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Marketing pessoal: o que é e dicas importantes

marketing pessoal

Marketing pessoal é a capacidade de expor bem seu valor. Você pode ser o melhor programador do mundo, mas isso não vai servir para nada caso você não exponha isso de forma coerente.

Hoje, a maioria das pessoas estão conectadas. Com o advento da internet, é possível contratar profissionais qualificados em qualquer parte do mundo. Em outras palavras: a competição está muito mais intensa.

É verdade que a maioria das pessoas buscam entender o que é marketing pessoal quando estão buscando um emprego. Mas na realidade, o marketing pessoal é algo que você pode empreender em qualquer aspecto de sua vida, com resultados muito positivos.

O que é marketing pessoal?

Já falamos que marketing pessoal é como você se apresenta, porém, há outras variáveis envolvidas, sendo a principal: para quem você está se apresentado?

Se você está se aplicando para uma vaga de emprego, certamente não se apresentará da mesma forma que o faria caso fosse para uma pessoa qualquer no bar.

No bar você falaria para qual time torce, quais filmes marcaram sua vida, quais séries acompanha, etc. Se fizer isso em uma entrevista, a não ser que o entrevistador pergunte, provavelmente causará uma impressão estranha.

Ou seja, o marketing pessoal não é apenas uma técnica para elaborar bons currículos e causar boas impressões em entrevistas. O marketing pessoal é melhor definido como um conjunto de técnicas para exaltar a imagem própria de acordo com variáveis.

O básico do marketing pessoal

Costuma-se dizer que a primeira impressão é a mais importante. Na maioria dos casos isso é verdade. Uma má primeira impressão não vai lhe gerar uma segunda entrevista ou um número de alguém no bar.

E qual é a primeira coisa que se nota em alguém? Sua aparência. Por mais que gostamos de acreditar que hoje em dia já superamos esse tipo de coisa, a realidade não é essa. Por outro lado, não estamos falando sobre ser uma pessoa atraente ou não. Isso realmente nunca deve importar, pelo menos em questões profissionais.

Estamos falando sobre um visual coerente com o que você quer que lhe represente. No caso de uma entrevista em uma grande empresa, você quer ir bem vestido, com formalidade. A não ser que seja para um cargo alto, não precisa de terno e gravata, mas algo social mesmo assim.

Agora, se é uma entrevista em uma startup, provavelmente não precisa de uma roupa muito formal, mas também não vá com uma camiseta cheia de desenhos e havaianas!

Outro ponto importante, apesar de não tanto quanto a aparência coerente, é sua linguagem corporal. Tente manter uma postura ereta, mas não exagerada. Tanto o completo desengonçado quanto o completo na linha são ruins. É necessário ser natural.

Por fim, o último ponto básico para ter um bom marketing pessoal é o modo que você se comunica. Isso, na verdade, não é tão básico… mas falar com o português correto é! Muitos recrutadores enviam no ato para a lixeira qualquer e-mail de candidatura se houverem erros de português.

Dominando o marketing pessoal

Talvez você já tenha todas as características que citamos, e isso já representa a maior parte do caminho para estabelecer seu marketing pessoal. Contudo, a maioria dos profissionais de valor também já tem essas habilidades. Por isso, quem se destaca é quem toma alguns passos extras. Veja alguns deles:

  • Seja um líder: você não precisa estar em uma posição de chefia para emanar liderança. Cada vez mais essa característica é apreciada no mercado. Um bom líder consegue inspirar outras pessoas, e é isso que você deve sempre buscar fazer. Essa provavelmente é a característica de maior impacto no marketing pessoal.
  • Capacidade de solucionar problemas: uma pessoa que consegue enxergar soluções em qualquer problema é uma pessoa que consegue fazer tudo. Um programador, designer, vendedor, redator ou qual for a profissão, está sempre resolvendo algum problema. É claro que aqui estamos falando de problema de forma mais abrangente, mas mesmo no sentido clássico de problema, eles estão sempre presentes em qualquer lugar. Mostre que você consegue lidar com isso, que consegue pensar de maneira diferenciada, a partir de ângulos que outros não imaginariam.
  • Consiga identificar suas habilidades e características: é muito comum não conseguir preencher bem nem uma página de um currículo quando se está buscando o primeiro emprego ou quando está indo para uma área diferente. Isso não quer dizer que não seja possível! Todos temos características, habilidades, conhecimentos ou experiências que nos diferenciam. Pense bem e coloque no papel.
  • Cuide de sua imagem na internet com muito cuidado: todos os recrutadores, possíveis parceiros de negócios, amigos, pretendentes ou o quem quer que seja vão pesquisar sobre você na internet antes de qualquer decisão. Então cuidado com as fotos que publica em redes sociais, o que diz nelas e tenha um perfil atualizado e bem elaborado no LinkedIn. Alias, o LinkedIn é uma ótima forma de expandir seu marketing pessoal caso seu perfil seja bem feito como já explicamos.

O marketing pessoal não precisa ser um bicho de sete cabeças se você sabe “qual você” quer apresentar. É o você profissional ou o você descolado? Cada situação pede por um deles, e esse é seu ponto de partida.

Existe algumas técnicas que lhe colocam à frente dos outros, como manter um bom perfil no LinkedIn, especialmente na era da informação. Porém, em geral o simples bom senso pode lhe ajudar muito. Seja alguém que causa uma boa impressão, que não será esquecido quando sair pela porta. E seja simpático!