanto atualizações recorrentes, tanto d1os procedimentos de vôo quanto das mudanças realizadas nas aeronaves. Já a rotina normal da profissão exige um grau de atenção e preocupação enormes, além é claro dos fuso horários diferenciados enfrentados por estes profissionais.
As pontuações foram medidas como uma medida do nível de estresse que um trabalhador deve suportar no trabalho e como efetivamente terá que lidar com ele.
A pontuação de 100 é a mais alta necessidade de tolerância ao estresse. Curiosamente, seis das 10 profissões estão na área de saúde.,
Apesar de não aparecerem na lista, nossas menções honrosas para outras profissões estressantes vão para os professores, militares, bombeiros e profissionais de TI que enfrentam em muitos casos enorme pressão e expectativas inerentes aos seus cargos.