Todos que querem ter alguma vantagem na corrida profissional, ou particular, precisam ter um bom marketing pessoal. Ou seja, precisam passar a imagem própria que ajudará a atingir dado objetivo.
Marketing pessoal não é algo que apenas quem nasce comunicativo pode dominar, apesar disso ajudar. Marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que devem ser estabelecidas de acordo com a situação.
Ao seguir essas 8 dicas, você com certeza terá ótimos resultados.
Defina seu objetivo e entenda o contexto
A imagem própria que você deve vender depende de diversas variáveis. O primeiro passo é entender isso e elaborar uma estratégia coerente. Imagine as seguintes situações:
- Entrevista de emprego
- Reunião de negócios formal
- Reunião de negócios em um resort
As três situações possuem similaridades, pois todas envolvem sua carreira. Porém, engana-se quem acha que deve agir da mesma forma em todas elas.
Durante uma entrevista de emprego, a forma como você se porta deve estar de acordo com a vaga que busca preencher. Se é para cuidar de animais salvos de maus-tratos, você provavelmente precisaria exaltar sua empatia e carinho. Se a vaga é para uma posição executiva, vai precisar mostrar ambição e seriedade. Percebe a diferença? É um erro que muitos cometem, apesar de parecer tão óbvio.
No caso das reuniões, apesar de serem essencialmente a mesma coisa, também possuem variáveis. Em uma reunião formal, você deve estar vestido de acordo, usando linguagem de negócios, etc. Sua vida pessoal não importa aqui. Agora, se a reunião é em um resort, não vá de terno e gravata à piscina, pois vão achar que você é a pessoa mais fechada do mundo e sem toque com a realidade, o que é um problema para posições mais altas.
Não se atrase
Sempre chegue com antecedência em seus compromissos. Se você se atrasar para uma entrevista de emprego, ou encontro com um(a) pretendente, seu marketing pessoal já sofrerá antes mesmo de você abrir a boca. Ou em casos mais extremos (mas não raros), será imediatamente desqualificado ou não terá ninguém o esperando.
O atraso, mesmo que justificado, passa a impressão de que você não é uma pessoa organizada, responsável ou que simplesmente não está levando aquilo a serio.
Cuide de sua presença online
Não há um recrutador no mundo que não verifica o perfil do candidato em redes sociais, especialmente se é para uma vaga importante. Então nada de todos os dias fazer check-in e publicar fotos em bares ou textos que podem ser considerados de mau gosto. Siga o que o bom senso lhe disser. Na dúvida, simplesmente não publique.
Também há outros motivos para ter uma boa presença online. As redes sociais são na verdade a melhor ferramenta para marketing pessoal que existe, pois através delas, você pode mostrar suas capacidades para um número enorme de pessoas. Se você sempre publicar coisas inteligentes no Facebook, a consequência é que todos acharão que você é uma pessoa inteligente. Mas não exagere, tente ser natural, pois também se corre o risco de parecer que quer apenas se exibir. Também não se esqueça de ter um bom perfil no LinkedIn, pois ele pode oferecer grandes oportunidades.
Foque em seus pontos fortes
Todos temos nossos pontos fortes, mesmo que à primeira vista você não consiga identificar quais são eles. Se você já os conhece, poderá utilizar isso a seu favor, mesmo que o seu objetivo final não envolva a necessidade de colocar essas características em prática.
Por exemplo, ser engraçado não é um requisito para ser um bom jornalista, mas seu bom humor pode te ajudar a ganhar a simpatia de quem pode te colocar na posição que deseja. É claro que isso também depende do que você definiu como objetivo e qual o contexto, como explicamos na primeira dica.
Outra vantagem dessa estratégia é que esse seu ponto forte também servirá como uma marca. Alguns restaurantes têm atendimento tão bom que a qualidade da comida acaba não sendo o maior atrativo aos clientes.
Seja consistente
Mantenha a imagem que você passou. Não adianta ser a pessoa mais simpática do mundo durante a entrevista ou reunião e todo o resto do tempo ser fechada. O trabalho sobre seu marketing pessoal é algo constante, ele não pode nunca deixar de ser aperfeiçoado.
O mesmo vale para suas habilidades técnicas. Não seja um ótimo funcionário uma semana sim e outra não. É melhor ser um funcionário bom 100% do tempo do que um ótimo 50% e ruim os outros 50%.
Todos passamos por momentos difíceis, mas a realidade é que seus problemas não dizem respeito aos outros, a não ser sua família e amigos próximos. Isso nos leva ao próximo ponto.
Seus problemas são só seus
Você pode até achar que sua queda de produtividade é justificada, porém, aos olhos de seus superiores, não são. A prioridade deles serão sempre os resultados. Mesmo que seu chefe seja uma pessoa que se importa com você, ele não vai poder comprometer por muito tempo o negócio por sua causa.
Na maioria das vezes, você está exagerando. É natural do ser humano acreditar que seus problemas são grandes demais, que ninguém pode entender sua situação pois elas não estão passando por ela. Mas lembre-se que todos temos problemas e devemos conseguir separar bem as coisas.
Agora, se você realmente está enfrentando algum problema que não consegue evitar atrapalhar seu trabalho, converse com seu chefe. Se sua situação é realmente séria, ele irá entender e ajudá-lo a lidar com ela, e se isso não acontecer, provavelmente está na hora de buscar um novo emprego.
O mesmo vale para suas conexões pessoais. Converse com seus familiares, amigos e colegas. Expressar seus problemas ajuda a lidar com eles, e você perceberá que não precisa passar por tudo sozinho. Também faz com que entendam que você não está em um momento bom, justificando eventuais coisas que você pode inconscientemente os desagradar.
Sempre seja honesto
Todos, ou quase todos, sabemos que devemos ser honestos. Essa é uma característica que para quase tudo, a não ser alguns casos bem específicos, é um critério indispensável.
A maioria das pessoas pensa que ser honesto é uma questão moral, ética. E realmente é, mas pense um pouco sobre isso e perceberá que também existe uma razão prática muito clara para seu marketing pessoal: por menor que seja seu ato desonesto (mesmo que essa palavra pareça exagerada dependendo do ato), ele manchará sua imagem permanentemente para quem souber/descobrir. Então nada de roubar canetas dos colegas!
Não há marketing pessoal sem naturalidade
Você pode começar hoje a praticar todas as dicas acima e com certeza perceberá resultados em breve. Porém, se você não as praticar com naturalidade, nada importará. Alias, será pior do que se não estivesse fazendo nada.
Algumas pessoas são mais perceptivas que outras, mas todos temos a capacidade de identificar pessoas que estão agindo fora do normal de alguma forma. É uma qualidade humana que desenvolvemos evolutivamente.
Então sempre haja com naturalidade, e a melhor forma para isso é realmente desenvolver as características que foram expostas aqui.