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Conheça todos os detalhes do Nubank Rewards

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A Nubank finalmente oficializou seu programa de pontos, chamado pela empresa de Nubank Rewards, se aproximando de vez dos cartões de crédito tradicionais que dominam o mercado há várias décadas.

Da mesma forma que a maioria dos cartões,  ao realizar compras, o cartão Nubank irá somando pontos que podem ser acumulados, desde que o cliente aceite pagar uma “assinatura” pelo serviço.

Conforme havíamos antecipado, a primeira fase do programa Nubank Rewards será voltada para testes do programa de pontos. Serão escolhidos cerca de 1.500 clientes que já usam o Nubank em smartphones Android, com promessa também para que a versão do Nubank com pontos chegando nos iPhones futuramente.

A empresa não revela os critérios para escolha desses primeiros clientes, e não haverá em um primeiro momento sistema de convites para expansão do “beta”.

Como o Nubank Rewards funciona?

Como a preocupação da Nubank é sempre inovar (e promover sua marca usando essa estratégia), com o sistema Reward não será diferente.

O programa de pontos da Nubank trouxe ao mercado diferenciais realmente muito relevantes:

Os pontos não vencem

Ou seja, não há pressão para usar seus pontos em algo que não precisa, ou pagar mais caro por uma passagem aérea ou um produto que não irá precisar. O Nubank reforça que a ideia aqui é a de não “precisar torcer” para que os os pontos do cliente vençam, e assim sair no lucro.

Os pontos não precisam ser trocados

Até mais interessante que o ponto anterior, é a não necessidade da troca de pontos. A maior parte dos cartões de crédito oferecidos no mercado precisam ser migrados do cartão para um serviço de terceiros, geralmente através de uma ligação telefônica.

Esse processo tem sérias desvantagens, sendo a principal a não possibilidade de migrar novamente em caso de arrependimento. Por exemplo, caso o cliente migre todos os seus pontos para o serviço “Multiplus”, poderá comprar passagens aéreas apenas da LATAM e outras empresas parceiras. Se migrar para a Smiles, as passagens disponíveis serão da Gol, etc.

Já no Nubank Rewards o cliente precisará apenas acessar o próprio aplicativo do cartão, e “apagar” seus gastos. Ou seja, os pontos valem exclusivamente dinheiro. Não interessa aqui se você irá comprar uma passagem de avião, comprar gasolina, almoçar, comprar cervejas: basta usar os pontos para diminuir seus custos direto no app.

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Facilidade no acúmulo dos pontos

Mesmo não sendo uma exclusividade do programa, o Rewards simplifica a vida na hora de acumular pontos. Ao invés de usar o dólar como base para o cálculo dos pontos, a Nubank adotou a conta 1 Real gasto = 1 ponto para seu programa.

A mesma conversão é usada pelo Banco Original em seu cartão de crédito. Além da facilidade na conversão, os pontos são creditados em tempo real, antes mesmo do cliente pagar a fatura vigente.

Quanto custa a anuidade do Nubank Rewards

Chamada pelo serviço de assinatura, a anuidade será exclusiva para os clientes que optarem pela opção do cartão que acumula pontos. Ou seja, o Nubank continua sendo gratuito para quem não interesse no benefício.

O preço da anuidade Nubank será de R$190,00 se pagos a vista, logo após os primeiros 30 dias grátis para teste.

O valor poderá ser pago também em 12 vezes de R$19,00 sendo cobrados aqui R$38,00 a mais.

Todos os 1500 clientes que testam o serviço ganham 30 dias de assinatura grátis, benefício que deverá ser ampliado para todos os demais assim que o serviço for disponibilizado à nível nacional.

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O Nubank Rewards vale a pena?

Com base nos valores divulgados para a conversão dos pontos, dificilmente o cartão será vantajoso para a maioria dos cliente Nubank.

Simplificar o sistema de acúmulo e gasto de pontos é de suma importância para atingir a nova geração, que cada vez mais valoriza a transparência e simplicidade.

Porém, do ponto de vista financeiro, apenas clientes com um perfil de gastos mensal muito grande serão beneficiados pelo Nubank Rewards.

Em relação ao valor da anuidade, ela de fato é menor do que a encontrada em cartões Platinum e Gold da concorrência (que custam algo em torno de R$400,00 e R$300,00 por ano cada um respectivamente), ficando próximo das anuidades de cartões internacionais, R$200,00 em média.

Já falando do valor dos pontos na hora de obter descontos no pagamento da fatura, temos que essa é a principal desvantagem do programa.

Nos exemplos dados pelo próprio Nubank, a conversão dos pontos será de aproximadamente 3000 pontos para cada 20 reais de desconto.

Ou seja, para “apagar” a mensalidade do plano mais básico do Netflix de sua conta, será necessário gastar R$2.980,00 em seu cartão Nubank.

Na vida real a mensalidade do Netflix básico custa apenas R$19,90.

Para apagar a mensalidade do Spotify de sua fatura, serão necessários 2750 pontos. o que chama atenção é que a assinatura do Spotify custa apenas R$14,90 para a maioria dos assinantes, mostrando que a conversão não é fixa, dependendo da parceria realizada com o serviço.

Se considerarmos que para pagar a assinatura anual básica do Netflix será necessário gastar cerca de R$35.760 reais para conseguir os pontos, abatendo R$238,80 de sua fatura no período, fica evidente que o programa não compensa, pois não se esqueça que você teve que pagar R$190,00 pela assinatura, no mínimo.

As contas não ajudam o Nubank Rewards

Para quem possui gastos superiores a 3 mil reais mensais no cartão, o programa pode até se tornar interessante, chegando a compensar o pagamento da assinatura.

Mas para clientes acima de tal faixa de gastos, existem outros cartões no mercado que oferecem uma conversão de pontos mais vantajosa, cobrando anuidades semelhantes.

Cartões da variante Platinum oferecidos no mercado costumam cobrar anuidades em torno de 400 reais parceladas em até 6 vezes. Esses cartões acumulam cerca de 1,5 pontos por dólar gasto ( se você gasta em reais, ele converte em dólares para calcular os pontos).

Ou seja, o cliente que gasta cerca de R$ 3.200,00 mensais, acumula 1500 pontos (considerando o dólar cotado a R$3,20). Em um ano terá acumulado 18000 pontos. A maioria dos grandes programas de pontos oferecem bônus, em media, de 50% na hora em que a transferência é realizada, elevando esse número para 27000 pontos.

Com 27000 pontos é possível comprar 3 passagens aéreas entre Curitiba e São Paulo por 9000 pontos cada (ida e volta). As 3 passagens equivalem em média a R$900,00 se compradas com antecedência.