Pedir aumento não é a experiência mais agradável do mundo. Geralmente passamos dias pensando como começar a conversa com o chefe, quanto devemos pedir e inclusive se temos esse direito ou se merecemos receber mais.
Em um mundo perfeito você receberia aumentos salariais antes de precisar pedir. Isso até pode acontecer, mas é extremamente raro. Se você acredita que merece, deve pedir aumento sim. E quem melhor para ensinar como fazer isso, do que os próprios chefes que são responsáveis em dar esses aumentos? Confira o que 8 deles têm a dizer sobre isso.
1. Compartilhe seus objetivos e peça feedback
Tenha uma conversa aberta e honesta com seu superior. “Se você está no seu cargo há pelo menos 6 meses, então, de uma forma não agressiva ou egoísta, tenha uma conversa com seu supervisor para falar que apesar de sua prioridade ser fazer o melhor trabalho possível na sua posição atual, seu objetivo a longo prazo é avançar sua carreira e que você quer ter certeza que está fazendo tudo que pode para conseguir isso.”
Esse é o conselho de Danielle Harlan, a CEO do “Centro de avanço em liderança e potencial humano”. Ela também sugere que você pergunte no que você pode melhorar e o que fazer para melhor se preparar para o que seria seu próximo cargo.
2. Aceite mais responsabilidades
“Meu melhor conselho para uma promoção rápida é se vestir para o trabalho que você quer – além de se vestir para o que já tem”, é o que diz Jenna Tanenbaum, fundadora do GreenBlender, uma empresa de delivery de smoothies.
“Primeiro, domine as tarefas e responsabilidades do seu cargo atual, e então comece a resolver problemas que você estaria resolvendo caso fosse promovido”, ela ainda afirma, “entenda a estratégia principal de sua organização, faça várias perguntas difíceis, e se alinhe com as prioridades da empresa. Você estará no comando rapidinho.”
3. Comunique suas vitórias
A vice-presidente da empresa de moda Le Tote conta como ela já sabia que sua funcionária tinha mérito para pedir aumento porque ela comunicava todas suas “vitórias” ao invés de esperar meses para falar todas de uma só vez.
E claro, essas “vitórias” só vieram porque a funcionária sempre conseguia superar as expectativas do que era esperado de seu cargo atual, assumindo cada vez mais responsabilidades.
4. Demonstre o valor que você adiciona
O objetivo de qualquer funcionário deve ser sempre gerar valor. O conselho de Kim Mullaney, vice-presidente de Recursos Humanos na Monster, é justamente demonstrar isso.
“Fazer um bom trabalho e trabalhar várias horas não garantem uma promoção ou aumento salarial. Você precisa demonstrar como fez de tudo para adicionar valor à sua equipe e à empresa”. Um exemplo disso é demonstrar quanto dinheiro você gerou, quais processos otimizou, etc. Dados e gráficos são ótimos para apresentar esse tipo de informação.
- Veja também: Os 5 piores tipos de chefe e como não ser um deles
5. Foque no mérito e não na necessidade
Você pode estar passando por dificuldades, o que não é raro em tempos de crise, mas não é por compaixão que terá uma resposta positiva quando pedir aumento. Antes de mais nada, você precisa acreditar que você merece o aumento.
Beth Monaghan, CEO e co-fundador da empresa de relações públicas InkHouse, sugere: “A melhor forma de pedir aumento é focando em merecer ao invés de precisar. Frequentemente as pessoas argumentam que o aumento é importante por conta dos altos custos de vida. Porém, um empregador quer dar aumentos se baseando em performance”. Sendo assim, nada de ficar falando sobre o aluguel ou a TV nova que quer comprar.
6. Faça pesquisas
Como em tudo na vida, se você melhor se preparar fazendo pesquisas, maiores são as chances de atingir seu objetivo. E no caso de pedir aumento não é diferente. Diane Domeye, uma diretora da Creative Group diz: “Antes de qualquer negociação de salário, faça uma pesquisa para determinar seu valor no mercado. Estude as tendências salariais para profissionais na sua área geográfica e profissional com cargos similares.
Isso também vai ajudar muito em uma das maiores dúvidas que surgem quando queremos aumentos, que é saber quanto. Existem diversos sites que podem te ajudar nisso, sendo no Brasil o LoveMondays um dos principais. Lá, você pode pesquisar salários e comentários sobre quase todas as principais empresas que atuam por aqui.
7. Converse sobre o futuro
“Todo gerente valoriza a lealdade. Comece a conversa de forma positiva e explique o quanto você gosta de trabalhar sob seu gerente e na empresa. Então explique o que você quer fazer no futuro, como você planeja contribuir ao crescimento do negócio”.
Você não vai ser valorizado se não valorizar para quem você trabalha ou se não tem planos futuros naquele lugar. É pensando nisso que Mandy Gilbert, fundadora da empresa de recrutamento Creative Niche, deu o conselho acima.
8. Esteja preparado para ouvir um “não”.
Julia Bonem, uma consultora de carreiras na Resume Strategists, dá conselhos caso você não receba o aumento que queria: “se você não conseguir o aumento salarial ou a nova posição que pediu, não quer dizer que chegou ao fim da negociação”.
Para ela, a melhor estratégia nesse caso é pedir uma avaliação de sua performance e estabelecimento de objetivos que significariam um aumento. Isso mostra o quão dedicado está em evoluir sua carreira dentro da empresa e te dá vantagens na hora de realizar a próxima negociação. Isso é, desde que atinja os objetivos.
Caso você ainda esteja pensando se deve pedir aumento, saiba que o não você já tem, então o que há a perder? Independente do resultado, caso siga as dicas acima, você sairá aprendendo mais e demonstrando seu comprometimento.
Fonte: Forbes/Elana Lyu