Curiosidades Você em alta

5 sinais claros de que seu filho(a) é um gênio

Meu filho é um gênio

Todos os pais acreditam em certo ponto que seus filho(a)s são superdotados de alguma forma. É uma impressão natural, mas a verdade é que em muitos casos, é apenas isso, uma impressão.

Porém, isso não quer dizer que não existam crianças prodigiosas. É muito importante investigar e entender a natureza de seu filho para que você possa dar a educação adequada e incentivar ao máximo sua evolução.

Apesar de ser raro (mas não tanto quanto imaginamos), vale a pena verificar se seu filho é um gênio conforme você suspeita. Estes são 6 sinais que vemos frequentemente em crianças mais inteligentes que o normal.

Capacidade superior para comunicar emoções

Crianças não conseguem explicar bem o que estão sentindo ou o que outros sentem. Isso se dá pela experiência e educação limitada que tiveram durante sua curta vida.

Contudo, crianças superdotadas geralmente são capazes de explicar com maior claridade sentimentos complexos, de forma que chega a espantar os adultos, mesmo que não usem palavras difíceis para tal.

Porém, se seu filho não possui essa característica, não quer dizer que ele não seja inteligente. Vale lembrar que existem diversos tipos de inteligência, incluindo inteligência emocional. Quando cada criança desenvolve cada inteligência também pode variar bastante.

Concentração durante conversas

É comum que crianças não tenham longos períodos de concentração. Muitos pais, por falta de informação, acabam acreditando que isso significa algum tipo de distúrbio e ficam preocupados por nada.

Na realidade, o anormal é que a criança consiga ficar longos períodos focados em algo, especialmente durante conversas. Se seu filho consegue conversar (mesmo que não fale muito) durante uma sessão de conversa, sem exibir cansaço ou tédio por tal tópico, ele já está acima da média.

Ótima memória

Outro sinal de que seu filho pode realmente ser um gênio é a capacidade de se lembrar com precisão pequenas coisas. Um exemplo é conseguir lembrar com precisão o conteúdo de conversas passadas, ou coisas que leram ou ouviram.

Você pode testar isso pedindo para que leiam algo (de preferência que seja do interesse da criança) e dias depois perguntar se lembram do conteúdo. Se seu filho conseguir lembrar de diversos detalhes, comece a trabalhar isso nele.

Facilidade de interação com adultos

A maioria das crianças não se sentem confortáveis em interagir com adultos por muito tempo seguido. É natural que eles se sintam intimidados de alguma forma.

Por outro lado, crianças prodígio geralmente são capazes de se portar como iguais com adultos, conseguindo manter comunicações e contato visual facilmente.

Capacidade de compreensão acelerada

Já que as mente dessas crianças são precoces para a idade, são capazes de entender situações e conceitos de forma muito mais rápida do que uma criança normal.

Uma maneira simples de verificar isso é contando alguma piada que uma criança normal não entenderia. Se seu filho entender, mesmo que não ache engraçado, mostrará que sua capacidade de compreensão é superior ao de sua idade.

Concluindo

A mente humana é extremamente complexa. Para termos uma ideia, diz-se que absolutamente nenhum autista possui as mesmas características que outro.

O mesmo pode ser dito de crianças prodígio. Logo, é difícil estabelecer regras gerais que indicam se seu filho é um gênio ou não.

Mesmo que ele não apresente as características descritas aqui, não significa que não é. No fim, quem melhor sabe isso são os pais, desde que consigam manter uma visão imparcial.

Se você acha que seu filho merece atenção especial, especialmente se os que vimos acima descrevem ele, procure um especialista. Ele poderá te dar dicas valiosas para nutrir sua capacidade ao máximo.