Conselhos Tecnologia

7 dicas para ganhar mais dinheiro sendo motorista Uber

Como ganhar mais dinheiro com Uber

A Uber chegou no Brasil causando muita polêmica, como é o caso em todos os países que o serviço funciona, e também como alternativa de renda para milhares de brasileiros.

Escrevemos uma longa matéria sobre os ganhos que se pode esperar como motorista de Uber. Para alguns, vale muito a pena. Para outros, existem opções melhores.

Contudo, há algumas estratégias que podem fazer você ganhar mais dinheiro com Uber. Confira abaixo.

Conheça 5 lições dadas por um dos melhores motoristas Uber do mundo

1. Fique atento para problemas do transporte público

Não é sempre que esta técnica é possível, já que depende de fatores externos. Porém, quando acontecer, não perca a oportunidade de ganhar muito mais dinheiro com Uber.

É simples: tente sempre ficar sabendo quando há algum problema de transporte público, como linhas de ônibus que por alguma razão não estão funcionando no momento e principalmente greves e falhas do metrô.

A beleza desta técnica é que quando algo do tipo acontece, muitas pessoas precisam chegar ao seu destino com urgência e terão que usar outra alternativa. E como estão indo de transporte público, são grandes as chances do destino ser longe.

É importante lembrar que quanto maior a demanda de passageiros em uma região, maior será a tarifa dinâmica cobrada e o lucro com o Uber naquele momento.

Para não perder nenhum oportunidade, fique atento a programação do rádio local e enquanto estiver parado em seu carro, fique atento ao Twitter dos principais veículos de comunicação locais.

Será que é possível ganhar o suficiente com o Uber para dirigir uma carrão desses?

2. Vendendo produtos em seu carro

Essa prática não é algo que a Uber gosta muito. Porém, se você fizer da maneira certa, pode aumentar consideravelmente sua renda sem precisar adicionar horas atrás do volante.

Vamos supor que você conhece alguém que vende doces. A estratégia é colocar alguns desses doces (quanto mais atraentes, melhor) à vista. Alguns dos passageiros podem se interessar. Nesse caso, a conversa poderia ser algo como:

Passageiro: nossa, que bonitos esses doces.
Você: pois é, minha mulher (ou quem quer que seja) faz. É uma delícia. Ela pediu para eu levar à um aniversário mais tarde.

Aqui, a conversa pode simplesmente acabar. Porém, se a pessoa fizer mais algum tipo de comentário, você terá a abertura para dizer “eu acho que tenho mais alguns no porta-luvas para venda, ela também usa esse carro às vezes”.

É claro que não precisa ser exatamente assim. O segredo é não fazer a oferta de venda. Se o passageiro iniciou a conversa, jamais imaginará que você já tinha a intenção de venda. E caso a Uber de alguma maneira descubra, você poderá justificar:

“Você queria que eu fosse mal educado com o passageiro e negasse?”

Essa estratégia vale para diversos tipos de produtos, não apenas comidas. Mas se for com comidas, cuidado para não deixar à vista de forma que a pessoa possa achar que é um brinde como as balas.

Lembre-se de sempre agir com bom senso, sem constranger o passageiro e correr o risco de receber uma péssima avaliação e pior, uma reclamação formal para o Uber.



3. Fique por dentro dos eventos locais

Todas as cidades em que a Uber opera no Brasil são grandes. Logo, sempre há diversos eventos programados. Em uma capital, há algum tipo de evento específico acontecendo todos os dias.

Você pode seguir páginas da sua cidade, conferir blogs locais e sites municipais para se informar. Chegar perto do fim de um show em uma casa de eventos longe do centro pode resultar em algumas corridas bastante lucrativas.

Fique atento e saiba aproveitar todas as oportunidades de receber tarifas dinâmicas no serviço.

uber-que-dirige-sozinho-no-brasil

O futuro não terá motorista – isto é fato – mas até lá, aproveite para lucrar o máximo possível com o serviço.

