Conselhos Você em alta

7 dicas para se dar bem em qualquer entrevista

7 dicas para entrevistas

Conseguir uma entrevista de emprego em uma grande empresa já é uma vitória, mas é também apenas o primeiro passo. Mais difícil ainda é conseguir voltar e receber uma proposta de emprego.

Você precisa provar que é o melhor candidato para aquela vaga. Com essas 7 dicas, você vai conseguir receber uma proposta de qualquer empresa.

Pesquise o recrutador

Isso mesmo, não fique apenas na empresa que vai lhe recrutar e sim no recrutador. Lembre-se que antes de decidir qualquer coisa, o recrutador vai pesquisar sobre você na internet. Então por que não fazer o mesmo?

Essa é uma das melhores técnicas para conseguir a aprovação da pessoa que tem seu futuro nas mãos. Pesquise o perfil do recrutador em redes sociais, entenda qual sua personalidade.

Após a pesquisa, identifique quais seus interesses em comum. Uma conversa casual sobre pesca pode significar uma resposta positiva ou negativa.

Pesquise a empresa

Decore tudo o que puder sobre a empresa onde fará a entrevista. Quais seus produtos, cultura, origem, executivos, necessidades, mercados de atuação, etc.

Além disso naturalmente lhe preparar melhor para qualquer pergunta que pode aparecer, também exibirá seu interesse e dedicação. Alguns recrutadores apreciam isso mais até do que as habilidades necessárias para a vaga.

O recrutador precisa acreditar que você é a pessoa ideal para a vaga, e conhecendo a empresa, você já estará muito mais próximo disso.

Pesquise a vaga

Você pode saber tudo sobre o recrutador e a empresa, mas se não entender o que a vaga envolve, nada adianta. Pode parecer improvável, mas a completa falta de conhecimento sobre a vaga é uma das principais razões para se dar mal em entrevistas de emprego.

Pesquise na internet o que os profissionais do cargo que está se candidatando fazem no dia a dia, quais suas responsabilidades, com quais departamentos estão envolvedidos, etc.

Outra boa maneira de fazer isso é conversando com quem já trabalha naquele cargo ou naquele setor da empresa. Se possível, converse com pessoas que trabalham com aquilo dentro da empresa que você está aplicando. Não tenha medo de iniciar conversas em redes sociais.

Turbine seu marketing pessoal

No mercado atual, ninguém consegue uma posição de relevância sem ter um bom marketing pessoal. Saiba trabalhar bem sua imagem, exaltando seus pontos positivos.

Sua imagem pessoal deve ser coerente com a vaga que busca preencher. Em uma entrevista, isso pode significar muitas coisas. Contudo, se você realizou as pesquisas que citamos acima, você provavelmente já saberá como agir.

Além disso, existem regras gerais e simples para trabalhar bem seu marketing pessoal. Algumas óbvias como não se atrasar e outras subjetivas como a naturalidade.

Faça perguntas

Algumas pessoas pensam que fazer perguntas é sinal de ignorância, ou então que o tempo do recrutador é valioso demais. Na realidade, deixar de fazer perguntas tem o efeito oposto, prejudicando suas chances.

Se você tem alguma dúvida, pergunte. O entrevistador também está alí para isso. O ideal é que você pense bastante e prepare as perguntas dias antes da entrevista.

Aos olhos do recrutador, o candidato que não pergunta nada simplesmente não está interessado o suficiente ou simplesmente está perdido.

Vale lembrar que as perguntas devem ser coerentes e inteligentes. Não faça perguntas bobas apenas por fazer, pois nesses casos, é melhor ficar quieto.

Feche o acordo o quanto antes

A triste realidade é que em critérios técnicos para a vaga, você provavelmente não é o melhor candidato. Isso não quer dizer que você não seja o melhor candidato, mas significa que há grandes chances de que você não seja selecionado a partir de seu currículo.

É por isso que as pesquisas, o marketing pessoal e sua atitude em geral são essenciais. É melhor para a empresa ter um bom programador apaixonado pela causa do que um ótimo programador que não está nem aí.

Então mostre seu entusiamo. Faça perguntas, tire dúvidas, pergunte quando pode começar, tente fechar o acordo já na entrevista. Até porque, quanto mais longo o processo seletivo é, maiores as chances de aparecer outro bom candidato.

Lembre o recrutador que você existe

O ideal é que você já consiga a vaga na entrevista, mas é comum que isso não aconteça. Muitas empresas preferem realizar o processo seletivo em diversos estágios, com mais de uma entrevista.

Mesmo que sua entrevista tenha ido bem, não é raro que você simplesmente seja esquecido devido ao grande número de candidatos. Por isso, você deve sempre manter sua existência na mente do recrutador.

A maneira mais simples, e eficaz, de fazer isso é mantendo o contato. Após a entrevista, envie um email agradecendo a atenção dos envolvidos e reforçando seu interesse, mas não exagere, não pareça desesperado.

Cada uma dessas dicas lhe dará uma pequena vantagem, mas em conjunto, aumentarão muito suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos.