Conselhos Tecnologia

Descubra se o Airbnb é confiável e dicas para novatos

airbnb

Se você está querendo saber se o Airbnb é confiável, provavelmente já pesquisou seus preços e notou que ele pode sair bem mais barato que um hotel.

O Airbnb possui duas grandes vantagens: o preço geralmente é inferior ao dos hotéis e há um toque humano a mais, já que você lida com o próprio dono do apartamento ou quarto onde ficará hospedado.

Porém, essa segunda vantagem também pode levantar algumas suspeitas. Abaixo você descobrirá se o Airbnb é confiável, ou se é melhor procurar um hotel, pois tudo dependendo que você procura!

Airbnb é confiável?

Na realidade, essa não é a pergunta correta. O serviço em si é confiável, manterá suas informações em sigilo e não cobrará mais do que o combinado.

A pergunta certa é: “este anfitrião é confiável?”. O Airbnb funciona apenas como um “mercado” onde pessoas com apartamentos, casas ou quartos disponíveis podem divulgar seus espaços e preços. E claro, para pessoas buscando lugares para ficar.

Ele não é muito diferente de um Mercado Livre ou OLX, a principal diferença aqui é o foco em locações rápidas.

Ou seja, você não deve se preocupar com a segurança do Airbnb e sim se está fechando negócio com um anfitrião confiável e bem avaliado pelos hóspedes anteriores.

5 dicas para não se dar mal no Airbnb

Existem algumas práticas que diminuem as chances de você se dar mal ou alugar um espaço que não corresponde ao anunciado no Airbnb:

  • Procure sempre fechar negócio com anfitriões que já possuem diversas avaliações positivas. Leia todos os comentários, pois eles foram deixados por pessoas que já alugaram aquele espaço.
  • Leia a descrição, regras e comodidades do anúncio com muito cuidado para não ter uma surpresa desagradável tarde de mais.
  • Entre em contato com o anfitrião para tirar todas as dúvidas e já estabelecer algum tipo de relação antes de reservar o imóvel.
  • Até que o negócio esteja fechado e todas as dúvidas sanadas, continue a conversa com o anfitrião pelo próprio Airbnb para manter um histórico oficial.
  • Jamais faça o pagamento fora da plataforma do Airbnb, pois se algo der errado, você não poderá acionar o serviço.

Posso cair em um golpe?

Se você seguiu as indicações acima, é muito difícil perder seu dinheiro. Apesar de seu cartão ser cobrado na hora da reserva, o dinheiro só é liberado ao anfitrião um dia depois do check-in.

Ou seja, se você chegou no lugar e ele não existe, já está ocupado, é diferente do anúncio ou algo do tipo, entre em contato com o Airbnb o mais rápido possível, evitando que o possível golpista fique com seu dinheiro.

Mas se você não seguiu as dicas e de alguma forma realizou o pagamento por fora da plataforma, não há muito o que fazer além de recorrer a justiça comum, como faria com um locador tradicional. O Airbnb é confiável, mas fechar negócio paralelo com alguém que você não conhece não costuma ser uma boa ideia.

Posso ser roubado?

Milhões de pessoas utilizam o Airbnb para disponibilizar seus espaços e para encontrar onde ficar. Sendo assim, é claro que existem casos de roubos e outras histórias chatas.

Porém, se você seguiu as dicas e reservou um espaço bem avaliado por várias pessoas, as chances disso acontecer são praticamente nulas. Lembre-se de que o anfitrião também está correndo riscos, já que está liberando seu espaço e tudo o que há nele para um desconhecido.

Agora, se algum problema acontecer, a melhor coisa que você pode fazer é imediatamente acionar a polícia. O Airbnb não é tão prestativo quanto deveria ser em casos de roubo, mas quando a polícia está envolvida e indicam que o crime ocorreu, o serviço geralmente colabora.

Concluindo

Como quase tudo na vida, com um pouco de bom-senso e atenção, você não terá com o que se preocupar com suas estadias. Como vimos, o Airbnb é confiável. Quem pode não ser é a pessoa que está alugando um imóvel incrível por uma pechincha e sem nenhuma avaliação até aquele momento (apesar de realmente haver lugares incríveis por ótimos preços no Airbnb e que acabaram de ser disponibilizados).

Membros de nossa equipe já alugaram diversos espaços no aplicativo, sem qualquer tipo de problema, apenas boas experiências por preços vantajosos. Porém, há quem prefira os hotéis, pois geralmente oferecem serviços adicionais que tornam a estadia mais prática, como os serviços de arrumação e limpeza do quarto, toalhas e demais itens.

Independente da sua experiência, positiva ou negativa, sempre deixe uma avaliação do espaço após sua estadia. Outros usuários como você irão se basear na sua opinião para escolher um bom imóvel para ficar.

E por fim, seja um bom hóspede! Não faça nada que você não faria na sua própria casa. Se a educação não for suficiente para te motivar a fazer isso, lembre-se de que o anfitrião também pode deixar uma avaliação sobre você após a estadia, e muitos outros lugares não deixarão você alugar seu espaço se ela for negativa.