Investimentos

9 filmes obrigatórios sobre investimentos

melhores filmes sobre mercado financeiro

Mais agradável do que estar sempre lendo e pesquisando sobre o tema é assistir alguns dos melhores filmes sobre investimentos e mercado financeiro.

Como a grande maioria é feita nos Estados Unidos, muitas vezes a realidade vista nos filmes não se aplica a nossa, porém, é importante conhecer grandes fatos como a crise de 2008, que afetaram o mundo todo, do ponto de vista dos seus “causadores”.

A lista não contém spoilers, e não está organizada em uma ordem. As notas que mencionamos são as divulgadas pelo IMDb com base na média de milhares de opiniões. Não deixe de comentar e dizer se concorda ou não, além de compartilhar dicas de outros filmes sobre o tema.

A Grande Aposta (The Big Short) 2015

O filmes mais recente da nossa lista também é um dos melhores avaliados por quem gosta do tema.

A Grande Aposta mostra a interessante história do dono de uma empresa americana que resolve apostar muito dinheiro em um fundo que apostava na quebra do sistema imobiliário americano antes da crise de 2008.

Como não era comum alguém apostar contra o sistema e ganhar dinheiro, a operação chamou atenção de alguns jovens corretores que passam então a seguir essa tendência em todas as suas operações, mudando de vida.

Paralelamente, dramas paralelos nas vidas desses corretores são mostrados, misturando-se ao contexto da euforia trazido pelo sucesso de suas operações arriscadas.

Nota: 7,8

Margin Call: O dia antes do fim (Margin Call) 2011

Margin Call conta a história de uma corretora de ações e valores que está realizando uma onda de demissões devido a crise financeira e a perda de clientes em potencial. Trata-se visivelmente da representação da Lehman Brothers, uma das maiores corretoras do EUA que sobreviviam graças a comercialização dos chamados papéis podres, que geraram a grande crise de 2008.

Porém, alguns dos empregados recém demitidos tinham um pen drive com dados sobre a própria empresa, que demonstravam que há algumas semanas ela havia ultrapassado e muito a exposição máxima à riscos de mercado que poderia ocorrer e que sua falência era eminente, mesmo que o restante do mercado fosse incapaz de perceber isso.

Margin Call é diferente por não trazer dados gerais sobre a crise em si e suas causas, partindo da premissa de que seu público já conheça as linhas gerais que causaram a crise e suas implicações. O foco aqui são os personagens dos corretores e como o mercado consome os indivíduos que se dedicam a ele.

Nota: 7,1

Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail) 2011

Produzido pela HBO, o filme é baseado no livro de nome longo de Andrew Ross Sorkin: “The Inside Story of How Wall Street and Washington Fought to Save the Financial System – and Themselves”(“por dentro da história de como Wall Street e Washington lutaram para salvar o sistema financeiro e eles mesmos”).

O filme conta a história do ex-CEO do banco americano Goldman and Sachs, Henry Paulson, que durante a grande crise de 2008 era secretário do Tesouro Nacional Americano, responsável por negociar soluções para resolver os graves problemas causados pela bolha imobiliária.

O filme é um dos mais interessantes sobre o tema, pois é único em demonstrar como o Governo dos EUA acabou comprando ações dos grandes bancos em troca da promessa de que estes salvassem os bancos menores, que fechariam as portas em poucas semanas.

Nota: 7,4

Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street) 1987

Ele não é só um dos melhores filmes para quem gosta de investimentos, mas também uma excelente obra para qualquer público.

Contando com um elenco de peso com estrelas como Charlie Sheen interpretando um jovem corretor de Wall Street, mas também com Michael Douglas vencendo aqui o Oscar de melhor ator.

Gordon Gekko (Michael Douglas) é um bilionário que utiliza-se de meios corruptos para multiplicar sua fortuna e se destacar no mercado financeiro.

O filme é uma ficção de primeira que mostra que grandes ganhos trazem enormes riscos das coisas saírem do controle.

Nota: 7,4

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) 2013

Um dos mais recentes sucessos sobre o tema, OLobo de Wall Street é uma adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, baseado em uma história real.

Jordan foi um grande corretor de Wall Street que viu sua fama e fortuna ruir nos anos 90. Assim como Wall Street: Poder e cobiça, o sucesso de Jordan está atrelado a crimes contra o sistema financeiro somado ao uso de drogas.

Essa obra prima de Martin Scorsese conta com nada menos do que Leonardo DiCaprio como protagonista e tem uma nota altíssima no IMDb.

Nota: 8,2

O primeiro milhão (Boiler Room) 2000

Outra produção com nomes de peso como Vin Diesel e Ben Affleck, mostra um cenário bem parecido com o visto em o O Lobo de Wall Street.

De fato a história de vida de Jordan Belfort parece ter servido de inspiração para o desenrolar da história fictícia de O Primeiro Milhão.

Na história vemos uma corretora que contrata novos talentos extremamente focados no retorno financeiro rápido em detrimento de ideais como ética e honestidade.

Nota: 7,0

Trocando as Bolas (Trading Places) 1983

Um dos filmes mais clássicos de nossa lista é na verdade uma comédia. O filme conta a história de dois milionários que resolvem apostar entre si que seria possível dois moradores de rua trocarem papel com corretores em Wall Street e um deles obter sucesso.

Um dos milionários acredita que o sucesso no mercado financeiro era puramente genético enquanto o outro puramente social.

O resultado do experimento rende muitas risadas e alguns detalhes interessantes do funcionamento do mercado de bens e valores da década de 80 nos Estados Unidos.

Nota: 7,5

A Fraude (Rogue Trader) 1999

Ewan McGregor interpreta a história real de Nick Leeson, um bancário comum empregado do Barings Bank, na Inglaterra. Mais ambicioso que os demais, Nick não esperava trabalhar até a aposentadoria como um simples escriturário, aceitando prontamente uma proposta de assumir em Jacarta um problema que ninguém estava disposto a resolver.

Mais tarde em Singapura, Nick se torna corretor da bolsa, atuando como especialista em montar opções de operação para o mercado futuro.

Em um filme que aborda como nenhum outro a rotina de uma corretora, vemos Nick tendo que contratar empregados mal-remunerados, sem qualificação profissional, em nome do corte de custos imposto por seu banco.

Mesmo com tantas dificuldades, Nick começa a apresentar lucros enormes e conquista rapidamente seu sucesso. O que ninguém esperava era que ele estava utilizando de técnicas contábeis para maquiar os resultados e ocultar os prejuízos das suas operações, o que mais tarde culminaria em uma grande crise financeira prejudicando seu banco e o dinheiro de todos os clientes.

Nick Leeson até hoje é famoso por ter conseguido a proeza de quebrar sozinho um dos mais tradicionais bancos ingleses, que foi vendido por 1£ para o banco Holandês ING.

Nota: 6,3

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps) 2010

Esse filme de Oliver Stone conta com Michael Douglas no elenco para mostrar a história de um corretor que acaba de sair da prisão após ser acusado de cometer fraudes financeiras. O personagem de Michael rendeu-lhe o Oscar de melhor ator.

Impedido de poder atuar como trader no mercado, se dedica agora a palestrar sobre os problemas que via na política de riscos do mercado, enquanto se dedica a escrever um livro sobre o tema.

Na trama ficcional, o ex-corretor acaba se envolvendo diretamente com o mercado de ações mesmo que de forma indireta, tudo para conquistar de volta sua filha que não fala mais com ele desde a sua prisão.

Nota: 6,3