Conselhos

Os 5 piores tipos de chefe e como não ser um deles

chefe

Existem diversas pesquisas que mostram isso, mas não precisamos delas para saber que um dos principais causadores de demissões são os chefes.

Alguns chefes são tão ruins que acabam gerando transtornos psicológicos em seus funcionários.

O que esses chefes não percebem é que a empresa só é o que é graças às pessoas que a formam. Por isso você deve saber lidar com seus funcionários, caso contrário perderá as melhores mentes de sua empresa.

A seguir apresentamos 5 tipos de chefe que você absolutamente não pode ser e algumas dicas de como ser o oposto.

1. O chefe que só pensa nele mesmo e no seu próprio bolso

Não há nada pior do que ver seu chefe tomar todo o crédito por seu trabalho, não é? Essa é a melhor forma de desmotivar completamente uma equipe.

Um bom líder é aquele que faz justamente o oposto, reconhecendo o trabalho duro e boas ideias de seus funcionários e as incentivando. Funcionários felizes são funcionários produtivos.

2. O chefe senhor de todos os segredos

Algumas informações não precisam chegar aos ouvidos de todos os funcionários de uma empresa, mas quando cada mínimo detalhe é considerado um segredo corporativo, algo está errado.

Dessa forma, os funcionários começam a sentir que a empresa não os considera de confiança ou que suas funções são tão medíocres que não precisam ficar sabendo de nada. É importante manter uma linha aberta de comunicação entre os chefes e funcionários.

3. O chefe que espera algo sem pedir ou explicar adequadamente

Esse tipo de chefe é muito mais comum do que gostaríamos. Quem nunca levou um puxão de orelha por não ter feito algo da maneira que o chefe gostaria, mas sem isso nunca ter sido explicado?

Em nenhum caso, mesmo fora do ambiente de trabalho, deve-se esperar que as pessoas entendam algo que não lhes foi explicada. Assim como no exemplo anterior, vemos novamente a comunicação aberta como a melhor saída. Sempre dê feedbacks à sua equipe, seja transparente e honesto.

4. O chefe que não teve educação em casa

Quem disse que bullying só acontece na escola? No ambiente de trabalho, isso é quase tão comum quanto. O tipo mais popular de chefe ruim é aquele que trata mal seus funcionários.

Alguns chegam a gritar, desdenhar, debochar, insultar e algumas vezes até agredir seus funcionários. Além disso poder gerar processos trabalhistas graves, uma empresa com chefes assim jamais conseguirão manter um bom funcionário. Como não ser assim? Simples, trate todos com respeito e empatia.

5. O chefe que quer fazer tudo

Se você contrata alguém, precisa ter confiança na habilidade da pessoa de realizar o trabalho desejado. No começo é necessário atenção especial, mas progressivamente é preciso confiar em seus subordinados.

O chefe que quer estar envolvido em cada passo do trabalho de seus funcionários muitas vezes não faz isso por mal, mas com certeza é algo que precisa mudar.
Isso pode deixar seus funcionários malucos, se sentindo incapacitados e sem confiança. Se você tem certeza que não pode confiar em seu funcionário para tal tarefa, ou você está enganado ou contratou a pessoa errada.

Vimos que a comunicação, a confiança e educação básica podem fazer maravilhas para tornar um ambiente de trabalho em algo prazeroso e produtivo.

Na realidade, a melhor coisa que um chefe pode fazer é não ser um chefe e sim um líder.

É necessário entender que todos, tanto os chefes quanto os funcionários, estão no mesmo barco. Quando um ganha, todos devem ganhar. Quando um perde, é melhor que os chefes percam sozinhos.

Afinal, em uma hierarquia corporativa, quanto mais acima você estiver, mais ganhará nos momentos bons proporcionados por sua equipe.