Conselhos Você em alta

6 maneiras produtivas de aproveitar o tempo livre

aproveitar o tempo livre

Em pleno século XXI não é nenhum segredo que o tempo é um dos bens mais valiosos que possuímos. Além de seu alto valor, é impossível recuperar o tempo que já passou ou ainda expandir aquelas 24 horas que todos os seres humanos detém em uma mesma quantidade. Assim, nos resta uma alternativa: saber aproveitar de maneira produtiva o tempo livre que temos.

Não estamos falando de eliminar o ócio de sua vida: o tempo em que ficamos inativos também é importante para descansarmos e até mesmo para que surjam novas ideias e motivações. Falamos aqui de 6 maneiras para administrar o tempo livre de uma forma mais produtiva.

1. Escreva quais são seus objetivos

Para conseguir sucesso em qualquer coisa, você deve primeiro ter de forma clara quais são as metas que te levarão ao nível desejado na vida, seja no curto, médio ou longo prazo.

Poucas pessoas na história tiveram sorte o suficiente para chegar longe sem qualquer planejamento, logo, jamais conte com isso.

As pessoas que costumam escrever seus objetivos são mais propensas a alcançá-los do que aqueles que simplesmente pensam neles. Escrever ajuda a materializar e reforçar a lembrança do que precisa ser feito.

A ideia de usar o tempo livre para registrar os objetivos permite poupar o tempo utilizado para outras coisas em outros momentos, o que inclui correr atrás desses objetivos. Se você usar seu tempo ocioso para tal, irá eliminar outras distrações e aumentar seu foco no que deseja para sua vida.

Por isso, o tempo que seria gasto em desvios irracionais serão convertidos em tempo produtivo.

2. Ouça audiobooks

Adquirir novos conhecimentos é um dos melhores investimentos que você pode realizar durante sua vida, e nunca devemos parar de aprender até morrer.

A tecnologia trouxe muitas conveniências na hora de adquirir informações, e uma delas são os audiobooks.

Com um mero download você pode ouvir e aprender coisas novas enquanto viaja, faz exercícios ou mesmo relaxa na praia. É tão simples como ter alguém para ler um livro para você, de forma muito conveniente.

audio books tempo livre

3. Aprender outro idioma no tempo livre

Tal como acontece com os livros de áudio, a tecnologia facilitou o aprendizado e treinamento de novos idiomas. Se antes a única hipótese era ler um livro de estudos ou frequentar cursos de línguas, hoje aplicativos como o Duolingo permitem o treino em outros idiomas gratuitamente e de forma divertida.

Com CDs, downloads e podcasts você pode começar sua jornada para se tornar bilíngue (ou até multilíngue). Como um bônus adicional, o conhecimento de outras línguas vai melhorar sua empregabilidade, valorizando seu currículo.

4. Se aproxime da família e amigos

As pessoas produtivas e focadas nos objetivos não costumam ter tempo de sobra. Elas costumam achar que é difícil encontrar tempo para passar com seus amigos e familiares.

Não há como negar que as pessoas bem sucedidas trabalham muito e se envolvem tanto com seus objetivos e sonhos que é comum tal afastamento de suas vidas sociais.

Embora possa não ser possível para você gastar todo o tempo que quiser com seus entes queridos, passe a usar parte de seu tempo livre para conversar com os eles, mesmo que por telefone.

A proximidade com suas origens e pessoas que te admiram pode fortalecer ainda mais seu lado produtivo e sonhador, gerando significando para toda essa dedicação.

5. Exercite-se

Um corpo frágil e despreparado pode comprometer o desempenho de uma mente habilidosa. Especialistas demonstram que os maiores CEOs da atualidade melhoram seu desempenho graças à corridas matinais e fortalecimento da musculatura corporal.

Não importa o quão ocupado você seja, precisará de exercícios se você quiser viver o tempo suficiente para desfrutar os resultados de seu trabalho.

Fazer alguns agachamentos ou levantar pesos de mão enquanto fala ao telefone ajudarão seu tempo livre passar mais de pressa, além de gerar benefícios no longo prazo. exercicios no tempo livre

6. Diversão com foco produtivo

O lazer não precisa ser necessariamente algo que consuma seu tempo livre sem trazer retorno além do prazer momentâneo.

Se está pesquisando um filme para passar o tempo, por que não procurar um que tenha relação com seu trabalho ou com o mercado em que atua, mesmo que seja uma ficção?

O mesmo vale para livros: por que não substituir uma ficção por uma obra baseada em fatos reais premiada pela crítica que tem mais a ver com suas ambições?

Não há nada melhor do que unir  o útil ao agradável.

Via: Entrepeneur