A ideia é o início de tudo: ela pode te levar a um caminho de muito sucesso ou ao completo fracasso. Como saber se ela renderá milhões de reais ou apenas dor de cabeça e tempo perdido?
O empreendedor iniciante pode achar que a única maneira é colocando a ideia em ação e vendo se dá certo. Porém, essa é uma ótima maneira de desperdiçar tempo valioso que você poderia ser aplicado em algo que realmente vale a pena.
Já falamos sobre o fato de uma ideia sem execução não valer absolutamente nada, mas também é verdade que se a ideia não for boa, não há execução que faça milagre.
Sujan Patel, um experiente empreendedor americano, elaborou uma lista de perguntas que você deve conseguir responder sobre sua ideia para saber se ela funcionará ou não. Elas são:
1. Qual problema está resolvendo?
Se você não conseguir especificar claramente qual problema seu produto ou serviço resolverá, você provavelmente não tem uma ideia boa.
2. Como outros que tentaram resolver esse problema antes, e por que deu certo ou errado?
Há muitas coisas para aprender com aqueles que já lidaram com o mesmo problema que você.
3. Quantos benefícios específicos do seu produto ou ideia você consegue listar?
Quanto mais você conseguir listar, mais provável é que você esteja perto de algo que o mercado realmente precisa.
4. Você consegue dizer claramente as principais funcionalidades do seu produto ou serviço?
Não ser capaz de facilmente descrever as principais funcionalidades da sua ideia é um sinal de alerta de que ela ainda não foi bem pensada.
5. Sua ideia já está sendo executada da mesma forma que você planeja fazer?
Se uma solução similar ao problema já existe, como a sua será diferente? Se não consegue diferenciar claramente, você provavelmente chegou atrasado.
6. Quem são os seus competidores em potencial?
A competição é uma coisa que desanima empreendedores iniciantes, mas não é necessariamente algo ruim. Ela, aliás, comprova que o mercado de fato existe. Saber o que você enfrentará é importante. Em um mercado já bastante ocupado e com uma marca dominante, sua entrada pode ser mais difícil sem apresentar algo revolucionário.
7. Quais funcionalidades seu produto ou serviço tem que serão difíceis de copiar?
Antes de iniciar seu negócio, você precisa saber muito bem o que lhe separa dos seus competidores. Se algo é difícil de copiar, terá mais tempo para dominar o mercado e continuar um passo à frente.
8. Você fez uma Análise SWOT?
A Análise SWOT é uma ferramenta que ajuda você a entender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua ideia, lhe dando uma visão mais ampla das suas chances de sucesso.
9. Você tem o que é necessário para começar o negócio?
Você não precisa ser rico para começar um negócio, mas terá que ter uma combinação de tempo e dinheiro, o que vai variar de acordo com a ideia. Se você ainda não tem tudo o que é necessário, é melhor procurar parceiros que podem oferecer o que falta.
10. Você possui um mentor que entende da indústria que está entrando?
Essa não é bem uma necessidade, mas conhecer alguém que pode te dar conselhos sobre o mercado que sua ideia envolve é uma ótima maneira de evitar erros bobos.
11. Você consegue citar alguém que se beneficiaria do seu produto ou serviço?
Esse é seu primeiro passo em Pesquisa de Mercado. Quem você conhece pessoalmente que se interessaria pela sua ideia? Um público geral não é suficiente, crie diversos perfis de pessoas que se interessariam.
12. Qual o tamanho do mercado que se interessará pelo seu produto ou serviço?
Se você não sabe o tamanho do mercado, há muita pesquisa que você ainda terá que fazer. Sabendo quantas pessoas precisam do que sua ideia oferece (e estão dispostas a pagar por isso), ajudará a decidir se vale a pena prosseguir.
13. Você já foi atrás de feedback de clientes em potencial?
Como já dizia Bill Gates, “Seus clientes mais insatisfeitos são suas maiores fontes de aprendizado.”. Recebendo feedback pode evitar que você crie algo pelo qual ninguém se interessa.
14. Você consegue fazer clientes em potencial se registrarem a partir de uma landing page?
Sabe quando você clica em um anuncio e cai em uma página que fala tudo sobre aquilo? Essa página é uma landing page. Criar uma e conseguir que pessoas se cadastrem para ter mais informações antes do lançamento é uma maneira fácil e barata de saber que está no caminho certo. Por outro lado, curiosamente, a maior razão para startups fecharem é não haver necessidade para elas existirem.
15. O que seria necessário para criar um MVP (produto minimamente viável)?
Um dos maiores erros que vários empreendedores cometem é achar que precisam lançar algo já finalizado. Considere começar pequeno, atraindo interesse, melhorando e conhecendo melhor seu público conforme vai progredindo.
16. Você é capaz de conseguir fazer pessoas pagarem apenas por uma simulação?
Se você conseguir realizar pré-vendas, ou seja, que pessoas paguem por algo que ainda não podem ter, provavelmente está lidando com uma ideia de sucesso.
17. Você próprio vai produzir o produto ou terá um parceiro que o fará?
Antes do lançamento, você precisa saber quem vai de fato produzir (ou fabricar, desenvolver, etc.) o produto ou serviço, assim como se eles estão disposto a o fazer pelo que você está disposto a oferecer.
18. Você tem distribuidores ou parceiros para lidar com o crescimento do negócio?
Alguns negócios são mais escaláveis que outros. Ou seja, eles conseguem crescer mais rapidamente sem grandes crescimentos nos gastos ou com pessoal. Conforme o negócio escala, maior a demanda, então você precisa já ter isso planejado.
19. O que será necessário para atingir o Ponto de Equilíbrio?
O Ponto de Equilíbrio (ou break-even) é quando o empresário consegue equilibrar a relação entre receitas e gastos em seu negócio. Algumas ideias precisam de mais investimento inicial do que outras. Se a sua precisa, é bom que planeje como lidará com suas finanças e gastos diários enquanto espera seu negócio chegar ao Ponto de Equilíbrio.
20. Como os investidores ganharão dinheiro com sua ideia?
Se outras pessoas investiram na sua ideia e a execução da mesma, elas vão querer lucrar com isso. Você deve saber como sua ideia permitirá que elas se beneficiem.
Caso você não consiga responder todas essas perguntas sobre sua ideia, não se desespere, pode ser que leve algum tempo para que consiga. O importante é ser honesto consigo mesmo e responder sinceramente cada uma delas. Caso você conclua que a ideia não vale a pena, basta começar a procurar pela próxima!