Ações Economia Investimento

Qual a diferença entre investir e especular?

Especulação vs Investimento

Investir e especular são duas palavras muitas vezes usadas no mesmo contexto, mas que são fundamentalmente distintas. Para leigos, o mercado de ações é um grande cassino onde quem por sorte (ou informações privilegiadas) acerta a ação que vai subir, ganhando fortunas.

Dependendo de como você escolhe abordar o mercado de ações, isso pode ser verdade. Contudo, é exatamente essa a diferença entre quem investe e quem especula.

Na maioria absoluta dos casos, qualquer investimento, mesmo que fora do mercado de ações, possui algum nível de risco. O que separa o investidor do especulador é o risco que estão dispostos a correr.

Investir vs Especular

A aquisição de uma ação de alto risco, o que lembra uma aposta em jogo de azar, cai no lado da especulação. Já aquisições de menor risco, que foram realizadas a partir de análises de mercado, caem no lado do investimento.

Quem especula no mercado geralmente o faz por falta de conhecimento técnico e experiência em investimentos ou por buscarem grandes retornos independente dos riscos – no menor intervalo de tempo possível.

Contudo, especular não é o mesmo que apostar, já que também há um nível de conhecimento e pesquisa envolvidos. Especuladores podem, por exemplo, estar dispostos a perder todo o dinheiro pois acreditam que o possível retorno vale o risco.

Entre investidores, também existe diferentes níveis de especulação. Um investidor pode ser mais aberto ao risco, pois seu modelo de investimento permite isso. O objetivo, contudo, é sempre o mesmo: harmonizar os dois aspectos (lucro e risco), gerando o maior retorno possível.