Você com certeza consegue identificar alguns hábitos que prejudicam sua produtividade e outros que melhoram sua vida. O grande segredo dos bilionários foi maximizar os hábitos positivos. Alterar hábitos não é uma tarefa fácil, mas quando sabemos no que focar e como, tudo fica mais simples.
Os Bilionários só chegaram onde estão graças a essa realização e perceber isso você também pode te colocar à frente. Vamos examinar 8 hábitos que as pessoas mais ricas do mundo seguem à risca.
1. Os bilionários estabelecem objetivos
Estabelecer objetivos beneficia não apenas suas finanças como também pode te ajudar em todos os aspectos de sua vida. Ninguém se torna rico por acaso. Bilionários estabeleceram objetivos claros e fizeram o que precisaram para chegar lá.
Também há benefícios psicológicos nisso. Ao estabelecer uma série de objetivos que você pode completar para chegar ao objetivo principal, sua mente consegue perceber progresso e lhe recompensa com aquele delicioso sentimento de conquista.
2. Foco é a chave
“Uma mente focada pode mover montanhas”. Essa frase não podia ser mais verdadeira. Bilionários sempre estabelecem objetivos difíceis, mas com foco, conseguem chegar lá.
Não importam as dificuldades, o que a vida coloca em seu caminho ou as tentações que aparecem toda hora, você precisa se manter focado no seu objetivo. Apenas querer não vai te levar a lugar algum. Saiba quais são suas prioridades e dê o suficiente de si.
3. Produtividade acima de tudo
Existem centenas de livros prometendo o segredo para a produtividade. É verdade que existem algumas coisas que lhe ajudam a chegar lá, mas no final é simples: com objetivo, foco e um cronograma bem estabelecido, você já está na frente de 99% das pessoas.
Ou seja, bilionários evitam a todo custo perder muito tempo assistindo TV ou olhando redes sociais. Quando não estão realizando alguma tarefa produtiva que leva a um objetivo, estão contando as horas desperdiçadas.
4. Bilionários evitam gastar
É natural sentir a tentação de abrir aquele e-mail de marketing sobre “produtos 80% off!”. Mas pessoas ricas, pelo menos quando ainda não eram, evitam esse tipo de tentação.
Sempre estamos de olhos em algo novo, uma TV mais moderna, um computador mais potente, etc. Mas é preciso identificar se você realmente precisa ou se é apenas o seu consumismo falando alto.
5. Continuar aprendendo sempre
Bill Gates é conhecido por suas listas de livros preferidos todos os anos. Ele já chegou a falar que em alguns casos, a leitura chega até a o atrapalhar por o manter acordado durante a noite por muito tempo. Thomas Corley, escritor que pesquisou os hábitos de pessoas ricas por 10 anos, descobriu que 88% leem pelo menos uma vez por dia.
A lição é: se até Bill Gates continua sedento por conhecimento, por que você já não está devorando todos os livros que pode? Tente sempre estar aprendendo algo novo, você irá estar cada vez mais preparado.
6. São persistentes
Depois de terem colocado um objetivo claro em suas mentes, quem chegou na casa dos bilhões não se deixou desmotivar. Todos eles são persistentes e só por isso conseguiram chegar lá.
No meio do caminho tiveram muitos problemas, como qualquer um, e diversos de seus negócios falharam. Mas ao invés de desistir, aprenderam com os erros e se tornaram mais preparados por isso.
7. Não evitam riscos, mas os calculam
É impossível chegar a um patamar tão algo sem correr alguns riscos. Alias, a propensão por riscos está no DNA da maioria dos bilionários. Mas isso não quer dizer que eles se arriscam à toa.
Cada passo que dão é calculado, medindo o que tal coisa pode trazer de benéfico em relação ao risco. Sabem que não é sábio apostar todas suas fichas em uma única aposta.
8. Acordam cedo
Diversas pesquisas já mostraram que a enorme maioria das pessoas de sucesso acordam cedo, bem cedo. Em alguns casos, cedo chega a ser 04 da manhã. Você não precisa chegar a tanto, mas nada de acordar para o almoço.
Acordando cedo, digamos às 07 horas, você tem tempo para se adiantar no que precisa, seguir seu cronograma, se exercitar, se alimentar corretamente, estar à frente dos outros.