Conselhos

10 hábitos que você precisa eliminar da sua vida

Muitos autores costumam definir uma pessoa como a soma de todos os seus hábitos.

Se um ou vários desses hábitos são ruins, você automaticamente estará sofrendo com eles, sem conseguir atingir o seu melhor estado de espírito e aproveitamento diário.

Como os hábitos costumam ser frutos de um intenso processo de repetição quase automático de determinados atos, simplesmente remove-los de seu dia a dia será uma tarefa que exigirá imenso auto-controle.

Confira 11 dicas para ler mais e ampliar seus conhecimentos

Tal auto-controle é como um músculo – para construí-lo será preciso exercitá-lo. Um correto foco nos benefícios de médio e longo prazo fará você buscar eliminar os seguintes maus hábitos de sua rotina:

1. Utilizar o telefone, tablet ou computador na cama

Este é um grande problema que a maioria das pessoas nem sequer percebem e que prejudica seu sono e produtividade.

À noite, o seu cérebro não espera que nenhuma exposição à luz azul aconteça, tornando-se muito sensível a ela.

A maioria dos nossos dispositivos favoritos- laptops, tablets e telefones celulares – emitem luz azul de curto comprimento de onda luminosa. Esta exposição prejudica a produção de melatonina e interfere em sua capacidade de adormecer, bem como com a qualidade do seu sono assim que você cochilar.

Como nós todos já sabemos, uma noite mal dormida tem efeitos desastrosos no dia seguinte. A melhor coisa que você pode fazer é evitar usar tais dispositivos após o jantar (televisão não é tão prejudicial para a maioria das pessoas, desde que elas estejam longe o suficiente do aparelho).

2. Navegar impulsivamente na internet

São necessários aproximadamente 15 minutos consecutivos de foco antes que você possa exercer plenamente uma tarefa.

Uma vez que você se concentra em tal prazo, entra em um estado de euforia e aumento de produtividade chamado de fluxo.

Pesquisas mostram que as pessoas em estado de fluxo são cinco vezes mais produtivas do que seriam normalmente.

Quando você para para verificar notícias, seu Facebook, a pontuação de seu time de futebol ou o que quer que seja, será rapidamente puxado para fora desse fluxo.

Isso significa que você terá que passar mais 15 minutos para retomar o foco e a produtividade alcança anteriormente.

O segredo aqui não é abandonar a internet de vez enquanto está concentrado, e sim jamais passar muito tempo entre um desvio e outro. Curtos intervalos de tempos não são suficientes para quebrar totalmente o estado de fluxo.

3. Verificar o seu telefone durante uma conversa

abandone-o-celular

Nada afasta mais as pessoas que uma mensagem de texto no meio de uma conversa ou mesmo uma rápida olhada em seu telefone.

Quando se comprometer com uma conversa, concentre toda a sua energia nela.

Além de ser uma baita falta de educação, você vai descobrir que as conversas são mais agradáveis e eficazes quando você mergulhar nelas.

4. Usar várias notificações

O mundo está repleto de notificações. Seu Windows, Mac Os, Android ou IOs são feitos para te bombardearem com lembretes o dia todo.

E esse acúmulo de notificações podem se tornar um pesadelo em sua produtividade.

Pegar seu telefone ou checar seu e-mail cada vez que um bip ou luz piscando chamam sua atenção fazem com que sua produtividade cai e muito.

Pode parecer que as notificações são a salvação para sua agenda e falhas de memória, mas não se engane.

Criar o hábito de verificar mensagens e e-mails em determinados momentos específicos do dia farão sua produtividade subir, além de permitir que você entre em estado de fluxo e trate diversos assuntos em uma sequência.

5. Dizer “sim” quando você deveria dizer “não”

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em San Francisco, mostrou que quanto maior dificuldade alguém possui para dizer não, mais sentirá sintomas como stress e cansaço que poderão evoluir para um quadro de depressão.

Dizer não é realmente um grande desafio de auto-controle para muitas pessoas.

Porém, o “Não” é uma palavra muito poderosa e que você não deve ter medo de utilizar.

Dizer não para um novo compromisso pode fazer você honrar seus compromissos atuais existentes e suas oportunidades de realizá-los com o sucesso esperado.

6. Ficar perdendo tempo com pessoas que te fazem mal

Sempre teremos ao redor pessoas consideradas tóxicas, que sua simples existência parece nos incomodar e fazer muito mal.

Se ao apenas cruzar com determinada pessoa em seu ambiente social ou profissional faz seu sangue ferver, não perca tempo criando qualquer tipo de laço com tal pessoa.

Há número enorme de pessoas no mundo que merecem sua atenção, e a última coisa que você deve fazer é gastar seu precioso tempo com esse tipo de pessoa.

7. Fazer várias coisas durante reuniões

Reuniões no ambiente corporativo por si só já carrega a má fama de serem uma enorme perda de tempo.

Se os envolvidos não colaborarem com esses momentos que costumam ser desgastantes e tediosos, seu aproveitamento será ainda pior que o esperado.

Você nunca deverá dar nada metade de sua atenção para uma reunião, por mais tediosa que ela seja.

Se uma reunião não vale toda a sua atenção, então você nem deveria estar presente ali, em primeiro lugar; e se a reunião vale 100% de sua dedicação e foco, então aproveite tudo que ela tem para oferecer.

8. Cuidar da vida alheia e fofocar

como-parar-de-fofocar

Pode ser divertido ouvir de outra pessoa segredos e gafes cometidas por outros amigos ou colegas em seu trabalho.

Mas ao longo do tempo, a prática torna-se cansativa, fazendo você sentir-se mal e acabar ferindo outros colegas inevitavelmente.

Uma frase resume bem o ato tão repudiado no ambiente corporativo atual:

“Grandes mentes discutem idéias, mentes comuns discutem eventos e mentes pequenas discutem pessoas.” – Eleanor Roosevelt

9. Esperar para agir até ter certeza do sucesso

A maioria dos escritores passam inúmeras horas fazendo brainstorming para criar e desenvolver seus personagens e enredos, e eles costumam escrever centenas de páginas que sabem que nunca irão incluir em seus livros.

Eles fazem isso porque sabem que as ideias precisam de tempo para se desenvolver.

Nós costumamos travar na hora de começar algo, principalmente porque sabemos que nossas idéias não são perfeitas – enxergar os defeitos é bem mais fácil que apostar no sucesso de um projeto.

Mas como você poderá produzir algo bom o suficiente se não iniciar projetos que terão tempo para ser testados e evoluir?

Jodi Picoult resume muito bem a importância de evitar o perfeccionismo: “Você pode editar uma página ruim, mas jamais poderá editar uma página em branco.”

Conheça 5 aplicativos usados por profissionais altamente produtivos

10. Ficar se comparando com outras pessoas

Quando o sentimento de prazer e satisfação são derivados de se comparar aos outros, você não é mais o mestre de sua própria felicidade.

Quando você se sentir bem sobre algo que fez, não permita que opiniões ou realizações de ninguém possam tirar isso de você.

Não importa o que as outras pessoas estão pensando ou fazendo, sua auto-estima vem de dentro.

Independentemente do que as pessoas pensam de você a qualquer momento particular, uma coisa é certa – você nunca é tão bom ou ruim quanto dizem que você é.

Via: Entrepeneur