Conselhos

Comprar pela internet é seguro? Confira dicas e evite golpes

comprar pela internet

Cresce rapidamente o mercado de compras pela internet no Brasil. Para se ter uma ideia, apenas durante a Black Friday de 2015, o faturamento foi de R$ 1,64 bilhão.

A tendência é que o crescimento continue, já que muitas pessoas estão apenas começando a utilizar a internet. Com isso, surgem diversos desafios, e o principal deles segue sendo a segurança.

Cibercriminosos estão cada vez mais criativos em suas técnicas para roubar dados bancários e principalmente os de cartões de crédito. Por isso, muitas pessoas ainda preferem não fazer compras pela internet.

Mas será que comprar pela internet não é seguro? Descubra isso abaixo e confira dicas para manter seus dados longe das mãos de criminosos.

Como contas e dados de cartões são roubados

Em geral, se você comprar em um site conhecido e seu computador estiver livre de ameaças, comprar pela internet é seguro.

Existem duas maneiras principais de se roubar dados bancários ou cartão de crédito pela internet: fazendo a própria vítima inserir seus dados em um site falso ou comprometendo a segurança de seu computador.

Chama-se o primeiro caso de phishing, uma técnica muito antiga mas que continua bastante eficiente. Basicamente, são sites falsos que tentam se passar por legítimos. Estes sites geralmente anunciam ótimas ofertas para atrair vítimas.

A melhor forma de se proteger de phishing é ter cuidado onde navega, especialmente se dados pessoais forem solicitados. Analise a URL, pesquise o site em serviços como o ReclameAqui. Sites falsos geralmente se entregam por coisas bobas como erros ortográficos ou má formatação do seu layout.

A outra forma é infectando o computador da vítima. Existem malwares específicos para roubar dados bancários. Muitos deles funcionam criando uma página idêntica à do banco que se posiciona sobre a página original. Ou seja, quando o usuário acessa o internet banking, acha que está inserindo seus dados no site do banco quando na verdade os está enviando para o cibercriminoso.

Para se proteger dessas ameaças, recomenda-se a utilização de algum antivírus e firewall. Também é importante não clicar ou baixar coisas que você não conhece a procedência.

A segurança dos sites de compras online

https

Sites que lidam com informações como dados bancários e cartões de crédito geralmente seguem padrões de segurança robustos. Em uma compra por cartão, por exemplo, a transação em si geralmente é realizada pela própria bandeira, sendo um serviço muito seguro.

Porém, estes serviços e os sites de compra precisam se comunicar para transmitir os dados do usuário e a confirmação do pagamento. Este pode ser o elo fraco da transação, já que um terceiro pode interceptar tal comunicação.

A maneira adotada pelos sites para contornar esse problema é a criptografia dos dados. Talvez você tenha notado que alguns sites usam HTTPS e outros apenas HTTP. O “s” significa secure, indicando que as comunicações do site são criptografadas e existe um certificado SSL. Sites protegidos desta maneira exibem um pequeno cadeado ao lado da URL no navegador.

Jamais insira informações delicadas em um site que não funciona através do HTTPS, pois se alguém interceptar a comunicação, poderá conferir todos seus dados em forma de texto. Agora, em um site HTTPS, as informações serão criptografadas, impossíveis de serem quebradas.

Veja também: Descubra se o Airbnb é confiável e dicas para novatos

Como comprar pela internet com segurança

A melhor proteção é a educação. Infelizmente a maioria dos brasileiros ainda não é bem informado sobre práticas recomendadas para se manter seguro na internet.

Tomar alguns segundos a mais para analisar no que você está clicando faz toda a diferença.

No mais, é importante a utilização de um software de segurança ou um antivírus em conjunto com um firewall. Porém, nunca utilize mais de um antivírus simultaneamente, já que eles podem entrar em conflito.

Com o tempo, a maioria das pessoas vai aprendendo a separar sites confiáveis de não confiáveis, e como evitar golpes. Se você ainda é um novato na internet, a dica é a mesma da vida real: cuidado com os estranhos.

Como proteger os dados de seu cartão de crédito

Desde o final da década de 90, quando a internet estava ganhando uma força considerável e os primeiros sites de vendas online surgiam, Elon Musk e alguns empresários tiveram uma ideia primordial: criar um serviço de pagamentos online.

Atuano como uma espécie de banco, mas muito mais simples e 100% online, surgia o PayPal. Sendo a maior solução do genero até os dias de hoje, o PayPal funciona como uma espécie de carteira virtual que fica vinculada a um cartão de crédito.

Ele não cobra tarifas ou comissões de quem o utiliza para realizar pagamentos, e sua principal vantagem é que apenas o serviço conhece os dados de seu cartão de crédito, o que diminui e muito os riscos.

Ao ter seu cartão cadastrado e aceito pelo PayPal, você passa a realizar compras online usando apenas sua senha do serviço. O único porém é que nem todos os sites de vendas online aceitam o PayPal, pois ele cobra comissões de quem vende através do serviço.

Outra vantagem importante do PayPal é seu sistema de disputas. Através dele o consumidor pode questionar uma compra que teve problemas, que não foi entregue ou que o produto era defeituoso ou diferente do anunciado. Ao fazer isso, o serviço intermedia uma discussão entre comprador e vendedor, onde os dois tentam chegar a um acordo. Se o consumidor tem razão, ele receberá o dinheiro de volta.

Dicas para se manter seguro na internet

  • Crie senhas fortes e nunca use a mesma senha para diferentes sites
  • Utilize um antivírus e um firewall
  • Analise o link antes de clicar, incluindo e-mails
  • Não instale programas ou abra arquivos que você não conhece a procedência
  • Jamais forneça informações pessoais para estranhos na internet
  • Lembre-se que se uma oferta parece muito boa para ser verdade, provavelmente é falsa
  • Mude a senha padrão do roteador e WiFi
  • Se está em dúvida sobre a segurança do seu sistema, não utilize para fazer compras online
  • Vai comprar online? Prefira sites conhecidos ou pesquisa a opinião de outras pessoas
  • Vai comprar com cartão de crédito? Prefira usar serviços como o Pal Pay, pois eles “ocultam” os dados de seu cartão.

Veja também: Este é o cartão de crédito mais seguro do mundo

  • Ótimas dicas, os cartões virtuais que são gerados somente para uma única compra, também são uma ótima forma de proteção.