Liderar uma equipe pequena já é um grande desafio, especialmente para quem está começando um novo negócio. O caminho para o sucesso é cheio de buracos e alguns podem quebrar sua empresa sem você perceber antes que seja tarde demais.
Então como grandes CEOs conseguem liderar dezenas de milhares de funcionários espalhados pelo mundo, e com muito sucesso? O segredo está em algumas atitudes que a primeira vista podem parecer pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença.
Analisamos algumas qualidades que diferenciam CEOs de grandes empresas frente aos que estão fadados ao fracasso e chegamos nestes 8 traços essenciais.
Eles são absolutamente claros sobre os objetivos da empresa
Para liderar uma equipe de sucesso, antes de mais nada é preciso que todos os membros entendam exatamente quais os objetivos e visão da empresa. Grandes CEOs entendem que eles são apenas o condutor de algo muito maior, que só é possível com a colaboração de todos os envolvidos.
Jeff Weiner, CEO do LinkedIn desde 2009, tornou o que era uma pequena rede social em uma plataforma com mais de 400 milhões de usuários que é avaliada hoje em cerca de US$ 30 bilhões.
Ele afirma que todos os funcionários do LinkedIn sabem que o grande objetivo da empresa é aumentar a produtividade e oportunidades financeiras de todos no mundo inteiro.
Eles são obcecados pelos clientes
Um bom líder entende claramente que o cliente é tudo. Afinal, sem clientes, não há dinheiro. Mas não param por aí. Eles também fazem todos os funcionários entenderem isso.
Jeff Bezos, o famoso CEO da Amazon, é conhecido por levar essa ideia ao limite. Tanto é sua obsessão com a boa experiência de seus clientes que ele deixa sempre uma cadeira vazia em suas reuniões. A cadeira representa o componente crucial que não está na sala: os clientes.
Hoje, existe uma equipe na Amazon dedicada apenas a representar os clientes. E quando eles não estão felizes, todos os executivos da empresa se desesperam. Mas o que isso fala sobre como liderar uma equipe? Simples: faz com que todos os funcionários mantenham a visão no que realmente importa para a empresa.
Eles se veem pelos olhos dos outros
Como liderar uma equipe se não sabe o que elas pensam sobre você? Isso pode ser um grande problema se você tem uma personalidade fechada.
Em geral, CEOs introvertidos tem a qualidade de sempre quererem o bem estar de seus funcionários, mas nem tudo são flores.
John Lilly, ex-CEO da Mozilla, explica que ele se enquadra nesse perfil e o que fez para melhorar:
Sou um engenheiro por formação e um pouco introvertido. Quando estou caminhando de uma reunião à outra, estou pensando sobre coisas. Frequentemente estou olhando meu celular ou para o chão enquanto penso. É algo meio que natural em engenheiros, mas é bem estranho quando seu CEO passa e nem ao mesmo olha e percebe que você está lá. Então me forcei para fazer coisas que não são naturais para mim.
Ou seja, ele conseguiu perceber qual mensagem ou má impressão que estava dando se colocando na posição de seus funcionários. Com isso, conseguiu melhorar seu relacionamento com o restante da organização e aumentou seu poder de liderança. Caso contrário, provavelmente muito de seus funcionários começariam a procurar novos empregos.
Eles focam em pessoas, estratégia e execução
Nós sempre ressaltamos que ideias não valem nada sem uma boa execução, assim como empresas que não oferecem soluções para problemas reais estão fadadas à morte.
Com o foco em pessoas, estratégia e execução, você já estará no caminho certo em 99% das vezes. Tim Cook, CEO da Apple, falou sobre isso em 2013 durante uma palestra:
Se você entende estes três aspectos, o mundo se torna um ótimo lugar.
Você, como líder, tem a responsabilidade de guiar os membros de sua equipe na direção certa.
Eles sabem quando os funcionários precisam de uns tapas nas costas
Uma equipe bem liderada não precisa estar sob constante supervisão ou recebendo feedback a cada tecla digitada. Porém, todos somos humanos e como todos humanos, precisamos ouvir de vez em quando algumas palavras de conforto.
A Microsoft perdeu um pouco de seu prestígio nos últimos anos, principalmente depois que grandes empresas como Google surgiram mostrando quanto o trabalho pode ser divertido.
Corrigir isso é um dos principais objetivos de Satya Nadella, CEO da Microsoft, desde que assumiu a função na empresa. Ao saber quando dar um tapa nas costas de seus funcionários, parabenizá-los e também quando simplesmente não fazer nada, o executivo conseguiu aumentar substancialmente a provação da empresa pelos funcionários.
Eles agem com mais ferocidade que qualquer outra pessoa
Qualquer empresa tem diversos obstáculos a atravessar durante sua jornada. Grandes CEOs entendem isso e inclusive apreciam essas dificuldades. Eles servem como ótimos momentos de aprendizagem e motivação.
Um exemplo perfeito disso vem de Elon Musk, CEO da Tesla e Space X, o homem que é considerado um dos maiores gênios da nossa geração.
Quando o foguete Falcon 1 da SpaceX falhou, o mundo todo queria saber o que Elon Musk e seus funcionários tinha a dizer sobre o ocorrido.
Musk aproveitou a oportunidade para dar aula de como liderar uma equipe, sendo que antes de fazer qualquer comentário para a imprensa, realizou uma reunião com todos os funcionários dando um discurso motivacional de peso, tornando o sentimento negativo sobre o ocorrido em pura determinação para fazer melhor da próxima vez.
Eles estabelecem objetivos ambiciosos e arriscados
Você pode sempre pagar seus funcionários melhores para tentar mantê-los felizes, mas uma maneira muito mais eficaz e econômica é sempre fornecer desafios a serem superados.
Nenhuma grande empresa se tornou o que é hoje sem ter um forte senso de ambição e objetivo. A Disney é um exemplo clássico disso, com Walt Disney sempre estabelecendo objetivos que na época pareciam fora da realidade, mas que tornaram a empresa na gigante que hoje é.
Bob Iger, o atual CEO da Disney, compartilha essa ambição. Ele explica que sempre encoraja seus funcionários a pensarem sério sobre o que estão fazendo. Frequentemente os esforços de uma pessoa talentosa está sendo desperdiçado em coisas pequenas, que não farão grande diferença.
Iger afirma regularmente “tirar pessoas das pequenas coisas que estão fazendo, e colocá-las em grandes coisas”, é uma das melhores práticas para liderar uma equipe de sucesso.
Eles se responsabilizam pelo que é feito e os resultados
Um dos tipos mais comuns de chefes que não deveriam existir são aqueles que gostam de tomar crédito pelo que dá certo e apontar o dedo quando algo dá errado.
Essa é uma ótima maneira de completamente arruinar a moral de sua equipe. Bons líderes entendem que eles são responsáveis por todo resultado negativo, e que devem dar créditos para todo resultado positivo.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, alguns anos atrás, cometeu o erro de não dar importância suficiente aos usuários que queriam acessar a plataforma via smartphones ou tablets. Ele assumiu que isso foi um erro dele e direcionou um enorme esforço para corrigir o problema, o que acabou multiplicando as receitas da empresa.
Por outro lado, Martin Winterkorn da Volkswagen, que afirmou não ter feito nada errado após o escândalo da empresa sobre trapacear testes de poluição, teve que se demitir rapidamente.
Independente de qual tipo de liderança você esteja seguindo, todas essas características irão lhe ajudar imensamente a liderar uma equipe de sucesso!