Muitas empresas ficam tem dúvidas de como contratar um estagiário que atenda as suas expectativas empresariais em relação ao seu desempenho, mas que especialmente tenha condições de se desenvolver, podendo se tornar um empregado efetivo no futuro.
Essa é a principal diferença entre um empregado comum e um estagiário, desde que o empreendedor entenda qual é o objetivo de qualquer programa de estágios.
Mas existem outras diferenças mais sutis mas importantes entre os estagiários e os empregados efetivos: o relacionamento patrão e colaborador deve ser diferenciada, possuir um caráter colaborativo e principalmente educacional.
Para ajudar na escolha do estagiário ideal para sua empresa, separamos 6 dicas especiais sobre o que você deverá atentar na hora da entrevista e análise dos currículos enviados para sua empresa:
1. Saiba claramente porque você precisa de um estagiário.
Pode parecer uma dica um tanto com óbvia, mas muitas empresas optam por contratar estagiários apenas devido ao seu custo ser muito menor do que o de um empregado comum.
Saiba de antemão que se esse é seu objetivo ao procurar um estagiário, a chance de que ambos acabem frustrados é muito grande.
Um estagiário buscará adquirir conhecimentos práticos na área de ensino de seu curso técnico ou graduação, e não um encarreiramento ou preocupação com o atingimento de metas de um empregado comum.
Entenda que o estagiário estará em sua empresa para principalmente aprender, e não assumir responsabilidades inerentes a empregados experientes.
2. Pergunte sobre os objetivos e expectativas dos candidato.
Se na dica anterior é importante saber o motivo que leva sua empresa a precisar de um estagiário, o oposto também é verdadeiro.
Muitos estudantes procuram um programa de estágio por acreditarem que muito rapidamente serão efetivados e seu salário será multiplicado. Se sua empresa não possui nenhuma intenção de contratar novos empregados, especialmente aqueles sem experiência ou formação, isso precisará ser compatibilizado com os interesses do candidato.
Tomar o devido cuidado para quem o estagiário não se frustre rapidamente economizará tempo e custos com novas entrevistas no curto prazo.
3. Aprofunde-se nas suas qualificações.
É normal que os candidatos à vagas de estágio não possuam qualificações ou registros em seu currículo, afinal a maioria ainda está começando uma vida e uma carreira educacional/profissional.
No entanto, certas aptidões podem ser verificadas independente da existência de registros profissionais.
Pergunte basicamente as áreas de interesse e que o estagiário gosta de fazer no dia a dia. Um candidato que afirmar que odeia computadores dificilmente terá aptidão para se adequar a uma rotina de envio de e-mail e elaboração de planilhas, mesmo que isso tenha relação com o curso escolhido na faculdade.
4. Determine se existe potencial para uma relação futura.
Sua empresa pretende efetivar os estagiários que se destacarem futuramente? Então não deixe de abordar com o candidato se ele tem realmente interesse em seguir carreira ou se estará no estágio apenas para cumprir acarga horária exigida por sua graduação.
Essa franqueza inicial no momento da entrevista poderá diminuir bastante suas opções de contratação, mas costuma resultar em contratações mais assertivas e duradouras.
Lembre-se que mesmo o que custo financeiro de um estagiário seja menor do que um empregado comum, seu empresa acaba investindo tempo de outros profissionais no ensino do candidato, além de ser mais comum ocorrerem falhas e erros na rotina de trabalho do estagiário inexperiente.
5. Avalie como a pessoa vai se encaixar em sua equipe.
Para aumentar as chances de sucesso na escolha de seu estagiário, preocupe-se sempre com sua capacidade de complementar o conjunto de habilidades do resto da equipe.
Não há nenhuma razão para gastar dinheiro, perder tempo e arriscar alterar a cultura organizacional de sua equipe por um estagiário que você tem ainda não saiba o potencial real futuro.
Entenda que cada estagiário, novo empregado, ou menor aprendiz, tem condições de alterar positivamente ou negativamente a composição de sua equipe.
6. Defina claramente objetivos.
Não é porque um estagiário está apenas começando e não possui vínculo empregatício ou estabilidade que ele não deverá se preocupar com as metas e objetivos de sua empresa. Afinal, isso também faz parte do desenvolvimento de sua habilidade e experiência no ramo.
No entanto, o oposto também é verdadeiro, e os objetivos do estagiário deverão ser levados em conta durante todo o seu contrato.
Estabeleça metas razoáveis e progressivas, que estimule o desenvolvimento constante do estagiário e propociorne para ele uma visão clara de seu desenvolvimento no médio e longo prazos. Não esqueça sempre de valorizar suas conquistas e certificar-se de que saiba sempre a motivação de suas atividades na empresa.
Via: Entrepeneur