Economia Produtos de crédito

Cartão Nubank tem milhas ou pontos?

mastercard surpreenda nubank

Se você já leu nossa matéria “Nubank vale a pena“, deve ter ficado muito interessado pelo produto, mas também apreensivo sobre a questão da ausência de milhas ou pontos.

Pois bem, hoje vamos falar sobre o assunto e trazer novidades interessantes que a Nubank pode trazer em breve.

Atualizado: Nubank já testa seu programa de pontos e mais detalhes foram divulgados!

MasterCard Surpreenda

Diferente do que muitos sites publicaram nos últimos meses, o fato da Nubank estar emitindo cartões MasterCard na variante “Gold”, não tira o direito de que os clientes participem do programa MasterCard Surpreenda.

Na verdade, qualquer cartão de crédito, débito, nacional ou internacional, pode participar do programa de pontos, o que inclui o Nubank Gold e os primeiros Nubank Platinum.

Para quem não conhece o programa, ele basicamente é um “clube de benefícios”. A MasterCard faz algumas parcerias temporárias e oferece para seus clientes vantagens.

A cada compra com qualquer cartão Master, de qualquer valor, vale um ponto no Surpreenda. A troca dos pontos é feita no site do programa.

Quer um cartão de crédito para acumular milhas? Conheça o Itaucard Platinum Sempre Presente e saiba se vale a pena

mastercard surpreenda

MasterCard Surpreenda vale a pena?

A resposta é: depende. Quase 100% dos produtos ou serviços disponíveis para troca são bastante baratos (10 ou 20 pontos no máximo). Porém, não trata-se de um presente direto: a grande maioria das trocas é na modalidade compre um e leve outro grátis, por exemplo.

O que não faz com que o surpreenda não valha a pena, ele apenas não é igual ao sistema de milhas dos cartões de crédito comuns, que geram produtos ou serviços gratuitamente.

Como exemplo temos algumas ofertas vigentes hoje (03/05/2016) no programa MasterCard Surpreenda:

produtos mastercard surpreenda

Note que todas as ofertas disponíveis conferem no mínimo 50% de desconto nos produtos selecionados. O destaque vai para o pacote de viagens da TAM, mas é claro que existem limitações: os roteiros são limitados a destinos nacionais selecionados pela empresa. Sempre leia atentamente as condições das ofertas.

O futuro das milhas Nubank

Um dos assuntos mais especulados pela mídia nos últimos meses é a possível parceria da Nubank com a Smiles, programa de milhas da Gol no Brasil.

Apesar de não haver nenhuma confirmação oficial das negociações pelas empresas, a Nubank deixa claro em seu site oficial que está analisando cuidadosamente a possibilidade de oferecer um programa de milhas.

Conforme mencionamos em nossa matéria sobre o Nubank, os grandes bancos e demais empresas que oferecem cartões de crédito cobram anuidades justamente para viabilizar esses programas de fidelidade.

Como a Nubank não cobra qualquer tarifa dos clientes que pagam suas compras em dia, ela precisaria desenvolver um novo meio de viabilizar tal benefício.

Clientes com rendas mais altas não usam cartões sem milhas

Um dos motivos que pressionam a Nubank a oferecer as milhas num futuro próximo são os clientes de alta renda. Os que possuem maiores salários costumam dar muito valor aos programas de fidelidade, pois viajam mais.

Clientes mais abastados chegam a pagar anuidades próximas de R$1000,00 para garantir milhas com maiores prazos de validade e cartões que oferecem mais pontos por dólar gasto.

Ter tais clientes na carteira é um objetivo da Nubank, pois eles utilizam mais os cartões de crédito, gerando mais tarifas à startup. Ela se mantém cobrando um percentual em cada venda realizado pelas lojas.