Em tempos de crise no Brasil, onde dezenas de milhares de pessoas perdem seus empregos todos os meses, aumenta também a vontade e as ideias para abrir seu próprio negócio.
Aqueles que estão deixando uma carreira muitas vezes pensam em iniciar finalmente uma nova empreitada em suas vidas, mesmo que para tal às vezes falte uma ideia inspiradora.
Para ajudar você a realizar seu sonho, traremos algumas dicas de ramo para investir seu trabalho e iniciar um negócio, sem a necessidade de investimento financeiro muito grande.
Consertos em geral
Lembre sempre que em tempos de crise e dólar alto, voltamos à década de 80 ou 90, onde era comum uma pessoa buscar consertar as coisas que quebravam ao invés de simplesmente substituir.
Foi divulgada a lenda de que os eletrodomésticos modernos não merecem ser consertados, devido ao baixo custo em relação ao que se pagaria para comprar um novo.
Pois bem, para quem não tem mais crédito para parcelar um produto, ou dinheiro para comprar à vista, o conserto volta a ser a melhor (e muitas vezes única) opção.
Graças a internet, aprender a consertar televisores, celulares, microondas, geladeiras, aspiradores de pó e outros eletrodomésticos é fácil prático e barato.
Você pode trabalhar por conta própria ou ter um contrato terceirizado com lojas de conserto mais populares, como as assistências técnicas – assim você não gasta nada para adquirir as ferramentas necessárias para a empreitada.
E por falar em internet, aqui sempre lembramos a importância de aproveitar sua base de amigos em redes sociais ou grupos de WhatsApp. Além de ser uma publicidade barata, anunciar para os amigos pode ser uma forma de ampliar e muito seu alcance, pois você pode ser indicado aos amigos dos seus amigos. Aproveite sempre o potencial da rede.
- Veja também: 9 maneiras de trabalhar pela internet
Planejamento de Eventos
Na última década muitos jovens passaram a ganhar algum dinheiro como “promoters” de eventos em baladas, bares e até mesmo shows.
Porém, você não precisa necessariamente ser uma pessoa do meio para trabalhar com tais divulgações. Lembre-se que eventos são muito mais do que as diversões noturnas de adolescentes.
Eventos como festas de aniversário, noivados e casamentos são exemplos de festas em que você pode conseguir um bom dinheiro sempre que conseguir uma oportunidade.
Geralmente não são exigidos cursos ou maior especialização, o que importa aqui é a experiência. Comece cobrando barato em pequenas festas e logo você terá uma base muito importante de indicações para crescer nesse ramo.
Designer Gráfico Freelancer
Apesar do ramo exigir maior conhecimento e preparação técnicas, a demanda é enorme nos tempos da internet.
Diariamente surgem novos blogs, sites e canais no YouTube dispostos a pagar pelo serviço de freelancers especializados em criar logos, artes gráficas ou infográficos.
Se você ainda está começando, pode usar o próprio YouTube para aprender técnicas nos principais softwares especializados.
Lembramos também que a mídia impressa ainda é forte e demanda bons profissionais que cobram preços baixos, dando aqui oportunidades para quem está começando.
Geralmente contratam para a elaboração de artes de folhetos, boletins, revistas, cartas ou anúncios de AdSense, por exemplo.
Especialista em importação e exportação
Se o ramo de importação não é muito favorável em tempos de crise e dólar alto – mas nunca deixa de existir – a exportação está mais carente do que nunca de profissionais com vontade de trabalhar e se especializar.
Para quem nunca trabalhou no ramo pode ser mais difícil no início, mas se você era empregado de uma empresa dá área, talvez tenha o necessário para investir na carreira solo.
Existe muito material sobre o assunto, o que inclui todo o processo de despacho aduaneiro, documentação e custos envolvidos no processo de internalização de mercadorias de um país para outro. Lembre-se que muitas empresas que precisam importar ou exportar não possuem conhecimento do processo em si, apenas o produto, daí a necessidade desses profissionais para cuidarem de toda a parte burocrática.
Vendas online
Uma forma moderna de ser um vendedor autônomo é saber fazer uso de todas as plataformas digitais e gratuitas que existem na internet.
Se você já tiver alguma experiência em negociação, poderá se especializar em procurar itens usados por uma pichincha para em seguida anunciar em sites do munto todo!
Você com certeza possui diversos itens em sua casa que não servem mais para nada, mas que sabe que possuem valor para outras pessoas e só não vendeu ainda por falta de tempo, não é mesmo?
Sua nova profissão pode ser justamente esta, caçar bons itens que seus amigos não tem mais interesse para depois leiloá-los em sites de venda como o Mercado Livre no Brasil ou o eBay, serviço mais popular no EUA.
- Veja também: 7 dicas de vendas que utilizam a psicologia como arma10
Itens mais caros que você ainda não possui capital para adquirir e depois revender, podem ser vendidos em parceria com o proprietário. ou seja, você combina o valor mínimo aceito pelo proprietário e tenta conseguir um valor superior. A margem adicional que você obter será seu lucro.