Empreendedorismo Você em alta

Como encontrar um mentor para sua vida profissional

Mentor

Em grande parte das matérias sobre alcançar sucesso profissional ou com dicas de como crescer na vida, você irá acabar se deparando com a obrigação de procurar e encontrar um mentor.

É preciso de fato encontrar alguém que sabia como chegar do ponto A ao B e que possa te conectar com as ferramentas, experiências e oportunidades certas para que você, ou sua empresa, atinja o sucesso desejado.

Alguns mentores empresariais

Podemos afirmar categoricamente que qualquer pessoa que já tenha sido bem sucedida em qualquer coisa na vida, provavelmente poderia identificar pelo menos uma ou duas pessoas, se não mais, que tiveram um impacto significativo e direto em seu sucesso. Conheça aqui 5 exemplos famosos de pessoas bem sucedidas que tiveram mentores:

Steve Jobs e Mark Zuckerberg

Poucos sabiam, mas Steve Jobs, o visionário que fez a Apple o que ela é hoje, deu conselhos a Mark Zuckerberg de como fazer sua empresa crescer, o Facebook. Zuckerberg inclusive postou no próprio Facebook depois que Jobs faleceu: “Obrigado por me mostrar como aquilo que você constrói pode mudar o mundo.”, o que se tornaria uma de suas frases mais famosas.

Warren Buffet e Bill Gates

Bill Gates teve milhares de situações e decisões extremamente difíceis para tomas a frente da Microsoft durante toda a sua história, conforme podemos ver pelas suas citações. Ele precisava pensar sobre o sucesso da companhia a longo prazo, e ele credita ter aprendido isso com Warren Buffet. Foi dele que Bill Gates recebeu a indicação do seu livro favorito: Aventuras Empresariais.

Michael Bloomberg e William R. Salomon

Bloomberg começou a carreira como um comerciante em um banco de investimento, onde Salomon foi um sócio-gerente, e ele se lembra de aprender as lições de liderança de maior impacto de sua carreira observando a maneira como Salomon trabalhava. Segundo Bloomberg, essa experiência possibilitou que ele tornasse sua empresa gigante e mundialmente conhecida como é até hoje.

Robert Herjavec e Warner Avis

Apesar de Avis nunca ter sido um mentor oficial de Herjavec, ele ensinou-lhe uma das mais valiosas lições de sua carreira. Ele ajudou Herjavec aprender a concentrar sua energia em aproveitar as oportunidades que estavam bem na frente dele, em vez de tentar criar oportunidades novas o tempo todo. Em vez de ter resolvido encontrar o mentor perfeito, Herjavec acredita que o mais importante é procurar conselhos conversando e fazendo perguntas aos líderes que estão próximos de você.

Se você ainda não acredita que é fundamental ter um bom mentor de negócios em sua vida profissional, talvez esta história de terror de Vinnie Fisher, o fundador e CEO da Total’s CEO, poderá convencê-lo:

“Eu tive uma história longe da educação e, como tal, realmente não entendia o valor da orientação e do coaching. Mas, um dia, as coisas mudaram. Eu estava no meio da nossa empresa de hospedagem que estava realmente crescendo, e nós tínhamos uma oferta para vendê-la por US$ 24 milhões. Eu estava tão arrogante sobre meu plano de visão e crescimento que ignorei os sinais da equipe de gestão e das outras equipes operacionais. Nós, essencialmente, recusamos a oferta na esperança de dobrar o tamanho e o valor da empresa. Como resultado, os sinais que havia ignorado danificaram seriamente a saúde financeira da empresa, levando-nos a vendê-la mais tarde simplesmente como sucata – por uma mera fração do que foi oferecido na época”.

como encontrar um mentor

Por trás de um grande homem de negócios, há sempre um mentor.

Como encontrar o seu mentor perfeito

Encontrar o mentor perfeito não é fácil – mas é mais fácil do que tentar descobrir tudo por conta própria. Demonstramos abaixo 4 dicas de como encontrar o mentor ideal para ajudar em seu crescimento empresarial:

1. Busque alguém que você sabe que é bem sucedido

Começar a procurar por alguém que já trabalha próximo de você ou de alguém que você conhece, normalmente favorece o primeiro contato, que prioritariamente deverá ser pessoal. Enviar e-mails ou mensagens em redes sociais pode te afastar ainda mais do seu futuro Mentor, especialmente se ainda não otimizou seu perfil no LinkedIn.

Lembre-se também que é raro que apenas uma pessoa vá ensinar tudo que você precisa saber sobre o sucesso na vida – portanto, você não precisa escolher o líder mais bem sucedido de sua empresa ou cidade para ser o seu primeiro mentor. Dê um passo de cada vez e aproveite todos os contatos para conversar e trocar o maior número de ideias possível.

Os bons líderes costumam ficar felizes de ter desempenhado um papel na sua “graduação” para outro mentor.

2. Estenda a mão para seu mentor potencial

Se você escolheu a pessoa certa na primeira, provavelmente ele já estará com uma caixa de entrada cheia de pedidos “de orientação”. Independentemente disso, você provavelmente não deve enviar mais um e-mail pedindo para orientá-lo. Como já dissemos, você deve ser mais pessoal.

A melhor coisa que você pode fazer é simplesmente andar até eles, dizendo em seguida que você está impressionado com o que eles fazem no mundo empresarial e que você adoraria se eles estivessem dispostos a orientá-lo de como fazer o mesmo.

Seja direto, demonstre claramente suas intenções, seja pró-ativo mas não assustador. Se a pessoa que você escolheu não está interessada, não continue incomodando e procure um novo candidato. Aqui, o segredo é trabalhar em seu marketing pessoal antes de qualquer coisa.

3. Estabeleça um planejamento para o sucesso

Conseguiu o seu mentor? Então não caia na cilada de tentar marcar encontros esporádicos para conversarem sobre negócios. Vocês vão acabar se reunindo uma ou duas vezes, e então a agenda ficará ocupada o suficiente para que vocês sigam caminhos separados.

Combine previamente uma frequência que ambos estão dispostos a cumprir e, em seguida, marquem uma data e hora para a primeira reunião. No primeiro encontro, já tente marcar uma reunião recorrente.

Também pense sobre seus objetivos. O que você quer aprender? Como vai aprender e aproveitar isso para ser bem sucedido?

4. Não pare de aprender

Continue. Mantenha a leitura, fortaleça seu networking, dê orientação e continue sendo orientado. Isso é um requisito para crescer profissionalmente.

Pense que você mesmo poderá ser mentor de várias pessoas em sua vida. A maioria das pessoas nunca teriam a pretensão de apenas terem sido orientadas por uma única pessoa. Você alcança diferentes fases na vida. Você desenvolve e alcança objetivos diferentes.

Basta lembrar de manter a aprendizagem e continuar sempre devolvendo esse conhecimento para outros que estão atrás de você.

Via: Entrepeneur