Quem busca seu negócio próprio mas não tem grande capital inicial poderá se interessar por um novo e barato modelo de franquia proposto pela já tradicional Cacau Show.
A nova franquia privilegia o mercado de vendas diretas em casa, com investimento inicial de apenas R$ 19 mil, já incluídos os custos com instalação, a taxa de franquia e o capital de giro.
Cacau Show reinventa seus modelos de negócios
Não é apenas o lançamento do novo modelo de venda à domicílio que chama atenção: o atual modelo de quiosque visto principalmente em shoppings tornou-se agora menor e mais barato, com investimento partindo de R$ 35 mil. Quem investia no modelo atual desembolsava ao menos R$ 45 mil.
Além da venda direta à domicílio e a repaginação dos quiosques, a marca investe agora no modelo de gelateria Cacau Show, que nada mais é do que um carrinho que oferece sorvetes, chocolates, café e waffles, partindo de um investimento mínimo de R$ 38 mil.
Se você confia em um dos modelos da Cacau Show, saiba que os números esperados giram em torno de R$ 35 mil (quiosque) e R$ 50 mil (gelateria) de faturamento bruto mensal, cuja margem de lucro é 12% a 15% (R$ 4.200~R$ 7.500). Com um lucro líquido intermediário teríamos o retorno do valor investido entre 1 ano e 1 ano e meio.
Situação econômica difícil incentiva franquias mais baratas
Contando com mais de 2 mil lojas tradicionais no Brasil, com custo de 110 mil reais por nova unidade, a Cacau Show percebeu que a crise grave vivida pelo Brasil exige novos modelos de investimento.
A empresa vê na venda porta a porta e em pequenos quiosques uma oportunidade para levar seus produtos ainda mais próximos dos consumidores.
A intenção do modelo mais barato é fazer com que os investidores atuem em lugares de grande movimentação de pessoas, desde galerias comerciais, até estações de ônibus, metrô ou trem, universidades e nos próprios shopping centers (modelo quiosque ou gelateria).
Apesar do baixo custo dos 3 modelos citados, as expectativas da marca são um tanto quanto modestas: estima-se a contratação de 30 franquias de venda porta a porta, 50 de gelateria e mais 20 no novo modelo de quiosque até o fim de 2016. Seriam 100 novas unidades de vendas da marca em 6 meses.
Importância da hora de decidir investir
Apesar do mercado de franquias ser muito atraente por oferecer produtos já consolidados no mercado, sempre é necessário ter em mente o seu objetivo, expectativas e possibilidades negociais.
O modelo de venda direta, que consiste em uma bolsa grande que o vendedor deverá atuar ou de porta em porta ou em locais de grande movimentação, dependerá quase que exclusivamente da disponibilidade de quem for realizar as vendas quanto do local escolhido.
Esse modelo também traz mais riscos, principalmente de assaltos.
Pesam a favor da Cacau Show o massivo investimento em marketing que fortalece todos os modelos, e os ajustes na logística de distribuição de doces, especialmente em épocas como a pascoa, dia dos namorados e natal.
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Já o modelo de quiosque ou gelateria pode ser útil em pequenos shoppings ou galerias que não contam com outra loja da franquia nos arredores.