Conselhos Oportunidades

Como ser mais produtivo sendo feliz

produtivo eficaz escolhas

Aquilo em que pensamos a maior parte do tempo não só diz muito sobre nós, mas para o que estamos direcionados. Tenha o costume de questionar aquilo em que está pensando. Ele está te agregando ou te consumindo? Qual o motivo de estar com isso em mente? Existe um objetivo concreto para estar se ocupando desse assunto? Essa auto análise deve ser contínua, como uma forma de reeducar seu cérebro.

Leia também: como ser uma pessoa mais organizada

Foco nos pensamentos positivos

Apesar de pouco abordado, o acompanhamento do seu fluxo de pensamentos pode ser uma ótima forma de conhecer a si mesmo, e assim aquilo que é importante para você. Se questionar permitirá que você altere aquilo que não está te agregando algo efetivamente produtivo.

Por muitas vezes não realizarmos essa reflexão, deixamos de perceber as oportunidades reais que podem surgir por não estar em sinergia com o que realmente importa. Saiba que você pode escolher seus pensamentos, e com a prática moldar sua forma de pensar e de agir.

Dê a você mesmo ordens de comando, como por exemplo “isso não vale a pena, vou pensar em outra coisa” e busque no mesmo momento outro foco, e mantenha e determinação de manter suas ordens de comando quando voltar ao pensamento anterior.

A sua percepção da realidade muda, e com isso sobra espaço e tempo para focar naquilo que realmente importa. Pessoas produtivas sabem que a única coisa que não existe recomeço, é o tempo perdido. Torne sua principal tarefa utilizá-lo da melhor forma possível.

Aprenda a dizer não no momento em que não gostaria de dizê-lo

Temos por hábito acreditar que pessoas produtivas são assim “porque dão conta de tudo”. Mas sabemos bem que manter-se atualizado, ter hábitos saudáveis, dedicar-se a sua vida profissional, seu círculo de amigos, seus relacionamentos e estar sempre desenvolvendo novas habilidades trás implicíta a necessidade de dizer não.

Você não poderá ter hábitos saudáveis se aceitar todos os happy hours aos quais é convidado. Dedicar-se a um projeto importante só é possível se delimita aquilo que pode fazer pelos outros, por atividades que são passadas a você e que são menos importantes. Manter as pessoas que são importantes a sua volta envolve escolher com quem está disposto a passar o seu tempo e desenvolver seu lado pessoal e profissional ficará de lado se usa a maior parte do seu tempo em redes sociais por exemplo.

Dizer não é o que define o quanto aquilo significa para você. Que você entendeu que não é possível fazer tudo bem feito, mas a maior parte das coisas não são de fato importantes e está tudo bem não fazê-las. Dizer não a oportunidades que surgem é dizer sim para aquilo que você quer, e não ao que querem para você.

O não educado

Treine mentalmente formas de sair de situações sem causar ressentimento as pessoas que estão envolvidas. Utilize outras formas de negar a um pedido sem deixar explícito, como por exemplo “hoje tenho um compromisso inadiável mas fico muito feliz com seu convite.” Você não precisa necessariamente já encontrar espaço na sua agenda – se dê tempo para analisar o momento em que poderá, se irá querer, participar do projeto ou evento.

Utilize mais tempo planejando. O costume de receber uma demanda, seja por um momento social ou profissional, gera ansiedade, e logo uma resposta muitas vezes impensada. Faça um intervalo – mesmo que as pessoas aguardem seu retorno – e reflita por uns segundos. Tome uma decisão mais racional a respeito.

Não esqueça de descansar

Ser produtivo está longe de ser alguém com sono, que constantemente pensa que seu dia deveria ter mais horas. O cansaço torna sua linha de raciocínio mais lenta e irá prejudicar sua saúde ao longo do tempo. Prezar pelo seu descanso e a sua saúde não são uma opção – são regras para que seu dia seja de fato produtivo.

As pessoas tendem a confundir estar ocupado com ser produtivo. Separe um espaço para analisar seus hábitos e verá, que muitas atividades são responsivas e não geraram nenhum valor.

Sabemos que em muitas situações não temos controle e precisa ser feito, independente da nossa vontade. Faça essas atividades logo no seu primeiro horário, sem desviar a atenção para a vontade que irá existir de tomar um café, conversar, ver redes sociais. Faça antes de todas as outras atividades, e em seguida elenque os próximos passos produtivos que terá. Você verá que a pressão por responder a essas atividades irá diminuir drásticamente.

Use a tecnologia a seu favor: 5 aplicativos usados por profissionais produtivos

Seja honesto com você mesmo

Reflita um pouco sobre seus objetivos e aquilo que deseja fazer em 10 anos, por exemplo. Agora reflita um pouco mais se está sendo honesto com você. E por honesto digo prático e racional: seus objetivos podem acontecer de forma concreta e dependem somente de você?

Essa é uma pergunta chave para não cair na ilusão do longo prazo. Parece que em 10 anos tudo é possível, e que irá tornar-se mais fácil alcançar seus sonhos com o tempo.

Esse tipo de pensamento pode minar seus hábitos hoje, e torná-los contraproducentes. De nada adianta controlarmos nossos pensamentos, hábitos e escolhas se o fizermos sem um propósito que seja viável e que dependa de fatores externos. Cuidado com a armadilha do tempo!

Não perca: 3 dicas para ser mais produtivo