Notícias

CEO do Alibaba afirma: “produtos falsificados são melhores que os originais”

Jack Ma, CEO do Alibaba

A gigante do e commerce chinês e mundial, Alibaba, é notória pela venda de incontáveis produtos falsificados. Isso é, produtos que imitam os de marcas de luxo mas por preços muito inferiores. Essa é a realidade para diversos setores, desde moda até eletrônicos.

Conforme reporta a o portal Bloomberg, Jack Ma, CEO do Alibaba, falou durante a primeira conferência para investidores desde que a empresa se tornou pública em 2014:

O problema é que hoje, os produtos falsificados são de melhor qualidade e melhor preço que os produtos reais, dos grandes nomes.

Ele afirmou ainda que muitos desses produtos falsificados são feitos com exatamente os mesmos materiais e nas mesmas fábricas que os produtos originais, com a diferença de usar outro nome. Para Jack Ma, o problema das grandes marcas não são os produtos falsificados e sim os novos modelos de negócio.

As polêmicas da Alibaba e os produtos falsificados

Essa é apenas mais uma das polêmicas envolvendo Jack Ma e os produtos falsificados. Recentemente o grupo Alibaba (que inclui a plataforma Taobao, conhecida pela venda desses produtos para consumidores finais), foi aceito em um importante grupo que batalha contra as falsificações. Em protesto, diversas marcas de luxo que eram membros imediatamente saíram do grupo.

Apesar das evidências contrárias, Jack Ma afirma que o Alibaba tem grande comprometimento em combater esse problema. Mas isso nos faz questionar se não são as empresas acostumadas às suas grandes margens de lucro, dependendo apenas do valor agregado às suas marcas, que devem mudar a forma de fazer negócios.