Você sabe que foi destinado ao sucesso, sente que não está onde deveria estar e que sua capacidade está sendo desperdiçada. Isso é um sentimento horrível, mas muitos de nós já passamos por isso.
É verdade que algumas coisas estão fora de suas mãos, mas a maior parte você pode controlar. É muito provável que alguma(s) dessas 14 razões sejam o que está impedindo seu sucesso. E você pode mudar isso hoje!
1. Você é preguiçoso
Ninguém gosta de admitir isso, mas em alguns momentos, todos somos preguiçosos. Pare e pense sobre o que você poderia versus o que realmente está fazendo para atingir seus objetivos. Essa talvez seja a principal característica de pessoas de sucesso: trabalham como ninguém.
2. Você vive no próprio mundinho
Pessoas criativas costumam ter o problema de se perder em seus próprios pensamentos. Isso é algo bom pelo lado da criatividade, mas também é péssimo para quem quer mudar sua realidade. Você precisa equilibrar isso, ser uma pessoa criativa mas de execução. Os sonhos são importantes, mas o caminho é mais.
3. Você nunca termina o que começa
Você pode até ter saído do seu mundo imaginário e colocado a mão na massa, mas não adianta nada caso você não termine o que começa. Em alguns casos, abandonar o projeto até é aconselhável, mas são raros. Como via de regra, siga todos os passos para saber se sua ideia é boa e só então tome alguma decisão sobre isso.
4. Você é perfeccionista
Querer que as coisas sejam bem feitas é louvável, mas se você ficar obcecado sobre cada detalhe, nunca conseguirá seguir em frente. Estabeleça um cronograma e o siga. É melhor ter algo que atende o necessário no prazo do que algo perfeito um ano depois.
5. Você se importa demais com outras coisas
É importante ter hobbies, realizar atividades que nos fazem sentir bem. Mas se importar em exagero com coisas triviais, que não vão lhe ajudar a atingir seus objetivos, é uma ótima maneira de se distrair do que realmente importa. Tudo bem você acompanhar seu time de futebol, mas ir à todos os jogos, perder horas por dia lendo portais de esporte e discutindo isso obviamente é um problema.
6. Você não sai da sua zona de conforto
É impossível crescer sem sair de sua zona de conforto. Ao fazer apenas o que já sabe, você ficará para sempre estagnado no mesmo lugar. Busque sempre novas oportunidades, aprenda coisas novas e conheça outras pessoas. O desafio é um dos maiores motivadores que existem, e é também o que torna tudo divertido.
7. Você não é produtivo
Não adianta trabalhar 12 horas por dia se elas não são aproveitadas como deveriam ser. Uma pessoa produtiva consegue fazer em uma hora o que outra faz em 4, por exemplo. Ao invés de buscar minutos adicionais em seu dia, melhore sua forma de trabalhar.
8. Você não é apaixonado
Sabe por que as pessoas dizem que você precisa amar o que faz para ter sucesso? Porque sem isso, você não será capaz de colocar todo seu esforço no que precisa fazer. O primeiro passo para ser produtivo é ser apaixonado pela sua área. Mesmo que no seu caso pareça improvável, certamente existe espaço para sucesso no que ama.
9. Você não tem objetivos estabelecidos
Sem planejamento, você estará seguindo um caminho obscuro. Tire algumas horas para colocar no papel onde você está agora e onde quer chegar. A partir disso, estabeleça objetivos intermediários. Assim, você saberá o que precisa fazer a cada momento e quantificar seu progresso. E comemore cada vitória!
10. Você pensa pequeno demais
Ao estabelecermos objetivos pequenos, acabamos procrastinando pois achar que podemos atingi-los a qualquer momento. Também é provável que esses objetivos sejam apenas de curto prazo. Você acha que Bill Gates, Steve Jobs e outros grandes líderes conseguiram tanto sucesso pensando pequeno?
11. Você pensa grande demais
O contrário também é negativo. Tudo bem querer mudar o mundo, mas é importante entender que isso é algo incrivelmente difícil e mesmo quem já conseguiu, o fez através de pequenas vitórias, uma de cada vez. O efeito psicológico também é similar, pois a tarefa se torna tão difícil que acabamos desistindo dela.
12. Você não sabe quando desistir
Este caso é o oposto de quem não termina as coisas, mas o resultado é o mesmo. Se você se apegar tanto a algo que não consegue largar mesmo ao ver que não vai dar resultados, você também não progredirá. Lembre-se que cada fracasso representa uma ótima oportunidade de aprendizado, lhe deixando mais próximo do sucesso.
13. Você não trabalha seu marketing pessoal
É difícil se destacar em um mundo onde cada vez mais as pessoas de todos os países estão se especializando e tendo resultados incríveis. Por isso, o marketing pessoal é cada vez mais uma técnica necessária para atingir qualquer objetivo, seja conseguir o emprego dos sonhos, criar uma empresa de sucesso ou até mesmo ter um relacionamento amoroso saudável.
14. Você acha que sabe tudo
Por fim, temos o maior bloqueio de sucesso de todos: achar que sabe tudo. O mundo está em constante mudança, logo, saber tudo sobre qualquer coisa é simplesmente impossível. Os maiores líderes do mundo estão constantemente lendo livros e fazendo perguntas, então por que você acha que não precisa disso?