Apesar de já termos gigantes no mercado do varejo online, isso não quer dizer que você não possa começar um novo ecommerce. Alias, estamos cada vez mais vendo lojas online pequenas ganhando espaço nesse mercado tão competitivo. Isso pode acontecer por diversos fatores como atendimento diferenciado ao cliente, foco em nichos bem específicos (e lucrativos), mercados não explorados etc.
Graças a internet e ao amadurecimento das plataformas de negócios online, está mais barato e prático investir nesse ramo, sendo uma ótima oportunidade de negócio. Isso, porém, não significa que ter sucesso seja fácil ou que existam garantias, visto que a competição é acirrada, especialmente para quem não tem milhões para investir no negócio que está começando.
Esse é seu caso? Então confira essas dicas para você conseguir atrair clientes, construir uma marca forte e desenvolver um ecommerce de sucesso.
Foque no Instagram
Para muitos marketeiros, o Instagram já é o principal canal de promoção em redes sociais. Um estudo realizado em 2014 mostra que o engajamento por seguidor no Instagram chega a ser 58 vezes maior que no Facebook e 120 vezes maior que no Twitter.
Esses números não podem ser ignorados. Mesmo que no Facebook ainda seja mais favorável para conseguir desenvolver uma base maior de seguidores, você precisaria de 58 vezes mais para obter os mesmos resultados que no Instagram.
Um dos exemplos mostra a marca Red Bull publicando a mesma foto tanto no Facebook quanto no Instagram. Enquanto os 45 milhões de seguidores no Facebook curtiram a foto apenas 20 mil vezes, os 4,6 milhões de seguidores no Instagram curtiram ela 76 mil.
Vá atrás de influenciadores
Influenciadores sempre existiram, mas com as redes sociais vemos que isso tomou novas proporções. Independente da área de atuação do seu ecommerce, certamente haverá influenciadores no assunto. Vamos supor que você esteja começando uma loja online de equipamentos para surf. Existem centenas de influenciadores no Instagram, YouTube, Facebook, Twitter em blogs e diversas outras plataformas que conversam diretamente com seu público alvo.
A grande vantagem dessa técnica é que se você souber escolher bem o influenciador, os seguidores dele confiaram no que ele diz, recomenda, representa. Uma boa jogada neste tipo de marketing pode fazer diferença imediata em seu negócio.
- Veja também: 11 maiores erros que um empreendedor pode cometer
Muitos desses influenciadores também recebem pedidos de sugestão diariamente. Se você fizer um bom acordo, pode pedir para que ele sempre recomende sua loja online e seus produtos. Hoje em dia ninguém pergunta para vendedores o que é melhor e sim para quem eles sabem quem entendem do assunto.
Faça experimentos no Snapchat
Caso seu ecommerce foque em pessoas jovens, entre 14 e 30 anos, o Snapchat pode ser uma ótima opção para atingir seu público. O aplicativo já tem mais de 100 milhões de usuários que o utiliza diariamente, e no Brasil está cada vez mais popular.
Você pode utilizar o aplicativo para mostrar o funcionamento interno da empresa, algo que as pessoas adoram. Essa técnica ajuda a criar uma conexão mais forte e emocional com o seu cliente. Existem diversas maneiras de interagir com seu público, basta ser criativo.
Outra vantagem é que ao contrário do Facebook, Twitter e outros, sua competição provavelmente ainda não está tirando vantagem do Snapchat.
Rode anúncios no Facebook
O Google AdWords continua sendo o programa mais popular de publicidade online, mas o Facebook está cada vez mais próximo. A grande vantagem da rede social é sua possibilidade de viralização, de atingir de forma mais profunda seu público e com um custo menor.
Independente do seu nicho de atuação, você conseguirá atingi-lo com as ferramentas do Facebook. Por alguns reais você terá alcance de milhares de pessoas que podem ser futuros clientes.
Mas é claro que não basta jogar dinheiro para atrair clientes. A campanha deve ser bem pensada, desenhada e executada. Lembre-se que as propagandas do Facebook são visuais e o visual é o que primeiro chama atenção. Crie algo atrativo e com uma chamada de impacto.
Invista no marketing de conteúdo
É provável que você já conheça quem de fato é seu público. Isso é, sabe quais são seus problemas, dificuldades, desejos e demografia. Você pode tirar proveito disso com o marketing de conteúdo.
A grande vantagem do marketing de conteúdo é que com um investimento inicial (isso é, se contratar alguém para escrever por você) os resultados podem durar indefinidamente. É comum vermos postagens em blogs atraindo milhares de visitantes todos os meses há anos.
- Veja também: 9 maneiras de reduzir gastos ao abrir um negócio
Um exemplo básico para o ecommerce de equipamento de surf seria um blog próprio respondendo perguntas frequentes como: “qual tipo de prancha é a melhor?”.
Apesar de ser o tipo de marketing onde mais há interesse hoje, no Brasil ele ainda não é tão usado por ecommerces, resultando em uma ótima oportunidade.
A última dica que vamos dar é: tenha certeza que o servidor de sua loja conseguirá aguentar as visitas pois uma campanha de sucesso pode lhe surpreender!