4. Alternando entre Uber e outros apps

A Uber comprovou um modelo de negócios que está transformando diversos outros negócios, não apenas os de transporte de passageiros. Um caso é o de Delivery de produtos.

Você pode escolher algum serviço do tipo e quando não estiver aparecendo muitos passageiros no Uber, ver se não tem um pedido de entrega por perto.

Conheça também o Zé Delivery, serviço de entrega de cervejas!

É verdade que por enquanto, esses serviços ainda não se popularizaram tanto quanto o Uber. Mas se a tendência seguir como nos Estados Unidos, será uma febre em breve e uma nova e muito interessante forma de ganhar mais dinheiro. O principal deles no Brasil é o Loggi.

5. Saia do carro

No momento em que o usuário pede um carro, a Uber faz uma busca pelo motorista mais próximo e o alerta. Uma técnica para tirar proveito disso e faturar mais com Uber é pegar o celular e sair do carro.

Em alguns lugares maiores, onde você talvez não possa entrar com o carro, essa técnica garantirá que você seja o mais próximo dos usuários. Logo, a corrida será ofertada para você. É especialmente útil em lugares onde há vários Ubers disponíveis. Um exemplo são universidades grandes, com livre acesso ao campus.

O mesmo vale para aeroportos, desde que você consiga um lugar próximo para estacionar e que não custe uma verdadeira fortuna.

Mais importante do que qualquer dica aqui é a satisfação de seu cliente - para o bem de sua permanência no serviço.

Mais importante do que qualquer dica aqui é a satisfação de seu cliente – para o bem de sua permanência no serviço.

6. Indique novos motoristas sem medo

Muitos motoristas do Uber não aproveitam o bônus ao indicar novos motoristas por medo da concorrência maior. Porém, isso é um mito… até certo ponto.

Na realidade, você ganha menos em uma cidade com poucos motoristas. Isso porque frequentemente você terá que se deslocar grandes distâncias para atender clientes que, muitas vezes, não vão muito longe.

É verdade também que existe uma quantidade ideal de motoristas, pois em algum ponto a competição por clientes se torna muito grande. Mas este ainda não é o caso na maioria das cidades brasileiras.

O valor do bônus que a Uber dá para motoristas que indicam novos profissionais varia frequentemente, mas pode chegar a R$ 400 quando o colega completa 25 corridas, por exemplo. Com tanta gente desempregada, isso pode gerar um bom dinheiro.

Outro ponto importante é que, enquanto você se preocupa em não trazer novos motoristas para o serviço, outros farão, ganhando o bônus que poderia ser seu e aumentando a concorrência de qualquer forma.

Lembre-se também que qualquer um em sua cidade pode se inscrever para o serviço pelo site do Uber, logo não faz sentido querer evitar a concorrência limitando suas indicações.

7. Dicas básicas para ganhar mais com Uber

Além dessas estratégias, há também coisas básicas que a maioria dos motoristas já sabem, mas é sempre bom salientar. Confira abaixo:

  1. Esteja disposto a trabalhar de madrugada. Para muitos, este geralmente é o horário mais lucrativo, especialmente na sexta-feira e sábado – o número dos motoristas diminui e as tarifas aumentam.
  2. Uma hora dirigindo em horário de pico pode gerar mais do que 3 horas durante o meio da tarde.
  3. Se você sabe que a região onde deixou o passageiro é boa, estacione imediatamente para economizar.
  4. Não ligue o ar condicionado antes de pegar o passageiro. Ofereça e só ligue se ele quiser.
  5. Saiba que o preço dinâmico (quando a taxa por quilômetro é mais cara) nem sempre vale a gasolina para chegar lá.

Por fim, se ainda está se perguntando se vale a pena ser um motorista de Uber, confira nosso artigo completo que aborda todos os fatores que devem ser considerados!