Empreendedorismo

Descubra se sua ideia é mesmo boa com esses 5 passos

Ideia

Você teve uma ideia e com isso acha que já está na metade do caminho para o sucesso… afinal, como algo tão genial e inovador pode não dar certo? Bom, saiba que existe uma infinidade de maneiras.

De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos e pelo IBGE no Brasil, a enorme maioria dos negócios fecham as portas em pouco tempo. O principal motivo? Não havia mercado para o que a princípio parecia algo tão óbvio.

Como sempre falamos no Em Alta, sua ideia não vale nada! O que vale é a execução, sua viabilidade e o que é gerado a partir dela. Então não cometa o mesmo erro que a maioria dos empreendedores cometem e valide sua ideia antes de investir sua vida nela. Basta seguir esses 5 passos.

1. Pesquise o que já existe relacionado a sua ideia

É fácil ficar tão empolgado com sua ideia e acabar apenas deduzindo que ela é inédita. Na realidade, isso é muito raro. A maioria das ideias já foram implementadas, na maioria das vezes por mais de uma empresa.

Isso, porém, não significa que você deva deixar ela de lado. Pesquise quem já está tentando resolver o mesmo problema que você e analise se estão fazendo da melhor forma possível.

Quando a Google surgiu, já existiam diversos mecanismos de busca online, mas por atenderem melhor os usuários, conseguiu se tornar o que é hoje.

2. Crie um MVP

Um MVP (minimum viable product), isto é, produto minimamente viável, é essencial para a validação de uma ideia. O objetivo é que você crie algo que apenas atenda a principal função da sua ideia. Ou seja, um protótipo.

Com um MVP, você não perderá tanto tempo e dinheiro criando algo perfeito sendo que nem sabe se ele vai dar certo. Como Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, já disse:

Se você não tem vergonha da primeira versão de seu produto, você demorou muito para lançar.

É com ele que você poderá identificar as falhas em seu conceito, ver se realmente há uma demanda para seu produto, receber feedback de clientes em potencial, etc.

3. Vá atrás de opiniões

Pergunte aos outros o que acham de sua ideia e realmente escute. É claro que você não deve levar como lei o que um leigo no assunto acha, mas isso pode te dar insights interessantes.

O ideal é ir atrás da opinião de pessoas que são seu público alvo. São eles quem poderão lhe dar informações valiosas, ou o oposto, mostrando que não há qualquer necessidade para seu produto existir.

Às vezes algo parece tão incrível na nossa cabeça que é difícil escutar opiniões contrárias, mas se só você acredita que sua ideia vale a pena, está na hora de repensar as coisas. Talvez não seja o fim de sua ideia, mas não seja teimoso e aceite o que as pessoas e o mercado dizem. A teimosia é um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer.

4. Como você conquistará seus clientes?

O que alguns empreendedores de primeira viagem às vezes não percebem é que estão vendendo algo. Todo negócio tem seus clientes, e eles chegam buscando um produto, uma solução para algum problema.

Mas minha ideia é de um blog sobre cozinha alemã!

Nesse exemplo bobo mas nem um pouco incomum, seus cliente-alvo, ou cliente ideal se preferir, é a pessoa que se interessa sobre cozinha alemã. Seu produto neste caso é informação sobre cozinha alemã. Como você vai atingir, fidelizar e ganhar dinheiro desse público?

5. Por fim, coloque tudo no papel

Ok, você foi atrás de opiniões, teve bons feedbacks, criou um MVP e verificou que seu público realmente tem um problema ainda não resolvido e que você consegue chegar até eles.

Agora é a hora de colocar tudo isso no papel e bolar seu modelo de negócios!

Alguns recomendam que o modelo de negócios venha antes de tudo isso. O problema é que ele irá mudar radicalmente mesmo antes de você lançar seu MVP, visto que você perceberá coisas que nem tinha antes imaginado. Isso é garantido!

Se você passou por todos os outros 4 passos com sucesso, você está em uma ótima situação, mas ainda existem algumas coisas que são importantes verificar. A principal talvez seja: seu negócio é escalável? Ou seja, seus lucros sobem mais rapidamente do que os gastos conforme sua base de clientes cresce?

Segurar um pouco a empolgação e fazer as coisas direito, poderá lhe render ótimos resultados ou lhe poupar de desperdiçar meses, ou até anos, em algo que não tem futuro. O segredo é jamais desistir, a cada fracasso você estará mais perto do sucesso!