Conselhos Empreendedorismo

6 maiores dicas para criar negócios lucrativos

negócios lucrativos

Começar um negócio próprio já é uma vitória louvável. Porém, o empreendedor está apenas dando seus primeiros passos nesse mundo tão desafiador. Não basta criar negócios, é necessário criar negócios lucrativos, e isso é muito mais difícil do que abrir uma empresa.

Felizmente, existem algumas técnicas, cuidados e estratégias para garantir o sucesso de seu negócio. Vamos expor 6 dicas para criar negócios lucrativos.

Teste diferentes preços

Caso tenha feito um bom planejamento antes de abrir sua empresa, você sabe exatamente os custos envolvidos em cada produto, tanto em pessoal, material, manutenção e impostos. O erro é achar que basta isso para estabelecer um preço. Na verdade, o ideal é que se teste diferentes valores de seu(s) produto(s), tanto para baixo quanto para cima.

Vamos supor que você tem uma hamburgueria, o custo de produção por hambúrguer é de R$ 8 e você está vendendo por R$ 12. No papel, você está fazendo R$ 4 de lucro por venda, mas qual o volume de vendas? Será que se você cortar o preço para R$ 11, o volume de vendas não pode subir mais a ponto de compensar os 25% de queda no lucro por lanche?

Por outro lado, será que se aumentar para R$ 13, o volume de vendas vai cair a ponto da margem de lucro superior não valer a pena? Todo negócio e produto tem um ponto ideal de preço, você deve continuar sempre testando para chegar o mais próximo possível dele.

Estabeleça objetivos

Muitas pessoas acreditam que o planejamento acaba quando o negócio está em funcionando e gerando algum lucro. Isso pode até funcionar por algum tempo para pessoas que não pensam muito grande, mas é impensável para quem quer crescer seu negócio.

Trabalhe sempre com objetivos, tanto mensais quantos semestrais e anuais. Se você estabelecer que quer aumentar em 30% os lucros de seu negócio em 1 ano, saberá exatamente quanto precisa crescer por mês para atingir isso e estabelecer metas semestrais necessárias para isso.

Sem o estabelecimento de objetivos, o empreendedor está navegando no escuro, o que torna tudo muito mais complicado. Além disso, essa prática tem efeitos psicológicos positivos, tanto em você quanto em seus funcionários. Todos os negócios lucrativos trabalham com metas bem estabelecidas, jamais negligencie isso.

Entenda cada elemento para cortar custos

Se você não sabe exatamente tudo o que está envolvido nos seus custos por produto, não notará as diversas possibilidades significativas de aumentar seus lucros, o que prejudicará a escalabilidade de seu negócio.

Um dos maiores, se não o maior, é com os fornecedores. Escolher o certo e realizar uma boa negociação é uma das principais maneiras de cortar custos ao abrir um negócio. Se a empresa estiver ainda começando, é possível que parcerias vantajosas com distribuidores não tenham sido estabelecidas, dando espaço para aumentar os lucros. Vejamos:

Ainda no exemplo da hamburgueria, vamos supor que o gasto com a carne seja de R$ 4 e com pão de R$ 1 por lanche. Caso você consiga negociar o pagamento adiantado por 2 meses com os fornecedores, talvez consiga descontos interessantes, digamos de 25%. Assim, o preço da carne cai para R$ 3,10 e do pão para R$ 0,75. Apenas com isso, o custo por lanche cai de R$ 8 para R$ 6,85 e o lucro (caso mantenha o preço em R$ 12) sobe de R$ 4 para R$ 5,15, um aumento de 28,7%.

Contudo, tudo isso deve ser muito bem calculado e pensado. Caso você acabe não usando todo o material que pagou adiantado, é possível que acabe desperdiçando. Se a sobra não for muito grande, mesmo assim valerá a pena. Mas de qualquer forma, é melhor não jogar alto nesse tipo de decisão.

Se livre de funcionários insatisfatórios

Assim como na sugestão anterior, se livrar de quem não está fazendo seu melhor ou não é necessário pode representar margens muito melhores de lucros. E se você fez bem seus cálculos, sabe exatamente quanto dinheiro é gasto em pessoal por produto.

Imagine que dos R$ 8 do lanche, R$ 2 represente os custos com funcionários. Não é raro vermos a troca de um funcionário gerar o dobro de produtividade. Caso essa seja a realidade de seu negócio, você estará cortando pela metade esse custo, aumentando seu lucro em 25%, ou seja, de R$ 4 para R$ 5 por lanche. Contratar as pessoas erradas é um dos maiores erros de empreendedores.

Lembre-se também que você não é um serviço social. Se pode fazer com 5 funcionários o que hoje faz com 6, aja de acordo. Claro, não seja uma pedra sem sentimentos, é importante cuidar bem dos membros de sua equipe, mas sua prioridade é seu negócio. Isso nos leva ao próximo ponto.

Negócios lucrativos e duradouros têm grandes líderes

Sua empresa são seus funcionários. Porém, não basta ter ótimos profissionais se não há um grande líder para direcionar a equipe.

Liderança é a principal característica de qualquer empreendedor de sucesso. É preciso entender qual tipo de líder você deve ser de acordo com o momento do negócio e as características de seus funcionários.

Em startups, líderes visionários, que conseguem vender a causa e sua visão aos membros da equipe geralmente são os de maior sucesso. Já em empresas tradicionais, esse talvez não seja o caso. Em empresas tradicionais passando por momentos de crise, outro perfil de liderança talvez seja mais interessante.

Seus funcionários devem entender quais os objetivos do negócio (tanto a longo quanto a curto prazo), se sentirem satisfeitos com a situação, terem linhas de comunicação abertas com o líder e se sentirem estimulados/desafiados, sabendo que fazem parte de um processo maior.

Peça recomendações

Em negócios digitais, o resultado positivo da estratégia de pedir aos clientes para recomendarem o produto à outras pessoas é mais visível pois pode ser medido de forma mais precisa. Essa é uma ótima maneira de conseguir novos clientes sem gastar um centavo em marketing.

Qualquer negócio pode implementar essa estratégia sem ser desagradável. A sugestão não é de ligar para todos seus clientes pedindo que recomendem o negócio, e sim ser criativo para conseguir isso. Na hamburgueria, poderia-se imprimir no final de cada recibo uma mensagem como: “Gostou do seu lanche? Recomende para um amigo!”.

É possível que se o cliente realmente gostou, provavelmente iria recomendar para alguém. Mas o simples ato de lembrá-lo disso aumenta enormemente as chances de acontecer. Obviamente que seu produto deve agradar, ninguém vai recomendar algo abaixo das expectativas para outra pessoa.

Conclusão

Apesar de termos usado o exemplo da hamburgueria nas dicas, a verdade é que elas podem ser implementadas em qualquer tipo de negócio.

Ao pensar estrategicamente e colocar as coisas no papel, criar negócios lucrativos deixa de ser uma questão de sorte. É preciso conhecer cada detalhe de sua empresa e tudo no que ela se envolve.

Podemos quantificar em números quanto cada uma dessas dicas pode aumentar em dinheiro para seu negócio, mas a verdade é que os efeitos positivos são cumulativos e expandem para outras áreas além do aumento imediato de lucro.

Sabendo e executando tudo isso, você já estará na frente da grande maioria dos empreendedores, não é à toa que tantas empresas fecham as portas no primeiro ano.