Conselhos Produtos de crédito

Banco Original ou Neon – Qual é melhor?

Está pensando em abrir uma conta corrente pelo Smartphone e está em dúvida entre o Original e o Neon?

Hoje traremos detalhes sobre cada um dos dois bancos digitais que estão fazendo mais sucesso atualmente.

Iremos comparar o que cada um tem para oferecer e mostrar suas vantagens e desvantagens.

Banco Neon

O banco Neon é na verdade a evolução do Controly, uma espécie de cartão pré pago com opções suficientes para que ele parecesse com uma conta corrente comum.

Pensando em oferta uma conta corrente mais próxima das tradicionais oferecidas pelos grandes bancos, o Neon surgiu prometendo simplicidade e transparência.

O Banco ainda está em fase de testes, sem realizar uma ampla oferta de novas contas. Apenas 5 mil convites foram liberados no momento inicial, mas qualquer um pode se cadastrar no aplicativo e aguardar por uma conta grátis no futuro.

Banco Original

O Banco Original é uma instituição financeira que existe desde 2011 no mercado financeiro, mas que apenas em maio de 2016 que iniciou sua abertura de contas via smartphones,de forma totalmente digital.

Por trás se sua grande repercussão atualmente, temos nada menos que o maior conglomerado empresarial do país, o grupo J&F, dono de empresas como a Friboi e Havaianas.

Além de já contar com mais de 6,6 bilhões de reais em ativos sob sua gestão, é importante lembrar que o responsável pela transformação do banco em digital foi o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, atual Ministro da Fazenda do Brasil.

O foco do Original não é oferecer uma conta 100% gratuita para os novos clientes, apesar de existir uma opção que não cobra mensalidade. O foco aqui é oferecer um banco completo, como os tradicionais, mas que não exige a presença física do cliente em nenhum momento.

Quem é mais seguro, Neon ou Original?

Para muitos clientes, mais importante do que qualquer outra coisa é segurança de seu dinheiro.

E nisso, podemos dizer que Original ou Neon se equivalem. O motivo é simples: o principal fator de segurança que o cliente/investidor precisa ter em conta, é que é muito raro um banco quebrar, mesmo os menores.

O segundo, é que como no década de 90 muitos bancos eram muito mal geridos, alguns deles sim fecharam as portas.

E para dar maior segurança para os clientes, foi criado o Fundo Garantidor de crédito, que já explicamos o funcionamento aqui.

Graças a ele, tanto clientes do Original ou do Neon (além de todos os bancos autorizados pelo Banco Central) são reembolsados em até R$250.000,00 por Banco e por CPF em caso de falência da instituição.

Já em relação aos aplicativos usados para abertura de conta e transações, não há relatos de fraudes até o momento, mas a dica é a mesma para qualquer um que usa Internet Banking no Brasil: ser um usuário consciente para não cair em golpes e perder dinheiro.

Neon oferece cartão de crédito?

Não. Talvez a principal desvantagem para quem desejar uma conta corrente mais “completa”, seja a falta de um cartão de crédito Neon.

O cartão disponível é de débito internacional Visa, ou seja, pode ser usado em viagens ou para pagamentos via internet, mas a compra é debitada em tempo real  no saldo do cliente. Não há milhas, pontos, e nem possibilidade de parcelamento da fatura.

abrir conta no banco neon

O que posso fazer com minha conta Digital

Tanto o Neo quanto Original oferecem contas correntes similares, ao menos quando comparamos a modalidade básica, onde não há cobrança de mensalidades ou anuidades.

Em ambos é possível pagar boletos de outros bancos, contas de água/luz/telefone/TV, realizar transferências para outros clientes Neon ou Original, além de realizar TEDs e DOCs para contas de outros bancos. Além disso, pode receber TEDs e DOCs de outros bancos, receber depósitos de qualquer pessoa via boletos e ter um cartão múltiplo internacional Visa.

Existe ainda uma interessante opção de aplicação financeira no tradicional CDB (Certificado de Depósito Bancário), que promete uma rentabilidade superior ao de uma poupança comum, mas que na prática paga cerca de 80% do CDI e é sujeito a cobrança de imposto de renda sobre os rendimentos. Por isso, deve-se estudar bem a opção antes de tomar qualquer decisão.

A opção de investimento existe nos dois bancos atualmente.

