Os psicólogos internacionalmente costumam usar o termo “the monkey brain” (o cérebro do macaco) para explicar como nós seres humanos nos distraímos com facilidade. Na selva, os macacos costumam se distrair com qualquer barulho de insetos ou de galhos quebrando, demorando então para retomar o que estavam fazendo antes da distração.
É de suma importância para as mais variadas atividades, que você consiga se concentrar e manter um foco. E na atividade empresarial, ou em empregos que exigem um foco bem definido, distrair-se poderá custar muito dinheiro ou mesmo sua vaga.
Veja ainda: 7 filmes que todo empreendedor deveria assistir
5 dicas para se concentrar naquilo que realmente importa
Confira então 5 formas de se concentrar e manter o foco naquilo que é necessário para seu sucesso e ampliação do seu rendimento:
1 – Anote os pensamentos ruins ou perturbadores
Nosso cérebro costuma dar muita importância para pensamentos ruins ou ideias perturbadoras, além de ser muito difícil evitar de pensar nessas coisas de vez em quando.
Preocupações com familiares e amigos lideram a lista de ideias ruins que podem tirar nosso foco no dia a dia, tornando muito difícil se concentrar em algo.
Uma dica interessante dado por psicólogos é a de anotar tudo aquilo de ruim que surge em sua mente e insiste em atrapalhar seu foco.
Segundo eles o simples ato de anotar algo já o tornará menor do que aparenta quando mentalizado, abrindo espaço para retomar a concentração.
2 – Esconda seu smartphone quando precisar se concentrar
Não é segredo para ninguém que essas maravilhas chamadas de smartphones nos apresentam milhares de informações e notícias importantes por dia.
Mas mais do que isso, eles são ferramentas com alto potencial para tirar nossa concentração, por isso, nossa segunda dica é escondê-los sempre que você precise de foco.
Se precisar pesquisar algo, prefira um computador ou notebook, que ainda não possuem um sistema de notificações tão intrusivo quanto os celulares modernos.
3 – Organize seu espaço de trabalho e o deixe o mais “clean” possível
Enquanto alguns defendem que um ambiente de trabalho desarrumado pode até servir para motivar a criatividade e produtividade, é quase um consenso entre especialistas que um ambiente limpo e organizado favorece quem precisa de foco .
Prefira organizar sua mesa de forma que ela apresente apenas ferramente, documentos, livros e demais itens realmente úteis para seu projeto. Os demais realoque em caixas ou gavetas.
4 – Faça intervalos
Mesmo que seu prazo total seja curto para entregar um trabalho ou concluir uma pesquisa, não pense que utilizar todos os minutos disponíveis será a melhor estratégia.
Opte por programas intervalos de 15 minutos a cada 60 trabalhos. A prática fará com quem você retorne após o intervalo cada vez mais produtivo e ligado no que deve ser feito.
5 – Tenha uma rotina saudável
Um corpo saudável e bem alimentado favorece todas as suas atividades corporais, o que inclui a atividade mental.
A prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e boas noites de sonos irão te tornar potencialmente mais criativo e concentrado.
Beba sempre muita água e dê preferência para atividades físicas focadas em resistência, como as corridas de longa distância ou caminhadas longas, caso esteja começando a praticar.
Não perca ainda: Segundo a ciência, seu cérebro evolui em ambientes silenciosos
Via: Entrepeneur