Conselhos Empreendedorismo

8 fatores essenciais para viralizar qualquer produto

Viralizando

O cenário ideal para qualquer empresa, é que seu produto viralize de forma que não seja necessário nada além do boca a boca para vender. Mas o que significa “viralizar”?

Estamos acostumados a ligar o termo com vídeos engraçados, imagens bonitinhas ou memes divertidos. Mas na verdade, viral é algo que atinge as pessoas de forma tão profunda que sozinha ela consegue se espalhar como fogo (sim, mesmo que isso seja um vídeo de um cachorro arrependido).

Com a ascensão das redes sociais, o fator viral se tornou um dos mais cobiçados, sendo inclusive uma das métricas mais importantes para startups.

Não existe uma fórmula para viralizar seu produto, mas esses 8 passos com certeza aumentarão muito suas chances.

1. Faça promessas e as mantenha

Se seu produto não possui nenhum diferencial em relação aos rivais, por que alguém deve se tornar seu cliente? É importante fazer alguma promessa que lhe separe da competição, como: simplicidade, usabilidade, estabilidade, preços menores, etc.

Mas ainda mais importante que isso é você cumprir e manter essa promessa. Se o cliente é conquistado com a promessa de simplicidade e seu produto não é de fácil uso, não vai ter um FAQ bem escrito que vai reconquistá-lo.

2. Crie algo que faça a diferença

Às vezes fazer a diferença parece ser algo extremamente difícil quando na verdade, não precisa ser. Um exemplo curioso vem da empresa Shhhowercap. Eles fazem e vendem tocas de banho. A diferença? As tocas são bonitas, mais confortáveis e simplesmente funcionam muito melhor do que as tocas tradicionais de plástico.

Em outras palavras: não é necessário criar algo nunca antes visto, o que na realidade tem menos chances de viralizar já que o problema que atende não foi validado. Às vezes, apenas oferecer uma solução melhor para problemas já atendidos é o melhor caminho.

3. Sua marca deve ter um toque pessoal

É importante passar uma mensagem através da marca. Quando pensamos em Apple, pensamos em Inovação, Usabilidade. Quando pensamos em Ferrari, pensamos em Velocidade, Performance.

Você precisa saber o que sua marca deve representar. O que seu público-alvo quer? Qual a personalidade de seu cliente ideal?

4. Design é muito importante

Você pode até ter um ótimo produto que atende todas as necessidades de seu cliente, que cumpre as promessas, mas para algo viralizar, todos os aspectos devem ser ótimos. E isso inclui o design.

Por que a Apple teve tanto sucesso? Grande parte disso se dá pelo ótimo trabalho de sua equipe de design. Ele pode ser mais rico, mais simplista, diferente ou tradicional, mas é importante que seja bom e esteja alinhado com o resto do produto. Se seu produto oferece simplicidade, o ideal é que o design também seja limpo.

5. Nunca pare de testar

Se você achar que seu produto já é o melhor que pode ser, está redondamente enganado. Sempre, absolutamente sempre, existirão coisas que você pode melhorar ou implementar.

Se o produto que suas funções atuais podem parecer ter sido levadas ao limite, uma nova função ou características extra poderá ser testada e implantada.

Por outro lado, uma mudança também pode ter impactos negativos. Por isso é importante levar cada alteração em seu produto como um teste. Assim, você pode verificar o que dá certo ou não, eliminando o negativo e potencializando o positivo.

6. Seus primeiros clientes são os mais importantes

São eles quem irão lhe fornecer os feedbacks mais preciosos. Caso seu produto ainda seja novo, você deve aplicar o passo anterior ainda mais intensamente.

Preste atenção no que eles têm a dizer, em seus problemas, no que eles gostariam de ter, no que gostaram ou não gostaram, etc.

7. Facilite e incentive o compartilhamento

Se você pode, por que não incentivar que seus clientes ou usuários compartilhem seu produto? Forneça botões para compartilhar em redes sociais, escreva no final de um email “se gostou, conte a seus amigos!” ou qualquer coisa do tipo.

Também é possível incentivar o compartilhamento. Produtos como o Dropbox fazem isso de forma muito inteligente, dando mais espaço de armazenamento ao usuário a cada pessoa que ela convidar ao serviço. Alias, foi a partir disso que o Dropbox se tornou o que é hoje.

8. Seja ótimo no que faz

Como falamos na abertura desta matéria, não existe uma fórmula para viralização, mas se há algo em comum entre todos os produtos que conseguiram, é esse: eles são ótimos.

É claro que o conceito de ótimo varia de produto para produto. Cigarros viralizaram e com certeza não são ótimos no que diz respeito à saúde, mas eram ótimos no que propunham na época, pois conseguiram aliar sua imagem a liberdade, rebeldia.

Se você seguir todos os passos mencionados acima, as chances são de que seu produto está seguindo o caminho para se tornar algo ótimo e consequentemente aumentando as chances de viralização.