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Ainda vale a pena investir em SEO?

SEO

Existem milhares de artigos na internet sobre a suposta morte do SEO. Essa é uma questão que vem sendo debatida há anos, muito por conta da crescente inteligência artificial do Google.

SEO (Search Engine Optimization) se refere a técnicas de otimização de sites para mecanismos de busca. Ou seja, entender de que forma algoritmos, como os do Google, funcionam e usar isso em favor do seu site.

Os algoritmos dos mecanismos de busca estão cada vez mais capazes de entenderem qual conteúdo é de maior qualidade, e por consequência, para qual resultado dar mais destaque. Porém, apesar das diversas previsões do fim do SEO, o que vemos é que a prática está longe disso.

A verdade é que uma boa implementação dessas técnicas aliadas a uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode gerar resultados incríveis, talvez os mais positivos entre todas as outras ações de marketing de seu negócio.

Por que SEO ainda é (e continuará sendo) relevante?

1. Mesmo que backlinks morram, SEO ainda será útil

Até onde se sabe, o principal fator de ranqueamento do Google é a quantidade de links que apontam para uma determinada página.

As previsões do fim do SEO também ganham força por conta das suspeitas de que o Google em breve deixará de utilizar backlinks para essa análise. Mas até agora, isso não aconteceu, e não há sinais claros de que acontecerá em breve.

Sim, é bastante possível que os backlinks percam a força que possuem hoje, mas mesmo que isso aconteça, a prática continuará sendo relevante. A diferença é que ele tomará uma nova forma. Afinal, SEO é sobre conseguir boas posições e não apenas adquirir backlinks.

2. A explosão da internet móvel

O uso da internet através de aparelhos móveis, como smartphones, vem crescendo em velocidade exponencial. E isso muda drasticamente como algumas coisas devem ser pensadas.

Ao mesmo tempo que isso dá dor de cabeça para desenvolvedores que agora precisam pensar seus sites não só para telas grandes, também abre um mar de possibilidades. Profissionais de marketing digital sabem muito bem disso, e já criaram diversas técnicas que tiram proveito de coisas como “SEO localizado”, que leva em conta a posição geográfica dos usuários.

3. Novas tecnologias virão

A maneira de interagir com a internet pode mudar drasticamente em 10 anos, talvez mais do que vimos com os smartphones. Não está fora da realidade pensar em navegar na internet a partir da própria mente.

É difícil prever o que e quando algo acontecerá nessa área que avança tão rapidamente, mas uma coisa é certa: conforme os hábitos mudam, os algoritmos também devem se adaptar. E com isso, a maneira de tentar atingir melhores resultados também. É como falamos no primeiro ponto, o que acontecerá é SEO tomando uma nova forma.

4. O mercado dos mecanismos de busca continuam crescendo

Diversas pesquisas mostram que a quantidade de pessoas que realizam pesquisas na internet antes de tomar decisões está crescendo. A internet hoje atinge quase todos os públicos, desde os mais velhos até os mais novos.

No Brasil, o espaço para crescimento é ainda maior do que no Estados Unidos ou Europa, pois uma parcela bastante significativa da população não possui acesso ou é “analfabeto digital”. Em outras palavras, o que hoje já gera ótimas resultados será ainda mais atraente no futuro.

5. Seus competidores estão utilizando SEO

A maioria dos negócios já possuem algum braço online, seja ele para vendas diretas ou apenas divulgação da marca. E todos os investimentos sérios no meio digital envolvem algum tipo de SEO. Um ótimo exemplo disso são os ecommerces, que investem pesado na área.

Ao escolher não investir em SEO, você automaticamente estará se colocando em desvantagem frente à competição, comprometendo o futuro do seu negócio já que cada vez mais a internet é o centro das coisas.

6. SEO tem ótimo custo benefício

Esta talvez seja a maior vantagem de se investir em SEO: o custo-benefício é ótimo. O retorno sobre investimento, caso um serviço sério seja contratado, geralmente ultrapassa o de qualquer outro.

Alguns profissionais e agências cobram caro por seus serviços, mas o retorno também é alto. O ROI, quase sempre, é bem maior do que vemos em outras estratégias de marketing digital como através de PPC.

7. SEO não é só sobre Google

Quando falamos de SEO, automaticamente pensamos em resultados no Google. Contudo, não está necessariamente ligado a isso. Como o nome diz, se refere a Otimização para Mecanismos de Busca.

E de certa forma, o Facebook, YouTube, lojas virtuais e tantas outras plataformas são também mecanismos de busca. Conforme novas plataformas surgem, novas técnicas de SEO são requeridas para tirar melhor proveito delas.