Conselhos Você em alta

Como aprender inglês gratuitamente e super rápido

Como aprender inglês gratuitamente

Vivemos em um mundo globalizado, e se você está limitado ao português, também estará enormemente limitado em suas oportunidades. Aprender inglês não é mais opção, mas sim uma necessidade para não ser completamente ignorado pelo mercado de trabalho.

Praticamente todas as vagas interessantes, com bons salários, requerem que o candidato saiba falar inglês. Mas não para por aí.

Aprender inglês não serve apenas para melhorar seu currículo. Independente de sua área de atuação ou interesses, sempre existirá mais conteúdo, e mais aprofundado, disponível em inglês.

Se você se interessa por Marketing Digital, por exemplo, os websites em inglês sobre isso trarão mais conteúdo e de maior profundidade. Assim, você aprenderá muito mais e terá um enorme diferencial em relação a quem não tem acesso por não entender inglês.

O melhor de tudo é que hoje, se você combinar a tecnologia com sua determinação, não é preciso gastar um centavo para aprender inglês. Confira essas dicas de como aprender inglês rapidamente e de graça.

Aprenda inglês com essas 6 dicas

1. Use o inglês todos os dias

Todos sabem um pouco de inglês, mesmo que sejam apenas três palavras. Tente usar o que sabe em conversas todos os dias. Não espere até estar mais preparado. Essa é uma das melhores formas existentes para aprender inglês, ou qualquer outra língua. Se você conhece alguém que sabe falar inglês bem ou nativamente, melhor ainda.

2. Expanda seu vocabulário

Conforme você aprende novas palavras, mais fácil se torna entender uma frase. Em algum ponto você perceberá que consegue entender quase tudo, mesmo que não consiga afirmar o que cada palavra significa individualmente.

Há várias formas de expandir seu vocabulário em inglês, como: ouvindo músicas e lendo suas letras traduzidas, assistindo filmes e séries prestando atenção extra na legenda, tentando ler notícias em inglês, etc.

Outra dica é anotar a palavra em inglês para tudo ao seu redor. Assim, sempre que você se olhar no espelho, lembrará que em inglês é “mirror”.

3. Procure aulas gratuitas de inglês

Em todas as cidades grandes, e em muitas pequenas, é possível encontrar cursos gratuitos de inglês. Eles geralmente são semanais e oferecidos por instituições públicas ou universidades. Esse é um passo importante pois você terá a chance de praticar seu inglês de verdade e aprenderá a falar de forma gramaticalmente correta.

4. Carregue dois dicionários

Leve consigo para todos os lugares um dicionário de português para inglês e um dicionário em inglês. Felizmente, se você tem um smartphone e conexão com a internet o dia todo, não precisa carregar o peso dos dicionários.

Tente sempre estar curioso sobre as palavras em inglês de tudo. Se está em um restaurante, pode-se perguntar: “como é mesmo colher em inglês?”. Com o dicionário, descobrirá que é “spoon”.

Já o dicionário em inglês serve para você procurar a definição de palavras em inglês que leu ou ouviu mas ainda não conhece. É o mesmo com palavras em português que não conhecemos.

5. Escute rádios ou podcasts em inglês

Se você não conhece, podcasts são basicamente “programas de rádio” gravados, que você pode baixar e escutar quando quiser. Existem podcasts sobre tudo o que você imaginar, e são ótimos para passar o tempo no trânsito, filas, etc.

Ao escutar rádios ou podcasts em inglês, você estará sendo forçado a entender o contexto de algo mesmo que apenas com um vocabulário ainda limitado. É esse ato de se esforçar que ajudará você a memorizar melhor o que já conhece e aprender outras palavras a partir do contexto. O segredo é realmente tentar entender.

Veja também: 9 maneiras de trabalhar pela internet

6. Aplicativos para aprender inglês

Existem hoje centenas de aplicativos que ajudam a aprender inglês de graça, alguns melhores que outros. A melhor forma de decidir qual é o melhor para você é testando. Existem incontáveis listas na internet sobre aplicativos para aprender inglês.

O mais famoso é o Duolingo, que traz uma forma divertida de aprender outras línguas. A ênfase é na memorização de palavras, regras gramaticais e expansão do vocabulário. São vários conjuntos de lições, separadas por tópicos como roupas, animais, comidas, etc. Você pode baixar o Duolingo para Android aqui e para iOS aqui.

Veja também: Entenda o que um CEO faz e quais suas responsabilidades

Concluindo

Depois que você tiver dominado o básico, as coisas se tornam mais fáceis. Você já conseguirá entender o contexto das coisas que lê e ouve mais facilmente, o que por si só já ajuda a aprender ainda mais.

Também poderá experimentar assistir filmes e séries sem legenda, se esforçando para entender tudo.

O mais importante é não deixar nunca de praticar e tentar aprender pelo menos uma nova palavra todo dia e a usá-la em uma conversa, assim você a memorizará para sempre!

  • SinclairIyama

    Dicas válidas também para outros idiomas. O Duolingo é muito bom, mas sem disciplina e sem exercício, o aprendizado não virá.