Cada investidor possui um perfil diferente. Cada um deles dá peso diferente para cada fator. E essa metodologia muda também para cada startup sendo avaliada.
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, e por consequência, não existe para conseguir aportes financeiros. Porém, existem alguns fatores universais, os quais sem eles nenhuma startup consegue investimento.
Esses são os 4 mais frequentemente citados por investidores anjo, ou seja, aqueles que injetam dinheiro em startups em fases iniciais.
1. Modelo de negócios sólido
Isso não vale apenas para startups que buscam investimentos. Se você não tem um modelo de negócios bem estruturado, também não tem um norte.
Talvez por algum milagre você consiga chegar em um lugar interessante sem um, mas não passará disso e muito menos conseguirá qualquer investimento.
Em seu modelo de negócios, é importante detalhar absolutamente tudo. Qual os objetivos da startup, qual problema está sendo resolvido, qual o tamanho do mercado e competição, como você atingirá os números estimados, etc.
2. Avaliação com pé no chão
A avaliação, ou valuation em inglês, é uma das projeções mais difíceis de se acertar em se tratando de startups. Essas avaliações geralmente são baseadas em coisas que ainda não aconteceram, ou seja, há uma boa margem de erro e muitas suposições.
Mas ela é mesmo assim importante porque é isso que determina quanto da sua empresa você dará ao investidor em troca de dinheiro.
Como fazer o cálculo é outra história e varia de caso para caso, mas lembre-se: se a avaliação de sua startup que está apenas começando fechou na casa das centenas de milhões, você provavelmente fez algo errado e os investidores pensarão o mesmo.
É importante mostrar que você não está excessivamente confiante em sua ideia. Ela até pode se tornar uma empresa bilionária algum dia, mas esse não é seu caso inicialmente. Isso nos leva ao próximo ponto.
3. Entenda os riscos para todos os envolvidos
Eu sei, se você não acreditasse que sua idea fosse uma mina de ouro, não estaria nem buscando investimento. Mas o que você deve entender é que mesmo que você tivesse criado o WhatsApp 2 anos antes, talvez (muito provavelmente) teria falhado mesmo assim.
O sucesso de uma startup depende de um oceano de fatores, sendo que apenas um deles pode comprometer todo o projeto.
Ou seja, você está correndo riscos apostando seu tempo, reputação, dinheiro, carreira profissional e muito mais ao perseguir essa convicção. O mesmo vale para todos os envolvidos, especialmente aos investidores anjo.
Sim, você deve acreditar em sua ideia, em você mesmo e sua equipe. Empreendedores devem ser otimistas, visionários, apaixonados pelo que se envolvem. Mas se você der qualquer dica de que acredita ter certeza sobre o sucesso, não vão te levar a sério.
4. Equipe de sucesso
Alguns negócios começaram com apenas uma pessoa e deram certo, mas jamais chegaram alto sem uma equipe.
Em startups que estão dando seus primeiros passos, a importância de uma boa equipe é enorme para conseguir investimentos. Projeções, no final, são apenas projeções. Agora, uma equipe de pessoas é algo factível.
Isso não é dizer que basta ter uma equipe composta de uma pessoa para cada área importante de seu negócio. É importante que haja uma paixão e cultura compartilhada entre os integrantes.
O investidor anjo precisa conseguir enxergar o potencial dessa equipe, já que mesmo que as coisas deem errado, talvez possam virar tudo de cabeça para baixo e ter sucesso.