Mesmo antes do novo filme ser anunciado, Star Wars sempre se manteve em alta entre fãs e também entre quem estava conhecendo a série de filmes.
Desde o lançamento da trilogia original, a franquia gerou mais de US$ 30 bilhões de dólares, sendo “apenas” cerca de US$ 12 bilhões vindos de bilheteria e venda de mídias como DVDs, de acordo com o Statistic Brain.
A maior fonte de rendimentos, que representa US$ 12 bilhões, vem da venda de brinquedos licenciados. Temos também a venda de videogames (US$ 2,9 bilhões) e venda de livros (US$ 1,82 bilhão), além de dezenas de outras.
Como uma franquia de filmes “para crianças” consegue se manter tão lucrativa? Através dessas 5 estratégias abaixo que você também pode aplicar ao seu negócio!
Faça parcerias lucrativas
Como vimos, a maior fonte de renda da franquia Star Wars é através da venda de produtos licenciados como brinquedos, livros, videogames, roupas, etc. Obviamente, a empresa de George Lucas não seria capaz de entrar e se manter nestes mercados tão bem quanto empresas já experientes. O caminho óbvio nesses casos é criar parcerias. O segredo é ter cuidado para não associar sua marca à empresas que não tenham carinho com sua imagem. Parcerias inteligentes também são ótimas para corte de custos, especialmente em empresas novas.
Ideias podem ser recicladas
A palavra do momento é “inovação”, mas isso não quer dizer que você precise inovar a cada passo que dá. O último Star Wars é um ótimo exemplo disso. Se compararmos ao primeiro filme (o episódio IV), veremos que ambos têm um protagonista em um planeta deserto, uma mensagem importante armazenada em um robô, vilões atrás dessa mensagem, antagonistas vestidos de preto, uma arma capaz de destruir planetas e heróis buscando destruir essa arma. Ou seja, fãs (ou clientes), não se importam com a repetição de estrutura/ideia, desde que a aplicação seja boa. A reciclagem é, inclusive, uma das maiores práticas de Marketing de Conteúdo.
Interaja com seus clientes
Antes do lançamento de Star Wars: O Despertar da Força, os atores, produtores, o diretor e diversos outras pessoas investiram bastante tempo respondendo perguntas dos fãs. Eles participaram de eventos, realizaram sessões de perguntas e respostas, aceitaram convites de veículos especializados, atenderam jornalistas, etc. O resultado foi o sucesso absoluto do filme, tanto em bilheteria quanto aceitação do público. Sua empresa deve sempre manter as linhas de comunicação abertas para os clientes, e realmente ouvi-los. Eles, especialmente os mais insatisfeitos, são sua melhor fonte de aprendizado, como costuma dizer Bill Gates.
Clientes fiéis fazem toda a diferença
Caso Star Wars não tivesse conseguido criar uma base de fãs extremamente fiéis, a marca não teria durado tanto tempo como um dos pilares da cultura pop. Podemos dizer o mesmo de negócios. Quando você oferece um produto/serviço de ótima qualidade, com ótimo atendimento, uma impressão forte ficará com o cliente. É assim que você cria embaixadores da sua marca, pessoas que fazem questão de divulgar seu negócio, potencialmente viralizando o negócio.
Não consegue ir além? Venda
George Lucas e seu pessoal fizeram um trabalho incrível ao longo das últimas décadas tirando proveito da marca Star Wars. Porém, ficou claro que em algum ponto, não conseguiam ir além do que já havia sido feito. Logo, a Lucasfilm foi vendida para a Disney por US$ 4 bilhões e pouco tempo depois um filme de enorme repercussão foi lançado, bombando todos os outros negócios relacionados à marca. A decisão de vender às vezes é dura, frequentemente criamos laços emocionais aos negócios, mas se você sente que chegou ao limite do que pode fazer com ela, é melhor vender e partir para a próxima!
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