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Marketing de Conteúdo: 5 erros comuns e fatais para se evitar

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma das maneiras mais efetivas de atrair clientes em potencial e gerar visibilidade para a marca, com retorno sobre investimento enorme. Pesquisas apontam que em 2017, 51% das empresas terão alguém de posição executiva que é diretamente responsável pelas estratégias de marketing de conteúdo.

Se você trabalha com alguma forma de marketing digital, já sabe disso tudo. Mas é preciso ter cuidado, pois com toda a empolgação de conseguir esses resultados incríveis, você pode acabar cometendo alguns erros banais que comprometem todo seu esforço.

Não basta apenas sentar e começar a escrever uma infinidade de textos para tentar atrair leitores. Porém, se você evitar estes 5 erros comuns que explicamos abaixo, já estará na frente da maioria.

1. Focar na quantidade e não na qualidade

Este talvez seja o erro mais comum entre estratégias de marketing de conteúdo. Você cria uma lista de pautas com assuntos que interessam seu público e estabelece que publicará x postagens por dia. A não ser que você seja excepcional na prática, dificilmente criará tanto conteúdo verdadeiramente de qualidade em pouco tempo.

Cada vez mais os algoritmos do Google estão aptos a entenderem qual conteúdo é de mais qualidade, e consequentemente qual conteúdo deve aparecer primeiro nos resultados. Se você deve escolher entre quantidade e qualidade, vá de qualidade sem pensar duas vezes. Uma postagem de sucesso pode atrair mais leitores que uma centena de medianos.

2. Presumir conhecer sua audiência

A grande vantagem de trabalhar com marketing digital, independente de sua forma, é que você pode utilizar ferramentas para conhecer seu público e atender suas necessidades. Você pode até ter uma noção geral dos interesses da audiência, mas deve ir além.

Com ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, você pode descobrir quais perguntas sua audiência faz, suas intenções e muito mais. Através dessa pesquisa de palavras-chave, você pode criar um perfil geral da sua audiência e escrever pensando nele. É por isso que investir em conteúdo é uma das maiores estratégias de ecommerces.

3. Não dando o tempo devido para a criação do título

Após horas de pesquisa e redação, é normal que você queira publicar logo o conteúdo. Então acaba bolando um ou título qualquer que encaixe e dá o trabalho como terminado. Contudo, em marketing de conteúdo, o título é tão importante quanto o próprio conteúdo, se não até mais.

Inclusive, algumas pessoas leem apenas o título e nada mais. É através dele que você vai atrair os cliques para sua página e possivelmente converter o leitor em um cliente. Também é importante saber para qual plataforma está escrevendo. Títulos voltados para mecanismos de busca geralmente não são os ideias para redes sociais.

4. Deixar a promoção do conteúdo em segundo plano

Existe um consenso na comunidade de marketing digital que afirma que tráfego orgânico (assim como backlinks adquiridos organicamente) é o ideal. É verdade, mas isso não significa que você deva apenas publicar sua postagem e esperar que milagres aconteçam.

Você deve dedicar uma boa parcela do seu tempo na promoção do conteúdo. Seja através de técnicas de SEO, mídias sociais, entrando em contato com influenciadores da área ou até com campanhas pagas como AdWords.

5. Não mensurar suas métricas

Você pode estar fazendo todo o resto certo, mas se não está acompanhando os indicadores do que está funcionando ou não, estará comprometendo todo seu esforço.

Com a ajuda de softwares como o Google Analytics, você estará equipado com métricas que permitirão você fazer decisões informadas sobre sua estratégia de marketing de conteúdo. Por exemplo: qual tipo de conteúdo gera mais resultado; qual tipo de título atrair mais visitas; o que pode ser modificado para ter sucesso; quanto tempo as pessoas estão passando em meu site; etc.

Caso você realmente dedique o esforço necessário para executar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, seu negócio pode se multiplicar de maneiras que você não achava possível. Um texto qualquer publicado há um ano pode ser o responsável por metade dos seus futuros clientes!