O que o Original oferece

Além da conta corrente comum para movimentação financeira, com cartão de débito ou crédito (se aprovado), o banco permite que sejam realizados investimentos em CDB e oferece um gerenciador financeiro completo, o qual tenta organizar as despesas do cliente de forma prática, automática e inteligente.

Como um banco comum, existe logo no pedido de abertura da conta a opção de solicitar um limite de cheque especial e habilitar o adiantamento a depositantes. Ambos os serviços são tarifados e em caso de utilização os juros podem ser bastante altos.

A “franquia original”, como é chamado o pacote básico de conta corrente do banco, oferece mensalmente 10 folhas de cheque, 5 saques na Rede24horas,  2 transferências entre bancos que podem ser via TED ou DOC e transferências entre contas do banco ilimitadas.

Não sabe a diferença entre TED e DOC? Descubra aqui.

Além dos diferenciais mencionados, o Original conta com uma gama de cartões de crédito nacionais e internacionais muito parecida com qualquer banco comercial “tradicional”.

Uma vantagem interessante são as promoções que o banco vem fazendo com seus cartões, dando a primeira anuidade do cartão de crédito Platinum por exemplo.

Já na variante MasterCard Black, o banco Original tem hoje uma política de isenção de anuidades para clientes que gastam mais de R$4.000,00 reais mensais em média no cartão de crédito.

Foco na alta renda

Em que pese o banco não fazer qualquer distinção entre o perfil de renda dos clientes foco em sua atuação, existem relatos de que rendas inferiores a 4 mil reais mensais não tem recebido aprovação no aplicativo do Original. Se você teve sua abertura de conta negada e não possui restrições cadastrais, sua renda pode ter sido um dos fatores que contribuíram para tal.

É importante lembrar que não existe norma legal ou regulamentação que obriguem uma instituição financeira a abrir ou manter uma conta corrente.

as desvantagens do banco original

Desvantagens do Banco Original

Não consideramos aqui o fato de não existirem agências físicas ou atendimento presencial de gerentes como uma desvantagem, pois este não é o foco do modelo proposto pelos bancos digitais. Porém, reunimos uma série de limitadores que o Original ainda possui e que podem fazer ou não a diferença para você. Confira:

  • Poucas opções de investimentos (não é possível aplicar em fundos de investimento ou no Tesouro Direto, por exemplo).
  • Aplicação mínima de 5 mil reais e não há opção de aplicação automática.
  • Se você realiza muitos saques, terá cobrança de tarifas.
  • As tarifas cobradas são em geral iguais ou superiores às dos bancos tradicionais.
  • Não há opção para pagamento de boletos de arrecadação (luz, água, telefone, etc), apenas boletos de cobrança comuns.
  • Débito automático não permite cadastrar contas de terceiros (em nome da esposa, filhos, etc).
  • A conta aberta pelo computador depende da impressão de documentos, ficando restrita à algumas cidades.
  • Quem ainda trabalha com dinheiro vivo pode ter muitas dificuldades em realizar depósitos e custos altos para realizar saques no Original.
  • Não existe versão do aplicativo para Windows Phone/Windows 10.

Concluindo: quem é melhor? Original ou Neon?

Com base em tudo que descrevemos aqui, definir qual banco digital é melhor para você dependerá exclusivamente de sua necessidade.

Se a ideia for receber pagamentos via transferência (como crédito de salário da sua empresa) e usar unicamente o cartão para fazer compras (sem nunca realizar saques em dinheiro, ou evitando o máximo possível), acreditamos que o Neon é a melhor escolha, principalmente por seu foco na gratuidade da maioria de seus serviços e na simplicidade do seu aplicativo.

Já para quem deseja uma solução mais completa, como uma conta com limite para necessidades e um cartão de crédito de verdade, que acumula milhas e oferece um limite mais compatível com sua renda, o Original é de longe a solução mais completa.

Ambos os bancos digitais representam um futuro que já é realidade, onde os clientes abrem e movimentam suas contas sem sair de casa, através de poucos passos no celular.

O que muda aqui é o foco: o Original pensa em atingir os clientes tradicionais e formar uma carteira de clientes tanto aplicadores quanto tomadores de crédito. Já o Neon busca a bancarização dos jovens, incentivando a poupança e controle financeiro da forma mais saudável possível.

Esperamos que com base nos pontos que abordamos, você se sinta seguro para tomar a melhor decisão e escolher o banco digital que melhor possa lhe atender.

  • Latronico Junior

    Parabéns.. esclarecedor!!