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8 segredos de negócios lucrativos

Negócios Lucrativos

Quando olhamos para negócios lucrativos como  os da Apple que batem recordes incríveis de lucro todo trimestre, ficamos imaginando como elas chegaram lá. Conseguir criar algo que vale próximo a 1 trilhão de dólares não é algo que você provavelmente irá conseguir, já que apenas uma ou outra empresa na história conseguiu isso. Mas você certamente pode tomar atitudes que vão te levar muito mais próximo disso do que está hoje.

Analisando o que essas grandes empresas tem em comum, podemos perceber características que são vitais para o sucesso. Confira 8 segredos para criar negócios lucrativos que as gigantes do mercado praticam fielmente.

Criam sistemas independentes

Se o seu negócio desmorona caso você não esteja presente, algo está errado. Isso pode ser difícil no início de uma empresa, mas é seu trabalho criar sistemas que possam funcionar de forma independente.

O departamento de marketing precisa ter reuniões com o departamento de vendas antes de tomar uma decisão? Estabeleça um sistema que torne isso mais prático e fluido.

Além da empresa não se tornar um caos quando você não estiver presente, também permitirá que você foque no que realmente importa, sem ter que ser distraído a cada pequeno detalhe. Isso, porém, só é possível com o próximo ponto.

Abrem linhas de comunicação

A comunicação é uma das chaves de negócios lucrativos. Uma equipe capaz de conversar entre si de forma produtiva gera resultados mais rápido e de maior qualidade.

O mesmo vale para a comunicação entre departamentos. No exemplo anterior, o departamento de marketing e vendas não conseguirá tomar uma decisão sem você caso elas já não estejam em comunicação.

Por fim, mas não menos importante, a comunicação de todos os funcionários com você, o líder, é fundamental. Você deve ser quem guia a empresa, explicando claramente quais os objetivos tanto de curto quanto de longo prazo.

Testam, erram, aprendem e repetem

Nenhum empresário pode se dar o privilégio de achar que está fazendo tudo como deveria. Sempre há algo que pode ser otimizado, uma novidade lucrativa que pode ser implementada, etc.

O site do Google, por exemplo, parece ser o mesmo há muito tempo, com exceção da imagem comemorativa do dia, certo? Errado. Caso você verifique como o site era a cada ano desde sua criação perceberá que apesar de não haver mudanças significativas, elas estão sempre sendo implementadas.

Por trás, os testes são ainda mais expressivos. Como você acha que o mecanismo de busca deles é tão inteligente? Tentativa e erro. É claro, aí já estamos falando de aprendizado de máquina, mas isso em essência é basicamente milhões e milhões de testes sendo realizados de forma automatizada para descobrir o que é melhor.

Em seu negócio você pode testar diversas coisas como preços diferentes, formas de atender o cliente, promoções,p cardáios, etc. Mas nada disso importa se você não tiver como analisar corretamente os resultados, o que nos leva à próxima dica.

Estabelecem seus KPIs

KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de desempenho. Eles podem ser usados para medir o resultado de testes e conhecer o que realmente importa para o sucesso de uma empresa.

Eles variam de acordo com as especificidades de cada negócio, por isso você deve conhecer muito bem todos os processos da sua própria para estabelecer seus KPIs.

A grande vantagem que elas proporcionam é que com os KPIs, é possível quantificar tudo. Dessa forma, você poderá tomar decisões informadas ao invés de instinto, e mostrar à todos os envolvidos por que o trabalho deles é importante, gerando significado nas ações dos seus colaboradores.

Por exemplo, se você tem uma padaria, pode ter um KPI para analisar qual a porcentagem das pessoas que entram nela e de fato compram pão. Para isso basta dividir o total de pessoas que entraram pelo dos que compraram. Exemplo: 10 dos que entram, 8 compram, ou seja, 8/10 = 0,8.

Caso tenha margem para melhora, realize testes e analise o impacto deles sobre o KPI.

Contratam os melhores profissionais

É impressionante quão comum são as empresas que tentam economizar o máximo possível com seus funcionários. Por que empresas como o Google, Apple, Microsoft, Facebook e qualquer outra das gigantes brigam tanto e entram em verdadeiras guerras entre si por certos funcionários? Porque sabem que os lucros que eles podem gerar para a empresa valem a pena.

Um bom profissional vai além de suas tarefas imediatas, ele propõe alternativas e apresenta ideias, além de fazer muito bem seu trabalho. O valor de um bom profissional não pode ser medido de forma tão direta quanto KPIs, mas é tão importante quanto.

Realmente escutam os clientes

Negócios lucrativos só o são porque atendem bem as necessidades de seus clientes. Uma das frases mais famosas de Bill Gates é:

Seus clientes mais insatisfeitos são suas maiores fontes de aprendizado.

Entenda o que seus clientes estão atrás quando procuram seu produto/serviço. Após entender isso, descubra quais são os outros problemas que eles têm e busque soluções.

Um exemplo bastante prático são as distribuidoras de bebidas. Apesar de não ser o produto foco, também vendem carvão pois sabem que muitas pessoas compram com eles quando vão fazer um churrasco. Além do que a praticidade oferecida aqui possibilita a cobrança de preços maiores, aumentando os lucros.

Possuem grandes líderes

A Apple não existiria hoje se não fosse Steve Jobs, e provavelmente não teria sobrevivido caso ele não tivesse voltado em 1997. Esse é o poder que um grande líder possui. Ele é capaz de mover montanhas, e geralmente ganhar muito dinheiro fazendo isso.

Existem diversos tipos de liderança e você deve saber qual deles é o mais apropriado para seu negócio e o momento que ela vive. Mas independente do caso, você pode sempre aprender a liderar com as lições de grandes CEOs.

Estão sempre de olho no novo

Você pode ter uma empresa que vale bilhões, mas se uma pequena chegar e oferecer um produto melhor que o seu, terá que se adaptar para não morrer. É isso que o termo “disrupt”, tão popular hoje em dia, significa. Elas rompem maneiras antigas e menos eficientes de fazer algo. O que mais temos são exemplos, mas o mais notório é o Uber em relação aos táxis.

Para ter um negócio lucrativo não basta fazer muito dinheiro em um ano, é preciso se manter relevante pelo máximo de tempo. E isso só é possível mantendo um olho aberto para todas as novidades que aparecem no mercado.

Por que você acha que essas grandes empresas compram tantas startups e pagam um belo dinheiro por elas?