Nossa cultura tende a valorizar pessoas que trabalham duro, que são persistentes. Afinal, o brasileiro não desiste nunca, certo?
Algumas pessoas interpretam isso da forma errada e acabam levando vidas incompletas. A triste realidade é que a maioria dos brasileiros estão em empregos que não as fazem felizes.
Em 99% dos casos, largar o emprego é impensável, então muitos engolem suas frustrações e seguem em frente. Mas isso é o ideal?
Buscar algo novo e mais satisfatório não é algo que você deva ter vergonha. É seu direito ser feliz no que faz. Se você se encaixa em algum dos casos abaixo, certamente está na hora de buscar um novo emprego.
Sua situação corresponde sua ambição?
Ao contrario do que somos levados a acreditar, você deve sim ser ambicioso. É uma qualidade louvável em qualquer lugar de respeito no mundo. Por que alguém em sã consciência não gostaria de evoluir sua carreira, sua situação atual?
Reflita sobre isso, verifique se onde está agora corresponde ao que você quer ou se está te levando lá. Nunca se esqueça de seus planos de longo prazo.
Suas habilidades estão sendo usadas e polidas?
Sabe quando você está tão envolvido em algo que passa horas e horas sem nem perceber? São nelas que você é mais produtivo, de longe. Muitas teorias afirmam que isso só é possível quando o nível de desafio e habilidades são equivalantes.
Ou seja, se estão pedindo pouco de você comparado ao que é capaz, ou então muito mais do que consegue, você não conseguirá ser feliz em seu trabalho. O ideal é que você seja bem aproveitado (e sinta isso), além de estar sempre aprendendo algo novo.
Quais são suas recompensas?
Pode ser que seu emprego seja perfeito em todos os outros sentidos, mas se você não é recompensado adequadamente, de nada adianta. Se sentir desvalorizado é um dos piores sentimentos que existem.
Não estamos falando apenas de dinheiro. Se você trabalha em uma startup, é bem possível que eles simplesmente não possam oferecer salários altos, mas existem outras formas de recompensar o funcionário. Você sente que está sendo propriamente recompensado?
Seu chefe é um líder?
Um bom chefe não é um chefe, e sim um líder. Ele não deve pensar em seu próprio beneficio acima dos outros, não deve tomar todos os créditos e achar estar acima de seus subordinados.
Existem diversos tipos de chefes insuportáveis, mas em geral se você não tem uma boa relação com seu superior e acha que é impossível resolver esse problema, talvez esteja na hora de buscar algo novo. Mas antes se pergunte: o problema realmente é seu chefe?
Domingo a noite é o pior momento da semana?
Você sente toda a tristeza do mundo quando escuta a vinheta do Fantástico nas noites de domingo? Esse é um sinal claro de que alguma coisa está errada.
Isso não quer dizer necessariamente que você deva buscar um novo emprego. Mas é importante identificar qual o motivo dessa desmotivação. Talvez o problema não seja complicado de arrumar. Muitas vezes uma conversa sincera com seu chefe pode fazer toda a diferença do mundo.
Seu trabalho deve lhe dar prazer. Ou você quer ter desperdiçado 30% de sua vida em algo que lhe deixa para baixo? Não tenha medo, vá atrás dos seus sonhos. Não seja apenas mais uma cabeça baixa na multidão.